segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Copa Mitshbishi Campeonato de Vela Oceanica de Ilhabela 4a Etapa

Inae e Palmares e Harpia (escondido) cruzam a ponta da sela

Após a largada Orson Mapfre, Harpia, Jazz e Fram com mais altura.


Fram, Orson Mapfre e Samurai trocam bordos um pouco adiante da Ponta da Sela

Foi corrida este sabado a primeira regata da 4a Etapa da Copa Mitsubishi Motors, Campeonato de Vela Oceanica de Ilhabela - A 10ª Regata Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake.

Após mais de nove horas, Orson vence na abertura da final da Copa Mitsubishi Motors

O veleiro Orson/Mapfre, da classe ORC Club foi o grande vencedor da 10ª Regata Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake, neste sábado, em Ilhabela, litoral de São Paulo. A tradicional disputa abriu a 4ª e última etapa da Copa Mitsubishi Motors - X Circuito Ilhabela de Vela de Oceano, com 37 milhas náuticas e vento que começou com 10 nós de Sul, caiu para 8, girou para SE diminuindo para 6 nós e só aumentou para 10 nós quando girou para leste no fim da regata, já perto da chegada na Ponta das Canas. Apesar do vento nunca parar, foi duro ficar dentro das rajadas fazendo a regata ser altamente tecnica e exigindo grande paciencia.
Na largada perto do farolete da entrada sul do canal, a boia estava favorecida e foram para ela o Palmares, o Samurai e o Orson Mapfre. Este ultimo chegou um segundo cedo demais estourando a largada e tendo que retornar. Fez um jaibe rapido e seguiu atras do Fram, que tinha largado bem, mais acima na linha. Os barcos durante a primeira hora bordejaram junto a Ponta da Sela e já nos primeiros bordos o Fram e o Orson Mapfre começaram a abrir aos poucos.
Até a enseada do Bonete o vento se manteve e só aí começou a cair e a girar para SE. Depois da sela nós tinhamos nos mantido mais para fora já esperando esta virada e conseguimos nos manter no novo vento continuando a fazer proa para o Boi. O Fram mais a frente continuou com as ultimas rajadas do vento original se distanciando mas entrando para dentro da enseada. Os outros ficaram encalmados e deram um bordo, altamente negativo, para fora para tentar ir buscar o vento, se atrasando bastante.
O Fram chegou no costão e deu o bordo para fora para fazer altura para passar o boi, nós mais atras pegavamos restos das rajadas do SE que estava mais la fora e continuavamos andando com uma correnteza favoravel. Bem mais atras a flotilha começava, no outro bordo, a pegar o SE e a ir para o lado de Alcatrases. Junto a ponta do Boi o vento morreu e ficamos a boiar com a correntezaum bom quarto de milha atras do Fram. A Flotilha, muito atras, começou a pegar vento bem mais la fora. O Fram não conseguiu fazer a Ponta e deu um bordo curto para fora, nós seguimos em frente e encurtamos a distancia. O Optimistic na frente, o Palmares e o Samurai com mais vento la fora começaram a se aproximar. No traves da enseada da Pirabura, começou a dar balão. O Fram subiu e os barcos por fora com mais espaço subiram. Nos junto a pedra demoramos um pouco mas logo tambem subimos o balão num traves apertado. Já na mesma condição de vento que vinha vindo com os barcos de tras o Fram e nós começamos de novo a abrir. No fim da enseada dos Castelhanos o Fram orsou um pouco demais e caiu na sombra da Ilha dos Buzios. Nós nos mantivemos o mais junto a ilhabela possivel passando rente nas pontas pedregosas, com isso conseguimos nos manter sempre com um ventinho e chegamos no Fram e o passamos por dentro, já a noite, pouco antes da ilha da Serraria. Os outros continuavam bem atras. Passamos raspando na ponta Grossa sempre de balão e arribamos um pouco abrindo da costa, evitando a enseada do Poço e a praia da Fome e fomos jaibar la fora em frente ao Jabaquara onde se tinha um bom angulo para a Pacuiba e a aproximação final da linha na Ponta das Canas.

Após 9h40min20seg, o Orson Mapfre completou o trajeto, sendo o Fita Azul. O Fram foi o segundo a cruzar chegando as 09:58:02. O Palmares eo Samurai NI, pegaram a apertadinha final do vento passando os outros veleiros da RGS que estavam a sua frente e chegando respectivamente em 10:02:32 e 10:03:55. O Optimistic que estava na frente deles até a Ponta Grossa terminou em 10:05:41. O pequeno Neo 25 Conquista 3 chegou com 10:08:01 ganhando a RGS.Ficando o Optimistic em segundo e o Palmares em terceiro.
Nós ganhamos ainda o corrigido da ORC Club por 4:50 a frente do Samurai.

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