segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

4a Etapa Mitsubishi Motors Cup Campeonato de Ilhabela 2010

Tripulação do Orson Mapfre recebendo os Premios - Copa Mitsubishi Motors 2010 e vitoria na orc e fita azul na Regata Peter Blake volta a Ilha bela
Orson Mapfre velejando no canal numa das regatas do sabado
Samurai Ni o vencedor da 4a Etapa na Orc.

Apesar da previsão do tempo chuvosa, tivemos mais um fim de semana maravilhoso. No sabado com vento de SE de cerca de 15 nós, aumentando mais a tarde e chegando a 20 e pouco nas rajadas, fizemos duas lindas barla sotas de 5.2 milhas com 4 pernas no canal. A correnteza, estava contra a direção do vento. Na primeira largada, todo mundo estava meio adiantado e houve uma chamada geral. A juria levantou a bandeira preta e foi dada uma segunda largada. Mesmo assim o Inae Transbrasa para evitar estourar, tocou o Samurai Ni e mesmo assim estourou a largada sendo desclassificado. Nós largamos um pouco mais abaixo na linha e demos o bordo para cima assim que o Samurai a barla cambou, passamos pela popa do Jazz e seguimos para o meio do canal. Como o vento estava de SE e não havia correnteza contra, era possivel seguir no mesmo bordo quase até o layline e dar o bordo cedo, pois a correnteza fazia o barco derivar para a boia. Chegamos na boia junto com o Fram a quem pedimos espaço. Fizemos um jaibe set e o Fram seguiu no outro jibe. Mantivemos a distancia para o Fram e chegamos novamente na boia quase juntos, nós por dentro deles, logo atras. Tivemos um segundo contravento muito parecido com o primeiro e chegamos na boia logo atras do Fram. Subimos o balão normal e seguimos atras do Fram para a chegada cruzando 8 segundos atras deste, O Jazz cruzou 50 segundos mais atras. O Samurai que era o barco seguinte cruzou 3 minutos e 15 segundos atras, mas corrigiu 42 segundos a nossa frente, ganhando a regata. O bandido mede bem demais! È muito dificil abrir o suficiente.
Fazendo o comparativo usual, caso todos nós tivessemos na mesma classe Os dois primeiros da orc ganhariam dos barcos da RGS, se colocariam em seguida os 4 primeiros barcos da RGS e depois o 3o e o 4o da orc, chegando depois o resto da RGS.

orc
SAMURAI NI MARINS A. DE CAMARGO NETO 00:55:33 00:00:00 1
ORSON Mapfre CARLOS E. SOUZA E SILVA 00:52:18 00:00:42 2
FANTASMA REGINALDO ZAVAGLI COSTA 00:59:12 00:02:08 3
ASBAR II SERGIO KLEPACZ 00:59:24 00:02:37 4

RGS
FRAM FELIPE M. AIDAR 00:52:10 00:53:11 1
PALMARES JOSÉ ROMARIZ FILHO 00:56:55 00:53:44 1
JAZZ VALÉRIA RAVANI 00:53:08 00:53:58 2
BLUE TOO - BL3 DOMINGOS CARELLI 00:58:28 00:54:07 2
BL3 - BEMATECH CLAUBERTO ANDRADE 01:02:12 00:57:34 3
CONQUISTA 3 RENATO VITA 01:03:53 00:58:05 4
HARPIA 00:56:52 01:02:05 3
OPTIMYSTIC FERNANDO BRECHERET DNF 6
INAÉ TRANSBRASA BAYARD UMBUZEIRO F BFD 6

O vento aumentou para a segunda regata do dia variando entre 18 e 20 e poucos nós. Chegamos na linha, um pouco adiantados, mas havia espaço para arribar, dessa forma largamos no meio da linha com velocidade e começamos a abrir da flotilha. O Jazz e o Inae deram logo o bordo para São Sebastião e nós acompanhamos o Fram sempre na marcação e emfrente ao YCI demos emfim o bordo para cima que pelo vento ser SE nos levaria perto do lay line aproveitando a corrente. Na largada, mais atras, o Helios chocou-se com o Alegria desmastreando-o, dessa forma, abandonando os dois a regata. Quando começamos a sair do canal, o Inae passou como uma locomotiva na nossa proa no outro bordo. Continuamos em frente em direção ao lay line, mas derrepente ficou raso, estavamos bem em cima do ponto mais alto da coroa, e tivemos que dar dois bordos para fazer o lay line. Quando em fim demos o bordo para a linha o Jazz vinha vindo mais atras e com mais altura. O Fram deu o bordo antes e na volta passou pela nossa popa e deu o bordo, se colocando entre nós e o Jazz. Fizemos a boia junto com o Fram, o Inae apesar de ter passado o lay line tinha abrido um bom tanto, o Jazz fez um pouco mais atras. Tinhamos aberto um pouco da flotilha mas o Samurai ainda estava perigosamente perto. Decemos de balão, fazendo logo o jaibe para sair do canal e ir para o lado mais raso onde estava a boia de sota, bem em frente a chegada. O vento apertou mais um pouco e o Jazz chegou um pouco no popa. Fizemos a boia grudado no Fram e por dentro evitando o vento sujo indo em direção a São Sebastião. Dessa vez iamos chegar no raso um pouco mais longe do lay line, mas iamos evitar o cocuruto onde quase encalhamos na volta anterior. No raso demos dois bordos e convergimos indo para a boia que fizemos juntos de novo. Jaibamos mais cedo e o Fram ficou do lado da ilhabela, demos mais dois jaibes e ficamos paralelos ao Fram no ultimo trecho, indo direto para a boia. Conseguimos arribar para cima dele sem perder velocidade e nos ultimos cem metros orçamos para a boia acelerando e conseguimos colocara a proa a frente dele e cruzar com 2 segundos de diferença. Foi um belo pega, fazendo com que nós crecessemos na regata abrindo bem do resto da Flotilha. O Fram ganhou na RGS e nós emfim ganhamos na ORC levando o Samurai por 36 segundos no corrigido (5 minutos e 25 no real). O Inae, livre na frente e com o vento forte chegou um minuto e pouco a frente e ficou em segundo na RGS, o Palmares corrigiu em terceiro 30 segundos a frente do Jazz. Regata perfeita nas condições ideais. Tudo vai depender da ultima regata se ganharmos empatamos com o Samurai e ganhamos no desempate (ganhador da ultima) vamos ver.

ORC
ORSON Mapfre CARLOS E. SOUZA E SILVA 00:52:31 00:00:00 1
SAMURAI NI MARINS A. DE CAMARGO NETO 00:57:05 00:00:36 2
ASBAR II SERGIO KLEPACZ 00:58:33 00:00:51 3
FANTASMA REGINALDO ZAVAGLI COSTA 00:59:25 00:01:28 4

RGS
FRAM FELIPE M. AIDAR 00:52:33 00:53:35 1
INAÉ TRANSBRASA BAYARD UMBUZEIRO F 00:51:19 00:54:03 2
PALMARES JOSÉ ROMARIZ FILHO 00:57:19 00:54:07 1
JAZZ VALÉRIA RAVANI 00:53:50 00:54:40 3
BLUE TOO BL3 La Lampe D. CARELLI 00:59:36 00:55:10 2
BL3 BEMATECH CLAUBERTO ANDRADE 01:00:06 00:55:37 3
CONQUISTA 3 RENATO VITA 01:02:29 00:56:49 4
OPTIMYSTIC FERNANDO BRECHERET 01:03:05 00:58:24 5
HARPIA 00:58:08 01:03:28 4

No domingo o sol abriu de novo, com o vento de SSE bem mais fraco, uns 8 nós e uma corretada de sul de ao menos 2 nós. Quem chegasse primeiro no raso seria favorecido.
Antes da largada, fomos verificar o vento e a corrente do lado de São Sebastião e perdemos a largada dos HPE e o tiro de 4. Voltamos o mais rapido possivel para pegar o tiro de 1 minuto Pegamos o tiro e fomos direto para a linha. Chegamos um pouco adiantado mas o Palmares que parecia estar fechando a porta arribou e quando tentou orsar foi pego pela correnteza abrindo espaço para que nós fossemos direto para a largada orsando porcima deles junto a boia. Abrimos da Flotilha, mas não dava para cambar pois o Samurai e o Jazz estavam por cima muito perto, mas os outro ficaram para tras ou cambaram permitindo ao Samurai cambar e nós fomos logo depois arribando pela popa do Jazz. Cruzamos o canal e chegamos no raso por cima e já a frente do Samurai e logo a frente do Fram que tinha caido na nossa popa. No raso a velocidade subiu uns 2 nós. Entramos o maximo e cambamos para fora. O Samurai entrou mais um pouco, junto com o Jazz, que tambem logo cambou atras de nós. Trocamos alguns bordos no raso, tentando calcular o lay line com a correnteza. Passamos um pouco para garantir e o Jazz, e o Fram fizeram o mesmo. O Samurai, mais atras usou a nossa esperiencia e veio mais justo. Fomos os primeiros na boia a subir o balão, logo a frente do Jazz. O Fram com o vento mais fraco ficou um pouco para tras. Demos o jaibe para nos colocar bem na correnteza, o Jazz jaibou um pouco depois. O vento caiu um pouco durante a perna, o que permitu que o Jazz indo mais orçado para a boia reduzisse a nossa dianteira, mas o problema era mais atras, o Samurai que vinha muito bem pelo meio do canal. Fizemos a boia na frente do Jazz e fomos de novo o mais rapido possivel para o raso. Abrimos novamente um pouco, chegando no raso primeiro e começando a bordejar. Novamente o problema do layline com muita corrente. Exageramos de novo para garantir. Ter que dar um bordo final da correnteza é mortal, não podiamos nos arriscar. O Jazz e o Fram mais atras nos seguiram. O Samurai estava mais para tras mas sempre a uma distancia perigosa. Fomos para a boia arribando no final. De novo o popa pelo meio da correnteza, marcando o Jazz, que chegou um pouco por terra, demos dois jaibes e cruzamos 20 segundos a sua frente. O Jazz fazendo uma boa regata ganhou a RGS, corrigindo a frente do Palmares e do Fram, que foi o proximo a chegar, um minuto depois dele. O seguinte a chegar foi o Samurai tres minutos e sete atras de nós, ganhando de nós a ultima regata da orc por 54 segundos no corrigido. Chegaram depois os delta 32 Palmares, Fantasma e Asbar, os dois ultimos da orc e o Optimistic, que nesse ventinho andou muito bem ficando em segundo na RGS B, logo atras do Palmares.
O Samurai Ni venceu a 4a Etapa na orc club, ficando o Orson Mapfre em segundo. Dando vitoria (ja estava garantida no ultimo fim de semana) ao Orson Mapfre na Copa Mitsubishi Campeonato Ilhabelense de Oceano 2010. Na RGS A o Fram venceu, ficando o Jazz em segundo, mas dando a vitoria a este na Copa Mitsubishi. A RGS B foi ganha pelo Palmares, ficando o Bl3 Bematech em segundo, vencendo tambem a Copa Mitsubishi Campeonato Ilhabelense de Oceano 2010
Foi uma ótima etapa. Duplamente desafiadora para Orson Mapfre. Uma disputa dificilima na orc com o Samurai Ni, barco que mede muito bem e está ótimamente tripulado e velejando de tras (não conseguimos ter referencia) é dificilimo de bater. E uma disputa renhida na agua com o Fram, barco maior e que está muito bem tripulado e que por velejar perto, nos deu sempre a referencia do nosso andamento. O Jazz, tambem velejou bem e apesar de irregular, é sempre uma referencia por ser um barco igual. Foi um ótimo treino para consolidar a tripulação para nosso proximo desafio em aguas do Prata, no Circuito do Atlantico Sur em Janeiro.

orc
SAMURAI NI MARINS A. DE CAMARGO NETO 01:12:27 00:00:00 1
ORSON Mapfre CARLOS E SOUZA E SILVA 01:09:20 00:00:54 2
FANTASMA REGINALDO ZAVAGLI COSTA 01:17:09 00:03:24 3
ASBAR II SERGIO KLEPACZ 01:17:28 00:04:05 4

RGS
JAZZ VALÉRIA RAVANI 01:09:40 01:10:45 1
PALMARES JOSÉ ROMARIZ FILHO 01:15:54 01:11:40 1
FRAM FELIPE MARINHO AIDAR 01:10:46 01:13:11 2
OPTIMYSTIC FERNANDO BRECHERET 01:19:42 01:13:47 2
BLUE TOO BL3 LA LAMPE D CARELLI 01:20:40 01:14:40 3
CONQUISTA 3 RENATO VITA 01:22:25 01:14:56 4
BL3 BEMATECH CLAUBERTO ANDRADE 01:21:13 01:15:09 5
INAÉ TRANSBRASA BAYARD UMBUZEIRO F 01:13:41 01:17:36 3
HARPIA 01:18:47 01:26:00 4

Caso estivessemos todos na mesma classe, usando o nosso criterio usual de comparação de ratings e considerando um descarte a etapa ficaria da seguinte forma.

SAMURAI NI 4 1 1 1 2 1 6pontos
ORSON Mapfre 1 2 6 2 1 2 8pontos
FRAM 6 4 2 3 3 5 17pontos
PALMARES 5 3 7 4 5 4 21pontos
JAZZ 13 5 4 5 6 3 23pontos
BL3 BEMATECH 8 6 3 9 12 9 35pontos
CONQUISTA 3 2 8 9 10 10 8 37pontos
BLUE TOO BL3 7 9 10 6 9 7 38pontos
INAÉ 9 7 8 13 4 12 40pontos
ASBAR 13 10 5 8 7 11 41pontos
OPTIMYSTIC 3 11 13 11 11 6 42pontos
FANTASMA 13 13 13 7 8 10 51pontos
HARPIA 13 13 13 13 13 13 65pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário