quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rolex Ilhabela Sailing Week 2011

Lucky no centro da linha numa boa largada

Lucky já segue para o baixio enquanto outros onclusive o orson mapfre estão atrasados

Orson Mapfre velejando no contravento

Katana, orson mapfre e dourado seguem para o baixio

Pisco Sour o vencedor da classe S40 troca bordos com concorrente junto a pedra em Alcatrazes

Touche Super vencedor da Orc chega em Alcatrazes, regata que foi Fita Azul

Nossa que frio!!!!Esta foi a semana de vela mais fria que já participei. Os pobres dos Argentinos e Chilenos vieram para cá esperando temperaturas amenas e sol e só tiveram isso no ultimo dia. Nós então morremos de frio!
Como sempre o campeonato foi lindo e bem organizado. Começou no domigo com uma emocionante e durissima regata de Alcatrazes por boreste. Largada com vento muito fraco de SE e uma violenta correnteza de sul. O S40s e o ORC conseguiram largar com dificuldade. Dois S40 tiveram que voltar e varios ORC tiveram que lançar ancora depois da largada para esperar o vento apertar. Já os RGS que estavam atrasados, só tres conseguiram largar nos 20 minutos regulamentares. Todos os outros foram arrastados pela correnteza para longe da linha e apesar dos esforços não conseguiram largar.
A saida do canal foi fundamental. Os S40 e os orc grandes conseguiram sair pelo lado da ilhabela com um SE fraco que morria e se afastava de terra. Os outros ficaram boiando. Os que foram pelo lado de São Sebastião e a ilha de Toque toque, aproveitaram as ultimas rajadas do SE para coloca-los em melhor posição para pegar o Sul que entrou mais tarde e chegaram bem antes a Alcatrazes.
Os S40s e os orc grandes, contornaram a ilha bem mais cedo e voltaram com um sul medio e um mar que aumentava. Na entrada do canal, por volta de uma 16:30 o vento rondou para SW e aumentou para mais de 20 nós, apertando ainda mais, perto da chegada. O Pisco Sour, Patagonia e o Pajero tiveram uma chegada emocionante, na qual já com um ventão, o Pisco no ultimo jaibe superou o Pajero que vinha na frente toda a regata. Este ultimo, teve que pagar uma penalidade na linha de chegada e deixou escapar o Patagonia que vinha logo atras. O Touche Super, tinha chegado poucos momentos antes conquistando a Fita azul.
Os barcos menores da Orc, fizeram a ilha já com o SW entrando e o mar aumentando rapidamente. Foi uma volta cheia de adrenalina, spis rompidos e grandes vagas, muito frio e chegada a noitinha.
Como a classe S40 e HPE já tiveram muita cobertura vamos nos dedicar esse relato às classes de rating, particulamente a orc.
O vento falhou no primeiro dia de barla sotas. O Leste ficou brigando com o sul e só entrou tarde demais para se fazer uma regata.
No segundo dia ele entrou de sul variando entre 12 e 15 nós e se pode fazer 3 barla sotas para a S40 e ORC e um percurso para a RGS.
Na classe orc, depois de uma otima largada, disputamos a primeira regata palmo a palmo com os outros Malbec 360, o Lucky e o Shangai baby. Fomos muito bem apesar do Lucky vencer esta disputa, pois ficamos em 2o e 3o no geral da orc, atras do Touche. O Shangai chegou pouco mais atras. Já na 2a regata, na qual fomos os primeiros na disputa entre os Malbec 360, seguidos do Lucky e do Shangai baby, depois de uma otima largada e uma brilhante primeira volta, um aumento do vento na ultima perna da segunda volta, fez com que os barcos que vinham atras, particularmente tres ótimos Skipper 30, Kiron, Katana e Samurai, alem de outros dois barcos, nos batessem no corrigido e ficassemos em 6o, o Lucky em 7o e o Shangai um pouco mais atras.
A terceira regata, com bem menos vento nos foi pouco favoravel. Tivemos uma saida media, mas ficamos para tras ao tentar alcançar a boia de barla pelo lado da ilha. Com menos correnteza o pessoal que apostou no outro lado chegou na frente, inclusive o Shangai, na segunda volta perdemos para o Lucky que estava com mais velocidade, particularmente no popa. Nosso balão de traves, estourado na regata de Alcatrazes, iria fazer muita falta durante todo o campeonato. Ficamos em 23o, atras inclusive dos dois Malbec 360.
As condições se repetiram no segundo dia. Largamos muito bem na primeira regata e estavamos na ponta dos Malbec 360, brigando com o ILC 30 Good vibe e a frente do San Chico, quando passamos a menos de dois metros pelo lado errado de uma boia de demarcação do canal. Numa falha imperdoavel deixamos de notar que havia uma modificação das instruções de regata estabelecendo a proibição de se passar por aquele lado das boias de demarcação. Os barcos proximos nos protestaram e nós sem ter como verificar o conteudo dessa restrição (estava no quadro em terra) resolvemos prosseguir na regata. Chegamos bem, depois saberiamos, em 5o lugar, mas havia uma boa chance de estarmos fora.
A segunda regata corremos pouco desconcentrados e fomos mal, apesarmos de estarmos na frente do Shangai até o ultimo popa, fomos ultapassados no balão.
Em terra vericamos as instruções e nos retiramos da primeira regata. Estavamos fora da disputa do campeonato. Só nos restava continuar e tentar ter o melhor resultado possivel e garantir o nosso vice no Sulamericano.
No dia seguinte mais duas regatas de sul, com boas largadas e velocidade mediocre, tanto no popa (balão errado) quanto no contravento (devemos estar fazendo alguma coisa errada. O Shangai parece que pegou o jeito da raia, pois foi o primeiro dos Malbec 360 nas duas.
No ultimo dia entro o sol e o Leste e fomos para a raia da ponta das canas para uma bala sota longa (6 pernas de quase 2 milhas). Largamos bem e cambamos antes de todos para a ilha chegando na boia de barla bem, em primeiro dos Malbec 360, mas o Shangai e o Lucky vinham logo atras. Com seu balão de tope, andando muito bem o Shangai nos passou no inicio do popa. Seguramos o Lucky até a boia de sota que fizemos um pouco a sua frente, mas sem velocidade. Para acelerar tivemos que arribar um pouco ficando o Lucky um pouco atras a nosso barlavento. Seguimos assim até metade da orsa, quando o Lucky deve ter visto algo a barla e cambou, indo buscar uma bela rajada favorecida e abrindo de nós. Chegamos na boia de barla uns 4 barcos atras e no popa perdemos o contacto. Dai em diante eles continuaram a abrir.
A Orc 600 foi ganha pelo Miragem, um BB40 do ICRJ em segundo ficou o Mumm 30 do YCA e em 3o o Malbec 360 Lucky do CNC. O 40.7 do ICSC Absoluto ficou em 4o e o Frers 50 Matrero do YCA em 5o. O Shangai Baby, que começou a velejar bem tarde no campeonato ficou em 6o. Nós depois da nossa retirada na 5a regata, passamos a velejar pior, nunca mais conseguindo velocidade para superar os principais competidores.

Abaixo os resultados da nossa classe.

Resultado ORC 600 / 2011


1º MIRAGEM
BB 40 - ICRJ 6.0 3.0 6.0 13.0 7.0 1.0 1.0 2.0 1.0 40.0 27.0
2º MAD MAX
MUMM36 - YCA 2.0 8.0 3.0 4.0 1.0 10.0 7.0 3.0 7.0 45.0 35.0
3º LUCKY
MALBEC 360 - CNC 3.0 1.0 7.0 9.0 3.0 7.0 4.0 8.0 4.0 46.0 37.0
4º ABSOLUTO
FIRST 40.7 - ICSC 5.0 7.0 1.0 3.0 5.0 6.0 8.0 4.0 6.0 45.0 37.0
5º MATRERO
FRERS 50 - YCA 4.0 5.0 4.0 2.0 9.0 8.0 3.0 6.0 5.0 46.0 37.0
6º SHANGAI BABY
MALBEC 360 - CNA 9.0 4.0 12.0 1.0 8.0 9.0 2.0 5.0 3.0 53.0 41.0
7º VIZCAYA
FAST 365 - ICAR 7.0 6.0 8.0 10.0 2.0 4.0 9.0 7.0 2.0 55.0 45.0
8º ZEUS- ECCO!
FIRST 40.7 - ICSC 1.0 17.0 5.0 6.0 6.0 3.0 17.0 1.0 8.0 64.0 47.0
9º ORSON MAPFRE
MALBEC 360 - YCI 8.0 2.0 2.0 7.0 17.0 12.0 6.0 9.0 9.0 72.0 55.0
10º MARLIM
FIRST 40.7 - GVEN 12.0 9.0 9.0 5.0 17.0 13.0 5.0 10.0 11.0 91.0 74.0
11º GODD VIBE
ILC 30 - YCA 13.0 10.0 11.0 17.0 4.0 14.0 12.0 13.0 10.0 104.0 87.0
12º ASA ALUMINIO
- CIR 17.0 17.0 13.0 11.0 10.0 2.0 10.0 14.0 12.0 106.0 89.0
13º DOURADO
FIRST 40.7 - GVEN 14.0 11.0 17.0 8.0 11.0 5.0 15.0 15.0 15.0 111.0 94.0
14º KALYMERA V
MALBEC 410 - RYC 10.0 12.0 10.0 15.0 17.0 11.0 11.0 12.0 13.0 111.0 94.0
15º BIJUPIRÁ
FIRST 40.7 - GVEN 11.0 14.0 17.0 12.0 17.0 15.0 13.0 11.0 14.0 124.0 107.0
16º MONTECRISTO 30
MATCH 30 - UIC 17.0 13.0 14.0 14.0 12.0 16.0 14.0 16.0 16.0 132.0 115.0

Na orc 500 ganhou o Touche Super seguido do Gaucho, conquistando tambem a geral, superando o Katana, Kiron e Sanchico,2o, 3o e 4o da geral e vencedores da Orc 650.
A RGS, que correu em raia diferente e fez um percurso medio em vez de nossas 3 barlasotas, o grupo A foi ganho brilhantemente pelo Jazz, seguido pelo Saravah e o Fram, com o resultado da ultima regata colocando o Jilliq e o Maria Preta entre eles, o que permitiu jogar fora o mau resultado da não participação na Alcatrazes e ganhar por 6 pontos. Já na RGS B, a participação do delta 32 Borimbora na Alcatrazes determinou a sua vitoria sobre o Wind 34 Alisios que ficou sem descarte e acabou por perder por 2 pontos. O BL3 ficou em 3o.

2 comentários:

  1. Kalu: Aqui estamos,Jorge y yo, en una tarde de sabado, recordando los inolvidables momentos vividos en tu club. La cronica de las regatas de tu blog nos ayuda a revivir la emocion de las regatas que disputamos palmo a palmo con tu Orson y con el Lucky. Nos encantaria que el año que falta para volver a encontrarnos disputando regatas en tu isla encantadora pase muy rapido. Aprovechamos para agradecerte la hospitalidad recibida. Te mandan un abrazo Jorge y Lucio Neumann

    ResponderExcluir
  2. Gracias. Nos gusto mucho poder disfrutar de compania tan agradable y de competicion tan divertida. Es pena que no te quedaste aqua para el circuito de Niteroy. Vamos ter que enfrentar al Lucky solos. Espero que retornen nel proximo ano.
    saludos
    kalu

    ResponderExcluir