segunda-feira, 22 de março de 2010

1a etapa Mitsubishi Cup 2010


Realizado ganhador das duas regatas


Orson na boia subindo o balão

Orson no contravento abrindo da flotilha

Esse fim de semana provamos o quanto é dificil ser o barco mais rapido da raia e ter que correr contra o rating. Não dá para cometer nenhum erro e não se tem nenhum parametro em relação a outros barcos. A gente tem de correr contra o certificado, tarefa bem mais dificil do que se imagina.
Com um vento sul perfeito, de uns 14 nós, depois de um curto retardamento, foi dada a largada para a primeira barla sota. Largamos bem, no meio da linha com velocidade. Nos livramos rapidamente da flotilha e demos o bordo para o lado de São Sebastião, que parecia favorecido, atras dos HPEs que tinham largado antes de nós.
Essa primeira orsa foi perfeita, fomos até o limite do baixio, demos um pequeno bordo para o canal e voltamos para o baixio, ultrapassando os HPEs retardatarios.
Fizemos a boia longe na frente dos concorrentes e bem a frente do Inae, um lindo Jeaneau 50, com velas de regata e de nosso irmão gemeo o Jazz, os dois correndo na RGS. Colocamos o balão e continuamos a abrir da flotilha. Na boia de sota estavamos já no meio dos HPE. Fizemos a boia e seguimos de novo para o lado de São Sebastião, perseguindo os HPEs da ponta. Os concorrentes tinham ficado bem para tras. Ao chegar do outro lado do canal demos um bordo para o meio e depois outro de novo para o raso em direção a lay line.
Quando estavamos quase na lay line, sem nenhum aviso o vento parou, o barco endireitou e nós que estavamos aproveitando ao maximo o raso do baixio, tocamos o fundo.
Aproveitando a ultima baforada, demos o bordo nos penduramos na retranca e conseguimos livrar o barco, mas estavamos completamente parados, boiando, enquanto os outro, vendo, la de tras, a nossa situação, bordejaram para o lado da ilha onde o sul continuava.
Primeiro o Jazz, depois o Inae e os dois delta 32 da frente, o Realizado e o Palmares, chegaram e passaram fazendo a boia. Nós, em fim, conseguimos pegar uma ultima rajada de sul, que se dignou chegar até nós (ele só se manteve por mais um tempo junto a ilha) e chegamos, já bem atras deles, na boia. Subimos o balão, agora ja bem orsado e mantendo o lado da ilha, onde ainda havia sul, fomos atras deles. Eles estavam pelo meio do canal, já com pouco vento, mas se aproximando da faixa de leste que estava entrando, enquanto nós apostamos no sul, junto a ilha e na possibilidade de conseguir fazer a trasição para o leste, mais rapido do que eles. O balão deles ja tinha murchado e nós os alcançavamos ainda de balão cheio em traves. Aí acabou o sul, tiramos o balão e subimos a genoa e nos preparamos para o leste. Eles pegaram primeiro, mas nós não demoramos muito a pegar e começamos a encostar. Tinhamos recuperado bastante, mas faltava pouco para a chegada. O Jazz foi o primeiro a cruzar, depois o Realizado e seguidos do Inae do Palmares e nós quase juntos. Os 5 com menos de 1 minutos e meio de intervalo.
Ficamos em 3o da classe, pois o Fantasma corrigiu em segundo (O Jazz e o Palmares são RGS). Não tão ruim quanto poderia ter sido, diante do desastre da virada de vento, mas mesmo assim!!!

O leste firmou e a segunda largada foi dada na Ponta das Canas com leste de uns 12 a 14 nós. Largamos junto a juria com o Palmares a sota, chegamos os dois um pouco cedo, o Palmares arribou e nós fomos atras, ganhando velocidade, com isso abriu-se um espaço a barla onde se meteu o Anequim. Com o tiro orsamos todos e quase não dá para passar (se a gente força a orsa o Anequim se chocava conosco), o Palmares aliviou um pouco e nós tambem e passamos todos. Alguns segundos depois do tiro o Anequim cambou para a ilha e nós mais a frente fomos tambem. Cambaram tambem o Inae e o Harpia (Beneteau 46) e aí foi uma corrida de velocidade para a Ponta das Canas e o lay line. O Harpia caiu na nossa popa e o Inae arribou começando a ganhar por sota, mas caindo bastante. Fomos os primeiros na boia quando o Inae nos deu agua por dentro atras vinha o Harpia. Fizemos um jibe set para seguir direto para o lado da ilha, favorecido e com mais vento. Como estamos com tripulação nova (tres novos da escola de vela da ilha mais outro que nunca velejou no barco) o jaibe set não saiu e ficamos alguns preciosos segundos (ao menos uns 30 segundos de desespero) nos debatendo com o balão enrroscado no estai de proa, enquanto o Inae se afastava no outro jaibe. O balão enfim encheu e começamos a andar. Sorte que a ida para o lado da ilha valeu a pena e não perdemos muito. Chegamos na boia logo atras do Inae, tiramos o balão e subimos para o lado da Ilha junto com o ele, sempre orsando mais e andando as vezes igual, as vezes um pouco menos. A flotilha ficava cada vez mais para tras. Na boia subimos o balão de novo, dessa vez de forma conservadora e deu tudo certo, andamos um pouco e jaibamos para o lado da ilha e depois jaibamos de novo para chegada. Cruzamos um pouco atras do Inae e muito longe dos competidores (O Realizado chegou 4 minutos e meio atras). No dia seguinte soubemos que o Realizado, ainda assim, corrigira 7 segundos a nossa frente.

No domingo fomos para raia com chuva e sem vento. Estavamos apostando na entrada do leste e fomos todos para a Ponta das Canas. Depois de algumas horas boiando o tempo começou a abrir e entrou um sudoeste fraco. A juria montou a raia para esse vento, com a largada perto da Ponta Azeda e chegou a iniciar o procedimento de largada para os HPE, mas o vento virou para sul e ela cancelou o procedimento. Ela se adiantou mais um pouco e montou uma raia para sul com a largada em frente da Siriuba. Largaram os HPE e la fomos nós. A boia estava extremamente favorecida e os barcos, surprendidos por uma correnteza forte contra, estavam atrasados, favorecendo uma largada de direita. Nós e mais outro barco fomos para ela. Nos ultimos segundos o Palmares parecia que ia nos fechar a porta, mas ele estava atrasado e deu para passar na sua proa e pela proa de toda flotilha numa espetacular largada de direita. Desde a Semana de Vela de 2008 que não fazemos uma igual, valeu a boiação desse domingo. Seguimos com velocidade para o baixio para fugir da correnteza. O vento porem começou a cair do lado de São Sebastião. Insistimos por lá por que imaginavamos que os barcos que iam pela ilha e que estavam com mais vento naquele momento, iam ter de entrar no canal quando chegassem no Pequia e aí iam ficar na correteza que estava forte. O vento começou a cair tambem do lado da ilha e os barcos, agora na correnteza, começaram a andar para tras. A nossa aposta parecia correta pois do nosso lado ainda tinha um ventinho e o negocio era seguir pelo baixio até sangrar um pouco a boia e aí atravessar como estavam tentando fazer os HPEs da ponta.
Mas aí o vento caiu de uma vez e a juria julgando, ao meu ver corretamente pois pouco depois a calmaria era completa, que não seria possivel terminar a regata cancelou-a.

Bom agora é esperar pela proxima semana quando temos tres regatas programadas. Duas barla sotas e um percurso medio. Para ganhar precisamos ganhar as tres do Realizado. È possivel? Acho que sim. Mas temos que velejar sem erros e ter um pouco de sorte. E manter o andamento do barco de forma a velejar o rating, mesmo sem a preção de barcos na vizinhança. Bem mais facil de dizer do que de fazer !!!!

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