Viscaia imbativel nas aguas de Angra dos Reis
Orson chega na boia de sota, vamos ter vento sujo no contravento
Orson no popa
Seguindo de perto mas não o suficiente
O segundo fim de semana da SVAR 2010, contou com tempo perfeito, sol e um Leste de 12 a 14 nós e como costuma ser na raia da baia do Ribeira, com quase nenhuma ondulação.
Estavam programadas 2 regatas barla sota decisivas para o campeonato, pois os 3 primeiros lugares estavam quase empatados (2 pontos entre o Viscaia e o Orson e outros 2 pontos entre este e o Rabujento).
O Orson, mais uma vez (remember circuito rio), deu mole ao não atentar ao horario (1 hora mais cedo)na instrução de regata e estando no Bracuhi e não no ICAR, onde estavam os outros barcos, chegou na linha 30 minutos depois do tiro de largada.
Arrgghh!!! E o vento de 13 nós estava perfeito para nós!
Entre vexados e compungidos demos uma velejada treino, acertando mais uma vez a regulagem e assistimos a uma vitoria facil do Viscaia.
O Rabujento, que não anda bem com mais vento, ficou la para traz, mas como os outros barcos da classe pagam muito para ele, acabou por corrigir em 2o um minuto a frente do 3o colocado Vó Alice (SK30). Péssimo para nós.
A segunda largada foi dada a 13 00 hs. O vento tinha caido para 12 nós e cairia para 10 até o fim da regata.
Demos uma ótima largada, junto a boia, a frente do Viscaia, que saiu logo a nossa barla, um barco atras. Estavamos com boa velocidade andando igual e orsando mais que ele e começamos primeiro a abrir e depois a orsar para cima dele. Quando chegamos paralelo e a um barco de distancia deste, o vento caiu um pouco fazendo com que perdessemos a vantagem de velocidade. Depois de andar algum tempo paralelo, o Viscaia começou a abrir. O Bijupira, que vinha no outro bordo, cambou entre nós e o Viscaia e sujou o nosso vento. Antes do layline o Bijupira cambou e nós demos um espaço e fomos logo em seguida. O Viscaia já no lay line tambem cambou. O vento girou um pouco favorecendo. O Viscaia ficou um pouco sangrado e teve que arribar, nós tambem ficamos bem em cima e o Bijupira ja um pouco a frente tambem. O Parru, Beneteau First 45, vindo pelo centro chegou primeiro na boia no outro bordo e logo subiu o balão.Quando chegamos na boia o Bijupira que cambou primeiro tinha agua e o Viscaia o deixou passar e cambou logo atras. Nos demos agua para os dois e seguimos atras.
Com uma boa subida de balão seguimos no encalso dos dois e do 45 pés, com o Dourado atras de nós e a flotilha inclusive o outro 45 pés, mais atras. Na baloada o Viscaia passou o Bijupirá e nós encostamos nele.
Na tirada de balão passamos por dentro do Bijupirá na boia. Demos o bordo depois de alguns minutos para o lado esquerdo da raia. O Viscaia começou a aumentar a diferença e o Bijupirá, já perto da boia, nos passou novamente.
Mais uma baloada e chegamos a 1 minuto e 50 do Viscaia e a 10 segundos do Bijupirá, que ganhou a ORC internacional. Era perto mas não o suficiente. Ele deveria corrigir ainda 35 segundos a nossa frente.
Nas aguas de Angra o danado é imbativel, a não ser em condições pouco usuais como as do primeiro dia, onde havia mais vento e onda. Quando cruzamos o Rabujento estava começando o popa e precisavamos só que um dos outros barcos da classe corrigisse a frente dele. Sem chance, o vento tinha caido e nessa condição o ILC 25 é tambem imbativel. Ficamos em 2o e ele em 3o dois minutos a frente do 4o colocado o Vó Alice. O Viscaia ganhou tranquilo o campeonato com 3 vitorias e um segundo.
Parabens Viscaia por um ótimo campeonato.
O Rabujento pegou o segundo, ganhando de nós por um ponto. E nós ficamos com 3o lugar.
Na premiação ganhamos uma biruta da Nautos. Ótimo, mas seria mais util um despertador e uns oculos para ler as instruções e acordar na hora!!!! rsrsrsrs!
Como o Orson não para! vamos no fim de semana que vem correr a 1a Etapa da Copa Mitsubishi na Ilhabela, a nossa 5a prova em menos de 3 meses. Entre transporte e regatas quase 2 500 milhas nauticas navegadas neste verão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário