segunda-feira, 7 de junho de 2010

Warm Up Mitsubishi Cup 2010

Esta edição do warm up foi "barbara". Muito vento e mar. Nos 2 primeiros dias sol e ventão de SE, no 3o dia uma entrada de frente de SW com rajadas de mais de 33 nós e para finalizar um ultimo dia com sol e um sul frio de 20 nós e uma correteza na mesma direção de quase 3 nós. Para quem queria treinar no ventão, apesar das velas rasgadas etc, foi ótimo.


PRIMEIRO DIA

Orson Nossa Caixa Mapfre se prepara para fazer a boia


Na ultima baloada o Orson Nossa Caixa Mapfre se prepara para chegar e o Touche ganhador da ORC Internacional está logo atras, mas claro tendo feito uma volta a mais no circuito

Touche, ganhador da ORC internacional, descendo de balão cruza com um retardatario


Orson Nossa Caixa Mapfre tirando o balão na boia de sota



nas duas fotos a cima, o Orson Nossa Caixa Mapfre e Jazz, o ganhador da RGS A, orsando para boia


Orson Nossa Caixa Mapfre e Jazz disputando palmo a palmo a segunda orsa, já se distanciando da flotilha


Pouco depois da largada no primeiro dia




O primeiro dia depois de uma noite de muita chuva, saimos para a ponta das canas com um tempo semiencoberto e rajadas fortes que deciam das montanhas da ilha (tipico de SE). Na Ponta das Canas elas já atingiam mais de 25 nós, mas quando chegamos no local da largada o vento se estabilizou em uns 20 e estava levantando bastante mar. Resolvemos largar de C4, pois o vento seria limite para a nossa C2, que resolvemos poupar. Vinhamos chegando na linha junto a juria na 2a linha, quando o Matrix entrando de parquedista e muito rapido, atrapalhou o posicionamento do Jazz, que estava a nossa frente, forçando os dois a correr linha para não estourar, com isso abriu-se o espaço e entramos, nós e o Harpia, dando uma ótima largada, ficando logo livres para cambar em direção a ilhabela. O vento tinha caido um pouco e com a C4 estavamos com pouca vela. Fomos chegando na ilha com o Harpia (Beneteau 46) andando mais, mas não conseguindo nos utrapassar pois não tinham orsa suficiente para passar por barla. Depois de umas duas tentativas nos pediram para folgar para que arribassem por nossa popa e la foram eles para sota. O Charada (fast395)e principalmente o Sereloco (SK 30) vinham se mantendo muito bem, a nossa barla e um pouco mais para tras. No lay line cambamos para a boia. Mais a sota, o Inae Transbrasa (jeaneau 47), utrapassara o Harpia, mas passou bastante da lay line, cambou e vinha arribando. Já a meio caminho da boia o Sereloco cruzou junto a nossa popa, indicando que provavelmente até ali estava ganhando a regata.
O lado de cima estava favorecido e o Jazz foi o primeiro a fazer a boia e subir o balão. Nós deixamos o Inae faze-la e fizemos logo atras, com um jaibe set, estavamos insitindo no lado da ilha. Decemos de balão voando, chegando a fazer 12 nós no jacaré das ondas maiores. O mar estava grande e muita gente se atrapalhou. Atras de nós o Sereloco deu um chines, ficando varios minutos atravessado. Chegamos na boia bem a frente do Inae e uns 3 barcos a frente do Jazz. Agora estavamos em primeiro e durante o popa, apesar do vento ter subido de volta para os 20, tinhamos trocado a C4pela C2. Fizemos um ótimo contravento abrindo da flotilha e ficando no meio dos HPE que tinham largado 5 minutos antes. Mais uma baloada frenetica e cruzamos a linha em primeiro com 1 06 13 de regata, 18 segundos atras cruzou o Jazz (primeiro da RGS) bem atras (1 12 43) cruzou o Sereloco, mas o bandido estava andando muito bem e corrigiu apenas 6 segundos atras de nós, ficando em 2o lugar. O Realizado chegou um segundo atras do Sereloco, depois de um renhido duelo, mas corrigiu mais de um minuto atras, ficando em 3o na orc club.
A Orc internacional, que fez uma volta a mais no circuito, terminou com a vitoria tranquila do Touche, com o San Chico em 2o (5 minutos atras no corrigido) e o Triksu, que teve dificuldade com o balão em 3o (7 minutos atras no corrigido). Apesar das condições de mar e vento serem um tanto desafiadoras, estavamos torcendo por uma segunda regata pois tinha aberto o sol, o barco estava andando e estava lindo. A Comissão porem resolveu nos mandar, ainda com agua na boca, de volta para clube enquanto os HPE faziam uma 2a regata.

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