Fantasma o vice conseguiu achar o caminho pro vento e quase ganhou a ultima regata
Orson Mapfre aproximando-se da boia de sota pela ultima vez antes da ultima rondada do vento
Orson Mapfre na 4a regata saindo da boia de sota alcança os veleiros menores uma volta atras
Largada da 4a regata - bloqueado pelo Palmares, pronto para o bordo.
Corremos neste sabado as ultimas regatas desta etapa. A previsão para o domingo indicava falta de vento e muita chuva e a comissão decidiu fazer as duas regatas no sabado aproveitando o sulzinho.
Com o vento de sul a comissão montou a raia no canal entre o YCI e uma boia emfrente ao Pereque. Na largada o vento variava entre 8 e 10 nós de SW e a corrente de sul estava forte (mais de 2 nós). Largamos junto a juria para cambar o mais rapido possivel para o baixio de S Sebastião. A flotilha chegou meio de paraquedas e nós, o Palmares fechamos a porta, quem não passou por tras não largou (Harpia, Jazz e outros) tendo que dar o bordo e voltar. Nós estavamos bem posicionados para largar junto com o Palmares junto a juria, mas este, a nossa sota, ficou espetando prejudicando a nossa e a sua largada. Levamos meio estolados varios segundos para livrar os cabos da juria e poder cambar, enquanto isso o BL3, que passou por tras largava livre e com velocidade. Cambamos, toda a flotilha veio atras. Começamos a andar, alcançando o Bl3 já antes do baixio. tinhamos que tirar a diferença de rating do Fantasma que vinha um pouco atras do Bl3. Cambamos bem no raso,faltando pouco para pegar a quilha, mas bem no lay line da boia que com o vento SW permitia que chegassemos nele sem bordos. Tivemos que perder um pouco de altura por causa do iso que estava bem na proa, passamos pertinho e seguimos para a boia, já grudado nos HPE que sairam 5 minutos na frente. Pusemos o balão para cima e não muito longe dali jaibamos para o meio do canal para aproveitar a corrente. Foi um pouco cedo o angulo para a boia nos colocava um pouco empopados demais para aquele vento e os barcos que vinham atras ganharam um pouco nas rajadas junto a terra. No fim do popa como os outros tiveram de jaibar, acabamos por manter a distancia e mesmo abrir um pouco.
Entramos no contravento e repetimos a tatica da primeira volta, mas dessa vez abrimos mais. Subimos o balão num jaibe set para ir direto para o meio do canal e o vento tinha etortado um pouco favorecendo mais esse caminho. Cruzamos a linha bem a frente da flotilha quase 15 minutos a frente do Fantasma.
Na orc corrigimos em primeiro, 9 minutos e 40 segundos a frente do Fantasma e 16 minutos e 32 segundos a frente do ASBAR. Caso todos os barcos estivessem na ORC o Jazz mesmo 5 minutos atras de nós corrigiria a frente do Bl3 Beantec e garantia um segundo. O BL3 velejou bem ganhando a RGS B, chegando inclusive 1 minuto frente do Fantasma , ficaria com o terceiro lugar. O Fantasma passaria para quarto e o Palmares 20 segundos atras dele para quinto. Decididamente a regata foi perfeita para o Orson Mapfre que com o vento certo para ele abriu mais doque suficiente dos adversarios, garantindo uma vitoria tranquila.
Resultado orc
Regata Numero : 04
Data : 25/09/10 Dist�ncia : 4.6 M Sistema de Pontua��o Inshore Linha de Per.
___Chegada Tempo Real Tempo Cor Pontos
1 ORSON MAPFRE CARLOS E. S. E SILVA 13:21:58 00:44:58 00:00:00 1.00
2 FANTASMA REGINALDO Z. COSTA 13:36:34 00:59:34 00:09:49 2.00
3 ASBAR II SERGIO KLEPACZ 13:42:50 01:05:50 00:16:32 3.00
Tempo Real RGS
BL3 Beantec 58:34
Palmares 59:54
Blue two La Lampe 01:03:19
Jazz 49:20
Harpia II 01:10:48
A quinta regata largou já com um ventinho já do quadrante sul e mais fraco, em torno de 6 a 7 nós. Largamos bem por baixo de 2 deltas seguimos até eles darem o bordo ou cairem na popa e cambamos para São Sebastião. A primeira volta foi uma repetição da regata anterior, nós abrimos bem da flotilha e com um jaibe set voltamos de balão para o meio do canal, tiramos o pau junto a boia e tiramos o balão enquanto jaibavamos para fazer a boia e orsar para São Sebastião. Com a correnteza abrimos mais ainda, só o Jazz e o Harpia estavam na mesma perna. Até o meio da perna tudo parecia bem. Quando bordejamos no baixio começamos a sentir que o sul estava acabando e uma chuva vinda da Barra Velha veio trazendo um novo vento. Os HPEs em frente estavam tendo que dar bordos para alcançar a boia e os skipper 21 a nossa frente subiam pelo resto de sul para ter angulo para a boia mas já estavam ficando sem vento nenhum. Nós demos mais um bordo no vento sul para tentar pegar altura, mas ele logo morreu e demos o bordo de novo e seguimos para a correteza do meio do canal, cada vez num angulo pior para a boia, para pagar o pedagio necessario para chegar no novo vento. Dentro do novo vento fomos até mais perto da ilha para pegar altura e cambamos pra boia. O novo vento era SE e mais fraco (5 a 6 nós). Chegamos na boia pusemos o balão e seguimos para a chegada. Nessa aproximação para a boia o Fantasma que vinha atras e percebeu cedo a mudança de vento, veio busca-lo e cortou pela metade a diferença. O Jazz conseguiu acompanha-lo e ultrapassa-lo no popa os outros ficaram sem vento do outro lado do canal, se atrasando bastante. Cruzamos 2 minutos a frente do Jazz e 3 minutos e 10 segundos a frente do Fantasma. Acreditavamos que o Fantasma tinha ganho, pois não sabiamos quanto nós pagavamos para ele nesse vento. Acabamos por corrigir 9 segundos a frente dele ganhando a orc, ficando ele em 2o. O Jazz ganhou a RGS e se tivesse na orc teria ficado em 3o atras do Jazz. O Palmares ficaria em 4o o Bue two la lampe em 5o e o BL3 em 6o.
Resultados Orc
Regata Numero : 05
Data : 25/09/10 Distancia : 4.6 m Sistema de Pontua Inshore Linha de Per.
___Chegada Tempo Real Tempo Cor. Pontos
1 ORSON MAPFRE CARLOS E. S. E SILVA 15:05:38 01:07:38 00:00:00 1.00
2 FANTASMA REGINALDO Z. COSTA 15:08:50 01:10:50 00:00:09 2.00
3 ASBAR II SERGIO KLEPACZ 15:16:52 01:18:52 00:08:44 3.00
Tempo Real RGS
BL3 Beantec 01:30:10
Palmares 01:15:59
Blue two La Lampe 01:22:32
Jazz 01:09:32
Harpia II 01:14:55
Vamos ao exercicio de tentar colocar todos os barcos na mesma classe. Assumimos para isto que o Jazz mede igual a nós e os delta 32 medem igual ao Fantasma. O harpia fica de fora pois não temos parametro para compara-lo. Aí comparando os tempos reais temos
______________1r 2r 3r 4r 5r ___tot
1 Orson Mapfre_3__1__1__1__1____4
2 Fantasma_____2__3__6__4__2____11
3 Jazz_________5__5__3__2__3____13
4 Bl3__________1__4__5__3__6____13
5 Palmares_____4__7__2__5__4____15
6 Blue two_____7__2__4__6__5____17
7 asbar________6__6__7__7__7____26
Onde as minhas suposições poderiam variar são em relação a posição do Jazz na 3a regata que poderia variar 1 ponto com o Blue two. Em termos de posição isto poderia faze-lo perder o podio para o BL3, ganho no desempate.
Apesar de dois veleiros da orc terem ganho o exercicio os da RGS deram muito trabalho, ficando a frente dos orc e mesmo ganhando algumas regatas. Essa comparação é importante para que suas equipes saibam a quantas andam e que apesar de não paparem tantos premios fariam bonito em qualquer flotilha.
Dessa forma nós ganhamos a etapa na orc com 4 pontos, ficando o Fantasma em 2o com 7 pontos e o Asbar em 3o. com 12 pontos. Considerando uma flotilha maior nossa vitoria foi ainda mais tranquila aumentando a diferença para os concorrentes.
Agora vamos ver no circuito rio onde alem de mais barcos vamos correr na ORC Internacional onde a competição é mais dura e nós nem de longe somos o barco mais veloz da raia (somos provavelmente o menor da classe)que consegue velejar livre o tempo todo.
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Kalú: Muito bons seus comentários! A vela da oceano está ficando cada vez mais dividida, e, no limite, daqui a pouco cada barco vai formar sua própria classe. Coisa sem graça: você corre contra você mesmo... Não existe fórmula mágica para resolver o problema, mas a principal reclamação que se ouve dos proprietários dos barcos é sempre o fator "custo", tanto de medição, quanto de manutenção do barcos em condições competitivas dentro da classe que escolheram. Curiosamente, a classe ORC Club foi criada lá fora para (tentar) resolver o fator "custo de medição", o que não foi reproduzido aqui. Basta ler a regra. Questão de mercado: se está todo mundo na RGS, é porque a ORC Club não resolveu o problema, porque mal implementada, e porque a RGS atende à necessidade de proprietários de barco e velejadores. A solução é simples, porém radical: que se elimine simplesmente uma das classes, inclusive para a Semana de Vela e campeonatos da Ilhabela. Simples assim. É lógico que a balança pende para a RGS. A não ser que nós, do YCI, criássemos um estímulo de migração à ORC Club, divulgando as vantagens, formando medidores e subsidiando as medições. Ou que reneguemos, simplesmente, a ORC Club. Topa? Sei que é polêmico, mas gostaria de ouvir outras vozes.
ResponderExcluirEntão Alberto é isso aí. A RGS é uma classe adequada apenas para entrada na vela de oceano.Ficar velejando nela mais de um ou dois anos é marcar passo, particularmente para veleiros que não são aquele tipico cruzeirão que veio do bico de proa. A regra de medição é totalmente falha e só funciona para barcos muito parecidos. Funciona na divisão onde estão os deltas pois os barcos são quase iguais. Mas aí o melhor mesmo é correr na classe Delta.
ResponderExcluirMas voce tem razão, se a RGS está cheia de barcos e a orc não, é que essa não está atingindo os seus objetivos. A ORC club precisa ser barateada (formação de medidores proprios e subsidio as medições é uma boa ideia) e prestigiada para atrair os velejadores da RGS que já estão ha muito em condições de competir em um nivel mais alto. Tirar a RGS da semana de vela é meio radical. Particularmente a RGS cruiser foi um avanço sobre o bico de proa e deve ter o seu espaço para não fechar a porta de entrada da vela de oceano. Mas acho que poderia ser estabelecida uma quota para a classe. Alem disso algumas regalias poderiam ser exclusivas da orc, como diferenciação no valor das inscrições, a utilização de patrocinio e apoio dos clubes na participação de campeonatos. Precisamos encontrar uma maneira de convencer os "Papa premio" da RGS a migrarem pra orc.
As regatas seriam muito mais divertidas e competitivas com eles junto, para nós e para eles