domingo, 26 de setembro de 2010

Final sensacional da Audi Medcup 2010 em Cagliari e S40 na Medcup






Realizou-se esse fim de semana a ultima regata dos TP 52 para a derradeira etapa da Aud Medcup 2010 em Cagliari na Sardenha. Depois de um dia sem regatas por falta de vento e chuva, o Mistral entrou com tudo. Mais de 20 nós, chegando em alguns momentos a quase 30. O Matador, que vinha dominando a etapa, estava na frente no ultimo popa, deu um chines e até se recuperar perdeu as 4 primeiras colocações, ficando em quinto lugar, mas mesmo assim venceu a etapa. O franco-germanico Audi A1 All4one aproveitou para vencer a prova, garantindo o segundo lugar na etapa. O britanico Team Origin, ficou em segundo e o Emirates Team New Zeland ficou em terceiro, garantindo para ele o terceiro lugar na etapa e ,pelo segundo ano consecutivo, a Audi Medcup.

Audi Med Cup
Trofeo Región de Cerdeña
TP52 Series
1. Matador (ARG), 2+8+2+1+5+1+1,5+5= 25,5 puntos
2. Audi A1 powered by ALL4ONE (FRA/GER), 5+1+5+6+3+11(DNF)+6+1= 38
3. Emirates Team New Zealand (NZL), 8+2+1+10+2+3+9+3= 38
4. Synergy (RUS), 6+5+3+4+1+5+7,5+7= 38,5
5. Quantum Racing (USA), 9+3+7+2+6+4+3+6= 40
6. TeamOrigin (GBR), 7+4+4+8+4+2+10,5+2= 41,5
7. Bribón (ESP), 1+9+8+3+8+3(RDG)+8(RDG)+5,3(RDG)= 45,3
8. Artemis (SWE), 3+6+10+5+9+8+4,5+4= 49,5
9. Cristabella (GBR), 4+10+6+9+7+6+12+8= 62
10. Luna Rossa (ITA), 10+7+9+7+10+7+13,5+9= 74,5
11. Bigamist (POR), 12+12+12+12+12+12+18+12= 102 (DNC)



Foi anunciado no encerramento da Audi Medcup, que durante os proximos 3 anos ela vai incluir novamente os TP52 e vai trocar a classe GP42 pela S40, nesta serie que é atualmente a Formula 1 da vela na Europa,
Acreditam os organizadores que o veleiro argentino, que vem se desenvolvendo com muitos sucesso em aguas sulamericanas, vai baratear os custos de se participar da Medcup, ao mesmo tempo que mantem que mantem o alto nivel tecnico da competição. Oito veleiros já anunciaram sua intenção de competir. Quatro dos sulamericanos, que já estão velejando entre nós e quatro barcos novos que estão sendo construidos para proprietarios europeus. Outros podem se agregar a estes até o inicio do circuito em abril do proximo ano.
Este talvez seja o impulso que faltava para os S40 se imporem como a alternativa internacional de um veleiro de alta performance e custos um pouco mais baixos. Já tinhamos indicado que velejadores da Australia e Hong Kong estavam estudando com interesse a compra do barco e observando os resultados do unico S40 nos USA, mas la ele esta velejando IRC, onde sua medição não é muito favorecida. Agora com a entrada na MedCup,um dos circuitos mais badalados e bem cobertos pela midia internacional, o barquinho argentino tem uma plataforma para brilhar.

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