terça-feira, 30 de novembro de 2010

Copa Mitshbishi Campeonato de Vela Oceanica de Ilhabela 4a Etapa

No domingo com um leste de 12 nós corremos duas barla sotas a primeira com 5.2 milhas e a segunda com 4.8 milhas. Na primeira velejamos relativamente bem, aproveitando o lado direito favorecido da raia, depois de um susto e uma boa largada junto a juria. O Inae, um Jeaneau 50 pés, entrou de paraquedista junto a juria e não havendo passagem, se desviou, dando um bordo no ultimo momento, passando rente a popa da juria, evitando por pouco o acidente. Nós que tinhamos fechado a porta para ele, acabamos por proteger um pobre 27 pés que parado na linha, olhava atarantado a enorme proa que se aproximava velozmente. Passamos por tras dele e largamos bastante bem, estando imediatamente livres para dar o bordo para o lado direito favorecido. A regata foi relativamente tranquila. O Fram nessas condições de vento anda mais (alem de estar velejando muito bem) e conseguiu abrir, nós nos mantivemos entre eles e o Jazz. Nas duas voltas fizemos um jaibe set para voltar pelo lado da ilhabela onde o vento estava um pouco mais forte. Perdemos um pouco de tempo na tirada do balão mas fora isso andamos bem e acreditavamos ter consseguido vencer. Mas o Samurai, atras, andou ainda melhor e apesar de chegar 2:45 minutos atras de nós corrigiu 29 segundos a nossa frente. È dificil ganhar desses skipper 30 quando bem tripulados, medem muito bem e andam muito.
Quem tambem estava atras e velejando muito bem era o Palmares que ganhou no corrigido do Fram na RGS por 30 segundos.
Pela nossa experiencia se estivessemos todos velejando na mesma classe, o vencedor seria o Samurai, entre o Orson Mapfre e o Palmares seria dificil de prever quem ficaria em segundo e depois o Fram e o Jazz.

Resultado orc
SAMURAI NI MARINS A. CAMARGO NETO 01:10:32 00:00:00
ORSON Mapfre CARLOS E. SOUZA E SILVA 01:07:47 00:00:29

Resultado RGS
PALMARES JOSÉ ROMARIZ 01:11:38 01:07:38
FRAM FELIPE M.AIDAR 01:06:47 01:08:06
JAZZ VALÉRIA RAVANI 01:08:47 01:09:51
BL3 CLAUBERTO ANDRADE 01:16:03 01:10:23
INAÉ BAYARD UMBUZEIRO F. 01:08:12 01:11:50
CONQUISTA RENATO VITA 01:20:40 01:13:21
BLUE TOO D. CARELLI 01:20:03 01:14:06

A segunda regata largou logo em seguida. A linha estava um pouco torta, favorecendo a boia, mas a maior parte da flotilha se concentrava junto a juria, o que permitia uma largada vela direita e la fomos nós junto com o Sarue, um skiper 21, meio pequeno para poder cruzar a flotilha. No ultimo momento o Sarue viu que não ia dar e deu o bordo para sair vela esquerda na boia, nos obrigando a arribar para passar atras dele, perdemos assim alguns metros cruciais. Começamos a cruzar na frente da flotilha. No meio desta vinha o Inae mais adiantado. Daria, mas era perigoso demais. Logo abaixo do Inae demos o bordo para dar-lhe passagem. Esse, acreditando que iamos tentar passar, arribou e quase foi o desastre. Sorte que havia pouco vento e ele tinha leme o que permitiu que ele arribasse ainda mais, evitando por centimetros a nossa popa. Tendo ele percebido que tinha se precipitado na arribada, não houve protestos e os dois muito aliviados seguimos a regata. Não sei se houve uma certa desconcentração, mas nessa volta erramos o lay line da boia e tivemos que dar um bordo final atras do Inae e do Jazz. O Fram tinha já ido embora. Fizemos um bom popa e na boia de sota conseguimos um overlap interno sobre o Jazz e quando iamos passa-lo na boia, erramos a manobra e o deixamos escapar ficando na sua popa levando vento sujo. Logo que possivel tivemos que dar o bordo para limpar o vento, mas o lado direito era o favorecido e demos logo o bordo de volta, chegamos na boia ainda bem atras do Jazz. No balão chegamos um pouco mas não o suficiente cruzamos um minuto atras dele. O Samurai, velejando muito bem, ganhou facil de nós no corrigido por 1:21 minutos na orc. O Fram, sempre na frente, fez uma ótima regata, ganhando a RGS. O BL3 dessa vez ganhou a B, mas ficou atras do Fram no geral da classe, o Jazz ficou em 3o no geral da RGS e o Palmares em 4o e o Inae em 5o.
Se estivessemos todos na mesma classe, os 5 minutos de vantagem do Fram sobre o Samurai provavelmente seriam insuficientes para lhe dar vitoria. Seria primeiro o Samurai, segundo o Fram, depois o BL3, o Jazz, o Palmares, o Orson Mapfre e o Inae.
Fizemos uma regata mediocre não conseguindo nos recuperar do erro inicial na largada. Proximo fim de semana teremos provavelmente mais tres barla sotas.

Resultado orc
SAMURAI NI MARINS A. CAMARGO NETO 01:02:51 00:00:00
ORSON Mapfre CARLOS E. SOUZA E SILVA 01:01:10 00:01:21
Resultado RGS
FRAM FELIPE M. AIDAR 00:57:58 00:59:06
BL3 CLAUBERTO ANDRADE 01:05:00 01:00:09
JAZZ VALÉRIA RAVANI 01:00:10 01:01:06
PALMARES JOSÉ ROMARIZ 01:05:37 01:01:57
INAÉ BAYARD UMBUZEIRO F. 00:59:30 01:02:40
CONQUISTA RENATO VITA 01:09:27 01:03:09
BLUE TOO D.CARELLI 01:08:47 01:03:40

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Copa Mitshbishi Campeonato de Vela Oceanica de Ilhabela 4a Etapa

Inae e Palmares e Harpia (escondido) cruzam a ponta da sela

Após a largada Orson Mapfre, Harpia, Jazz e Fram com mais altura.


Fram, Orson Mapfre e Samurai trocam bordos um pouco adiante da Ponta da Sela

Foi corrida este sabado a primeira regata da 4a Etapa da Copa Mitsubishi Motors, Campeonato de Vela Oceanica de Ilhabela - A 10ª Regata Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake.

Após mais de nove horas, Orson vence na abertura da final da Copa Mitsubishi Motors

O veleiro Orson/Mapfre, da classe ORC Club foi o grande vencedor da 10ª Regata Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake, neste sábado, em Ilhabela, litoral de São Paulo. A tradicional disputa abriu a 4ª e última etapa da Copa Mitsubishi Motors - X Circuito Ilhabela de Vela de Oceano, com 37 milhas náuticas e vento que começou com 10 nós de Sul, caiu para 8, girou para SE diminuindo para 6 nós e só aumentou para 10 nós quando girou para leste no fim da regata, já perto da chegada na Ponta das Canas. Apesar do vento nunca parar, foi duro ficar dentro das rajadas fazendo a regata ser altamente tecnica e exigindo grande paciencia.
Na largada perto do farolete da entrada sul do canal, a boia estava favorecida e foram para ela o Palmares, o Samurai e o Orson Mapfre. Este ultimo chegou um segundo cedo demais estourando a largada e tendo que retornar. Fez um jaibe rapido e seguiu atras do Fram, que tinha largado bem, mais acima na linha. Os barcos durante a primeira hora bordejaram junto a Ponta da Sela e já nos primeiros bordos o Fram e o Orson Mapfre começaram a abrir aos poucos.
Até a enseada do Bonete o vento se manteve e só aí começou a cair e a girar para SE. Depois da sela nós tinhamos nos mantido mais para fora já esperando esta virada e conseguimos nos manter no novo vento continuando a fazer proa para o Boi. O Fram mais a frente continuou com as ultimas rajadas do vento original se distanciando mas entrando para dentro da enseada. Os outros ficaram encalmados e deram um bordo, altamente negativo, para fora para tentar ir buscar o vento, se atrasando bastante.
O Fram chegou no costão e deu o bordo para fora para fazer altura para passar o boi, nós mais atras pegavamos restos das rajadas do SE que estava mais la fora e continuavamos andando com uma correnteza favoravel. Bem mais atras a flotilha começava, no outro bordo, a pegar o SE e a ir para o lado de Alcatrases. Junto a ponta do Boi o vento morreu e ficamos a boiar com a correntezaum bom quarto de milha atras do Fram. A Flotilha, muito atras, começou a pegar vento bem mais la fora. O Fram não conseguiu fazer a Ponta e deu um bordo curto para fora, nós seguimos em frente e encurtamos a distancia. O Optimistic na frente, o Palmares e o Samurai com mais vento la fora começaram a se aproximar. No traves da enseada da Pirabura, começou a dar balão. O Fram subiu e os barcos por fora com mais espaço subiram. Nos junto a pedra demoramos um pouco mas logo tambem subimos o balão num traves apertado. Já na mesma condição de vento que vinha vindo com os barcos de tras o Fram e nós começamos de novo a abrir. No fim da enseada dos Castelhanos o Fram orsou um pouco demais e caiu na sombra da Ilha dos Buzios. Nós nos mantivemos o mais junto a ilhabela possivel passando rente nas pontas pedregosas, com isso conseguimos nos manter sempre com um ventinho e chegamos no Fram e o passamos por dentro, já a noite, pouco antes da ilha da Serraria. Os outros continuavam bem atras. Passamos raspando na ponta Grossa sempre de balão e arribamos um pouco abrindo da costa, evitando a enseada do Poço e a praia da Fome e fomos jaibar la fora em frente ao Jabaquara onde se tinha um bom angulo para a Pacuiba e a aproximação final da linha na Ponta das Canas.

Após 9h40min20seg, o Orson Mapfre completou o trajeto, sendo o Fita Azul. O Fram foi o segundo a cruzar chegando as 09:58:02. O Palmares eo Samurai NI, pegaram a apertadinha final do vento passando os outros veleiros da RGS que estavam a sua frente e chegando respectivamente em 10:02:32 e 10:03:55. O Optimistic que estava na frente deles até a Ponta Grossa terminou em 10:05:41. O pequeno Neo 25 Conquista 3 chegou com 10:08:01 ganhando a RGS.Ficando o Optimistic em segundo e o Palmares em terceiro.
Nós ganhamos ainda o corrigido da ORC Club por 4:50 a frente do Samurai.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

S40 casco #15


Segue mais um S40 para o Chile o casco #15. Tambem se chama Mitsubishi

terça-feira, 16 de novembro de 2010

S40 em Punta del Este

Negra o vencedor da etapa.


Choque entre o Mercenario V e o Patagonia.

Outra visão do choque



Correu-se esta ultimo fim de semana a penultima etapa do Campeonato Sulamenricano de S40 em Punta del Este. No primiero dia foram feitas 2 regatas com um vento E e SE de 14 a 18 nós. Na ultima orsa da primeira regata o estai de proa do Mercenario 5 se soltou e ele teve que abandonar, dando ao Negra a vitoria com o Cusi5 em segundo.
N segunda regata o Cusi deu uma otima largada conseguindo a ponta e nela ficou, ganhando a regata. A tripulação estreante do Crioula ficou com o segundo lugar. Na primeira orsa o Mercenario V se chocou com o Patagonia forçando o abandono de ambos e a desclassificação do Mercenario. O Mercenario quebrou o gurupes e o patagonia a catraca do back stay e varios postes de guarda mancebo. Durante a noite dois barcos conseguiram concertar as avaria estando prontos para a regata do dia seguinte. O Mercenario ao sair porem verificou que a avaria era mais seria (entortou uma cruzeta) e não pode corer as regatas do dia.
O segundo dia contou com as mesmas condições metereologicas do primeiro e foram realizadas mais duas regatas. Na primeira denovo o Cusi 5 deu uma otima largada mantendo a ponta até o final. O Patagonia garantiu o segundo. Na segunda regata quem acertou a largada foi o Crioula e ganhou a regata agora com o Negra em segundo.
No terceiro dia foram realizadas mais duas regatas com as mesmas condições com duas vitorias do Negra, garantindo assim a vitoria na serie. O Patagonia deu trabalho pegando dois segundo, sendo assim vice campeão. O Cusi, que até o ultimo dia vinha na frente, ficou em terceiro no pódio.
A ultima etapa será corrida agora em Buenos Aires.

1 URU 5302 NEGRA 1 3 3 2 1 1 11.00 8
2 ARG 2 PATAGONIA 4 2.6RDR 2 3 2 2 15.60 11.60
3 ARG 1 CUSI 5 2 1 1 4 5 5 18.00 13
4 BRA 3 CRIOLLA 3 2 4 1 4 4 18.00 14
5 ARG 4 MERCENARIO 5 6DNF 6DSQ 6DNC 6DNC 3 3 30.00 24

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

S 40 no Chile





Foi realizada na baía de Valparaiso, o primeiro encontro da la classe S40 no Chile, com os primeiros 4 barcos. As condições de vento oscilaram entre 22-25 nós, sendo realizadas tres electrizantes regatas barla-sota.

Os barcos se comportaram bem nas duras condições de mar. No contravento estavam os quatro rendendo igual. A definição das colocações foi decidida pelo manejo dos barcos na empopada. Com o asimétrico em cima, a velocidade dos barcos não baixava dos 20 nos, garantindo um espectáculo emocionante. Venceu o Claro de Dag v. Appen.

O proximo encontro do campeonato chileno, se realizará nos días 27-28 de Novembro, tambem em Valparaiso, onde a flotilha ja contará com o 5° competidor, o ¨Mitsubishi¨, de Horacio Pavez. Dessa forma eles se preparam para a Regata do Norte no fim do ano, onde se espera a participação do Celfin Capital, que estava competindo no Brasil e na Argentina e do brasileiro Pajero, somando assim 7 barcos.

Resultados:

1. ¨Claro¨ 5 puntos, de Dag Von Appen
2. ¨Santander¨ 9 puntos, de Hermógenes Pérez de Arce y Jorge Araneda
3. ¨Movistar¨ 9 puntos, de Ramón Eluchans
4. ¨Entel¨ 15 puntos, de Per Von Appen

Nosso tripulante brilha no Hobie 16

Os paulistas Bernardo Baby Arndt e Bruno Oliveira garantiram o título de tetracampeão basileiros de Hobie Cat 16 em Morro de São Paulo.
Parabens Baby e Bruninho.
Bruninho, agora se o Baby deixar, chega de Hobie Cat e vamos treinar para Punta!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Santos Rio e Circuito Rio 2010

Foi corrido este feriado o 41o Circuito Rio e na 5a feira a 60a Santos Rio, essa ultima a mais antiga e tradicional regata de oceano brasileira.
A Santos Rio largou 5a feira as 13 horas da baia de Santos para fazer o percuso de 195 Milhas até a fortaleza da laje na entrada da baia da Guanabara. Na largada havia um SE medio para fraco (12 nós) com previsão de virar para leste. O Orson Mapfre largou bem e veio bem até as proximidades do montão de trigo onde o SE morreu. O Lucky e o Jazz, esse correndo RGS, o acompanharam a até aí mais atras e mais por fora. Ainda aproveitando o restinho de SE o Luky rumou cada vez mais para fora, enquanto o Orson Mapfre e o Jazz continuaram em direção a Ponta da Sela. Já de noite a decisão de ir por dentro ou por fora da ilha teve de ser tomada. O Orson Mapfre mais por terra e mais afrente começou a pegar um terralzinho e decidiu entrar por dentro do canal de São Sebastião e o Jazz seguiu para a Ponta do Boi. A Santos Rio foi decidida aí. O Leste previsto entrou bem por fora e lá ficou e era mais forte quanto mais longe se afastava da costa.
O Orson Mapfre seguiu no terral, mas este morreu antes de Ubatuba e ficou velejando com muito pouco vento todo o dia e toda a noite seguinte. As 10 da manhã do sabado ainda estava perto da Ilha do Jorge Grego quando desistiu da regata. Seguiu para a Marina Porto Real em frente ao Saco do Ceu, completou o tanque de diesel e seguiu a motor para o Rio. As 13 00 entrou o SW da frente fria com mais de 30 nós, levantando muito mar. Muito tarde para ter algum efeito na competição mas a tempo para proporcionar um transporte molhado e cheio de adrenalina até o Rio, onde chegou já no fim da premiação da regata. Junto com o Orson desistiram todos os barcos que foram pelo caminho de terra inclusive o San Chico, importante concorrente, e dois dos tres 40.7 da escola naval.
Enquanto isto o Ventaneiro, vencedor da Orc 600 fez uma ótima regata bem por fora e cruzou as 11:30 da manhã do sabado depois de uma disputa de bordos com o Miragem, BB 40, vencedor da Orc club. O Lucky que tambem fez uma ótima regata por fora, aterrou um pouco cedo perdendo por 12 minutos do corrigido para o Ventaneiro. O Jazz fez tambem uma grande regata chegando menos de 30 minutos no real atras do Lucky, pegando a entrada de frente para fazer sua aproximação final e ganhando a RGS.

Santos Rio

Data : 28/10/10 Distancia : 195.0 Coeficiente : 1.00 Sistema de Pontuação Inshore Linha de Performance

Numeral Barco Propiet . Class Hora Chegada Tempo Real Tempo Cor. Obs Pontos
VENTANEIRO RENATO CUNHA 46:30:28 00:00:00 2
LUCKY V RALPH DE V. ROSA 49:09:50 00:12:10 4
MARLIM GREMIO DE VELA E.N. 47:04:03 01:02:06 6
DOURADO GREMIO DE VELA E.N RDG 8
SANCHICO2 FRANCISCO FREITAS DNF 9
ORSON MAPFRE CARLOS E S SILVA DNF 9
BIJUPIRA GREMIO DE VELA E. N. DNF 9

Domingo, dia de votação as regatas começaram as 14 00 e ainda cansados da vespera fomos para a raia. Ventava 17 nós de SW com rajadas de 20 e durante as regatas o vento subiu mais um pouco dando rajadas de quase 25. A maré que começou a vasar logo no começo da regata (ainda com alguns braços de reversa)começou a formar uma bela ondulação, particularmente na entrada da baia.
Largamos bem mas espremidos entre o Sorsa e o Maximus, demoramos a adquirir liberdade para cambar. O Lucky que ia um pouco mais a barla e com mai velocidade começou a se afastar. Cambamos em direção a botafogo no meio da flotilha, cambamos de novo para a boia logo atras do San Chico (para quem pagamos um caminhão) e atrasados em relação ao Lucky. Entramos no popa numa rajada bem forte, mas seguimos firme a quase 8 nos. A nossa frente varios veleiros atravessavam Pluf, Duma e um Beneteau da Escola Naval. Jaibamos e fomos para a boia chegamos um pouco no San Chico. O Lucky mais perto ainda estava um bom tanto a frente e grudamos no Dourado e fizemos a boia juntos mas estavamos um pouco adiantados para conseguir entrar por dentro. Tocamos por baixo dele indo em direção a Escola Naval. Nesse momento tudo começou a quebrar. Foi-se quase ao mesmo tempo o carrinho da genoa e a catraca de driças da direita. Demos o bordo e amarramoso carrinho na ancoragem do estaiamento. Meio chochos seguimos em frente vela esquerda quando uns poucos minutos depois o Good Vibe veio, vela direita, cruzar a nossa proa. Depois de muitos gritos de desespero e manobras evasivas, conseguimos evitar o quase naufragio. O Good Vibe foi pagar sua penalidade e nós seguimos um pouco mais antes de cambar para o Morro da Viuva. Com isso o Dourado escapou. O Lucky fez um ótimo contravento chegando na boia direto pelo meio e abriu mais um pouco. Nós subimos o balão num jibe set para aproveitar o lado debaixo favorecido e chegamos novamente na flotilha cruzando logo atras do Dourado. Na correção o SanChico, que fez uma ótima regata ganhou de todos, superando o Lucky, que tambem fez uma regata brilhante, por 3 segundos. Este superou o sempre eficiente Ventaneiro por 10 segundos. O Marlin entrou entre nós corrigindo bons 2 minutos e meio a nossa frente. Foi uma boa regata, cheia de contratempos, que conseguimos superar mas que prejudicaram um pouco a nossa performance.

Regatas Barla Sota
1a regata
31/10/10 DistAncia : 5.6 Coeficiente : 1.00
Percurso Construido Curva de Performance
1 SANCHICO2 FRANCISCO FREITAS 00:56:18 00:00:00 9.25
2 LUCKY V RALPH VASCONCELOS ROSA 00:54:00 00:00:03 8.00
3 VENTANEIRO RENATO CUNHA 00:52:38 00:00:13 7.00
4 MARLIM GREMIO DE VELA E. N. 00:52:40 00:00:25 6.00
5 ORSON MAPFRE CARLOS E. S. SILVA 00:57:08 00:02:54 5.00
6 NAVY BLUE PATRICK M VALANSI 00:57:20 00:04:08 4.00
7 DOURADO GREMIO DE VELA E. N. 00:56:53 00:04:35 3.00
8 BIJUPIRA GREMIO DE VELA E. N. 00:57:13 00:04:50 2.00
9 GOOD VIBE JOAO M. M. ALMEIDA 01:02:21 00:08:20 1.00
(c) Copyright - CyAltura - 6.02 Data 31-10-10 Hora 18:14:

A segunda regata largou poucos minutos após o termino da primeira. O vento tinha aumentado e nosso material estava dando prego e resolvermos sair de genoa 4. Durante o intervalo mal tivemos tempo de reforçar as nossas gambiarras no carro de genoa e tambem na redução da escota da mestra e passamos levantar a genoa com a driça extra de balão que usa a outra catraca. O Lucky, ao nosso lado na largada colocou tambem a genoa 4. Largamos bem, acompanhando o Lucky com um pouco menos altura mas aos poucos esse foi abrindo, ficamos marcando o Sanchico. Tentamos fazer a magica do Lucky na regata anterior de chegar na boia direto pelo meio da raia mas a virada de vento não foi tão pronunciada, conseguimos manter a posição na flotilha pois o vento caiu um pouco e estava faltando vela. Na boia fizemos um jaibe set e fomos atras da flotilha. No popa nos aproximamos do dois 40.7 a nossa frente o Bijupira e o Navy Blue. Trocamos a genoa no popa e na boia de sota subimos a genoa 2. O Lucky a nossa frente continuava de 4. No contravento reduzimos a nossa distancia dele em 1/3 mas a distancia entre ele e o Marlim aumentou significativamente. No fim do contravento passamos o Navy Blue e reduzimos a distancia para o Bijupira que fez a boia logo a nossa frente. De novo com um jibe set fomos para a esquerda da raia, mais fora da correnteza. Cruzamos 13 segundos atras do bijupirá e 6 a frente do Navy Blue, 30 segundo atras do Lucky. No corrigido o Sanchico ganhou novamente a 8 segundos do Ventaneiro. O Marlim fez uma boa regata ficando 37 segundos atras dele e ganhando do Lucky por 25 segundos.Nós chegamos mais uma vez em 5o lugar a 21 segundos do Lucky.

2a regata
31/10/10 Distancia : 5.6 Coeficiente : 1.00
Percurso Construido Curva de Performance

1SANCHICO2 FRANCISCO FREITAS 00:54:07 00:00:00 9.25
2VENTANEIRO RENATO CUNHA 00:50:30 00:00:08 8.00
3MARLIM GREMIO DE VELA E. N. 00:51:04 00:00:45 7.00
4LUCKY V RALPH VASCONCELLOS ROSA 00:53:19 00:01:10 6.00
5ORSON MAPFRE CARLOS E. S. SILVA 00:53:53 00:01:31 5.00
6NAVY BLUE PATRICK M. VALANSI 00:53:59 00:03:05 4.00
7BIJUPIRA GREMIO DE VELA E.N. 00:53:39 00:03:06 3.00
8GOODVIBE JOAO MARCOS M. ALMEIDA 00:56:25 00:04:21 2.00
9DOURADO GREMIO DE VELA E. N. 00:57:34 00:07:04 1.00
(c) Copyright - CyAltura - 6.02 Data 31-10-10 Hora 18:18:45


Na 2a feira chuvosa e sem vento a regata Vitor Demaison não aconteceu. Depois de umas 3 horas e meia de chuva a regata foi cancelada e voltamos para o clube.
Na 3a feira com um SE de uns 12 nós largou a 3a Barla sota. Largada dificil de novo imprensado entre o Sorsa e o Maximus. A maré tinha começado a vasar a pouco e era fundamental encontrar os braços de maré e as reversas. O barco estava andando bem mas tinhamos dificuldade de encontrar o caminho e acabamos de novo ficando na disputa com o San Chico no real. Chegamos bem na boia junto com o Navy Blue e o Bijupirá e Lucky logo a frente. No popa encontramos um braço de reversa pelo lado direito da raia e começamos a andar. Para ficar nela tivemos que orçar um pouco seguindo o Bijupirá e o Navy blue. Os concorrentes foram pelo outro lado e nós começamos a parecer melhor e alcançar o Lucky. O primeiro o Bijupirá e depois o NAVY bLUE jaibaram para a boia, nós achamos que era cedo e seguimos para pegar um angulo melhor. Exageramos, fazendo um caminho maior que o necessario e caindo de volta na correnteza, perdendo dessa forma o terreno que tinhamos conquistado. O Bijupirá encostou no Lucky o Navy blue fez a boia em seguida e o Sanchico, vindo pelo outro lado ainda chegou antes de nós. Tinhamos perdido a nossa chance. Fizemos o contravento sem novidades consolidado estas posições. Subimos o balão e demos o jaibe cedo pois agora já não havia mais reversa. Quase todos estavam pelo mesmo lado e cruzamos sem alteração das posições. Na correção dos tempos a vitoria ficou com o Ventaneiro a 38 segundos do SanChico que dessa vez corrigiu em 2o. O Lucky corrigiu em 3o um minuto e meio atras. O Marlim ficou em 4o a pouco menos de um minuto atras o Navy Blue em 5o e o Bijupirá corrigiu em 6o um bom minuto antes de nósque ficamos em 7o. Resultado decepcionante.

3a Regata
02/11/10 Distancia: 5.4 M Coeficiente : 1.00
Percurso Construido Curva de Performance

1VENTANEIRO RENATO CUNHA 00:57:03 00:00:00 1.00
2SANCHICO2 FRANCISCO FREITAS 01:02:08 00:00:38 2.00
3LUCKY V RALPH VASCONCELOS ROSA 01:01:00 00:02:04 3.00
4MARLIM GREMIO DE VELA E. N. 00:59:49 00:03:00 4.00
5NAVY BLUE PATRICK M. VALANSI 01:01:06 00:03:16 5.00
6BIJUPIRA GREMIO DE VELA E.N. 01:00:40 00:03:46 6.00
7ORSON MAPFRE CARLOS E. S.SILVA 01:03:57 00:04:34 7.00
8DOURADO GREMIO DE VELA E. N. 01:03:05 00:06:18 8.00
9GOOD VIBE JOAO MARCOS ALMEIDA 01:04:33 00:06:57 9.00
(c) Copyright - CyAltura - 6.02 Data 02-11-10 Hora 16:22:53
Em seguida foi ralizada a segunda regata do dia. O vento não se alterou e agora a maré vazante estava plenamente estabelecida. Demos uma boa largada e usando o lado esquerdo da raia com corrente favoravel e boas rajadas, deixamos o San Chico para tras e conseguimos montar a boia de barla a frente do Lucky e bastante bem na flotilha no meio dos 40.7 da escola Naval. Subimos o balão com um jaibe set e mantivemos a posição até a boia. Chegamos na boia junto com Bijupirá, estavamos vela esquerda e ele vela direita, jaibamos a uns 3 barcos da boia e ficamos em compromisso fazendo a boia por dentro dele. Demos imediatamente o bordo para o lado esquerdo da raia, que na volta anterior fora tão proveitoso. O Bijupirá e mais atras, o Lucky ficaram no mesmo bordo em direção a Escola Naval. Nós deveriamos ter cambado para cobrir, mas não o fizemos. O vento girou uns 15 graus favorecendo brutalmente o lado direito e lá ficamos nós do lado errado perdendo que haviamos ganho na primeira volta. Fizemos a boia atras e subimos o balão e jaibamos tentando dessa vez estar do lado certo da virada e fora da corrente. No inicio do popa nos adiantamos e parecia que iriamos nos recuperar, mas amedida que a perna avançava o vento caiu e rondou de novo favorecendo os barcos do meio que ficaram com melhor angulo. Cruzamos atras inclusive do SanChico, corrigindo novamente em 7o lugar. O Lucky corrigiu em 5o, colocando o Bijupirá entre nós. O Marlim corrigiu em 4o, o SanChico em 3o e o Navy Blue em ótima Regata corrigiu em 2a a menso de 1 minuto do ventaneiro. Com isso o Ventaneiro venceu o Circuito com tres vitorias, inclusive na Santos Rio, dois segundos e um terceiro. O SanChico numa ótima campanha ficou em segundo, apesar do DNF na Santos Rio, com duas vitoria um segundo e um terceiro. O Lucky ficou com o terceiro lugar do podio, com dois segundos, inclusive na Santos Rio e um terceiro um quarto e um quinto. A consistencia do Marlim lhe garantiu um 4o lugar e ótimo resultado na ultima regata fez o Navy Blue passar a nossa frente e ficar com o 5o. O Orson Mapfre ficou em 6o. Um resultado decepcionante, mas foi uma esperiencia fundamental para a preparação do Circuito do Atlantico Sur em Punta. As quebras aconteceram a tempo de serem sanadas. Treinamos largar e correr com barcos maiores e a enfrentar raias dificeis como a baia de Guanabara.
O barco já está na Ilhabela se preparando para a ultima etapa da Mitsubishi Cup Campeonato da Ilhabela, nosso ultimo compromisso do ano.

4a Regata
02/11/10 Distancia : 5.4 Coeficiente : 1.00
Percurso Construido Curva de Performance

1 VENTANEIRO RENATO CUNHA 00:57:22 00:00:00 1.00
2 NAVY BLUE PATRICK M. VALANSI 00:58:51 00:00:46 2.00
3 SANCHICO2 FRANCISCO FREITAS 01:03:28 00:01:30 3.00
4 MARLIM GREMIO DE VELA E. N. 00:59:09 00:02:01 4.00
5 LUCKY V RALPH VASCONCELLOS ROSA 01:02:33 00:03:08 5.00
6 BIJUPIRA GREMIO DE VELA E. N. 01:00:49 00:03:35 6.00
7 ORSON MAPFRE CARLOS E. S. SILVA 01:04:29 00:04:42 7.00
8 DOURADO GREMIO DE VELA E. N. 01:04:43 00:07:37 8.00
9 GOODVIBE JOAO MARCOS M. ALMEIDA 01:06:07 00:08:27 9.00
(c) Copyright - CyAltura - 6.02 Data 02-11-10 Hora 16:23:09