com a ultima regata Orson Mapfre fica com o vice na orc
apesar da concorrencia dos menores, o favorito Touche super,garante o campeonato na ultima regata
Fram tambem garante a vitoria na RGS na ultima regata
3a Regata
Neste 2o fim de semana estava programado para o sabado uma regata de percurso. A previsão de tempo porém indicava vento fraco de SE e diante da falta de regatas no domingo da semana anterior a Comissão resolveu fazer 2 barla sotas na raia da Ponta das Canas. Foi montado um percuso de 5.2 milhas de 4 pernas.
O vento não estava tão fraco como o indicado pela previsão ficando em torno de 10 a 12 nós com rajadas de 14. Depois de largarem os HPE, foi dada uma primeira largada para as classes orc e rgs a e b e muitos barcos queimaram a largada ocasionando uma chamada geral. Foi dada uma segunda largada com bandeira preta. Nessa o Realizado, o Alegria e Sextante queimaram a largada sendo desclassificados. Nós arriscamos tentar uma largada vela direita que foi frustrada pelo Touche que se adiantou na linha nos forçando a cambar e tentar uma largada vela esquerda junto a boia logo a sua frente. Chegamos segundos cedo e para não estourar batemos na boia e tivemos que pagar um 360. O pequeno Sarue (SK 21) que tentava a largada vela direita junto conosco conseguiu se desviar do Touche e orçar antes do veleiro que vinha atras e dar uma otima largada. Para nos foi uma regata de recuperação, pois estavamos muito mal. Demoramos para despachar o Sarue e o BL3. Chegamos na primeira boia vela direita atras de todos os grandes: Touche, já quase meia perna a frente, o Fram, Jazz, cruzaram a nossa proa e foram para a boia. Tivemos ainda que dar passagem para o Inae e Harpia que vinham muito perto com preferencia, antes de fazer um jibe set e seguir de balão tentando a recuperação. Fizemos um bom popa ultrapassando o Harpia e o Inae, este ultimo na boia. O Jazz tinha ultrapassado o Fram e nós seguimos no seu encalço. No contravento conseguimos encostar no Fram, mas no popa ele abriu de novo e cruzamos 20segundos atras dele e 50 segundos atras do Jazz. Resultado decepcionante.
Na correção de tempo o vencedor foi o Sarue que deu uma largada perfeita e fez uma ótima regata. O Touche apesar de chegar 19 minutos a sua frente perdeu por 40 segundos. Nós apesar de ganhar facil do Asbar que não fez uma boa regata, chegamos em 3o graças a desclassificação dos nossos principais contedores o Realizado e o Alegria. Caso estivessemos todos na mesma classe, o Palmares seria o terceiro, o Jazz o 4o. Nós provavelmente ganhariamos do Fram, mas iriamos disputar o 5o lugar com o Anequim, Bl3 Beamtech, que chegaram muito proximos, ficando ainda o Nomad empatado com o Fram disputando o 8o atras de nós.
Resultados regata 3 ORC
1 SARUE DIEGO ZARAGOZA 01:06:59 00:00:00 1.00
2 TOUCHE SUPER ERNESTO BREDA 00:48:43 00:00:40 2.00
3 ORSON MAPFRE CARLOS E S SILVA 00:57:35 00:03:35 3.00
4 ASBAR II SERGIO KLEPACZ 01:03:58 00:05:16 4.00
5 SEXTANTE THOMAS L SHAW DNS 8.00
REALIZADO JOSE LUIS APUD BFD 0.00
ALEGRIA CARLOS A GALLO RAMALHO BFD 0.00
Reg 3 - RGS A
JAZZ VALERIA RAVANI 0:56:48 0:57:57 1.0
FRAM FELIPE M AIDAR 0:57:15 0:59:34 2.0
INAÊ BAYARD UMBUZIERO F. 0:58:14 1:02:38 3.0
HARPIA LVM EMP.PART. 0:58:34 1:03:07 4.0
Reg 3 - RGS B
PALMARES JOSÉ ROMARIZ F. 1:00:46 0:57:34 1.0
ANEQUIM PAULO F. MOURA 1:04:42 0:59:07 2.0
BL3 BEMATECH CLAUBERTO ANDRADE 1:04:03 0:59:26 3.0
NOMAD MAURO DOTTORI 1:00:59 0:59:34 4.0
BLUE TOO BL3 DOMINGOS KARELLI 1:04:20 1:00:50 5.0
SUDUCA MARCELO CLARO 1:05:28 1:01:21 6.0
Regata 4
A regata 4 foi corrida após o termino da 3, com a mesma raia com um vento um pouco mais fraco 8 a 10 nós pois o SE estava morrendo. Acamos por dar uma largada igual a da primeira regata igualmente frustrada e com o mesmo resultado, batida na boia. Depois de pagar um 360 fizemos novamente uma regata de recuperação. Dessa vez os barcos grandes tiveram um desempenho pior o que nos deu uma falsa impressão que estavamos melhor na regata. Depois de uma disputa na primeira perna despachamos o Inae chegando com o Jazz e o Fram na boia, estando eles com direito tivemos que dar passagem. No popa quando jaibamos e convergimos com o Jazz, estavamos na frente. Fizemos a boia e partimos no encalço do Fram. Ele abriu no contravento pegando mais vento pelo meio e no popa manteve a distancia chegando quase um minuto na nossa frente. Mas como já disse não era a regata dos grandes. O Sarue ganhou novamente, apesar do Touche chegar 20 minutos na frente e dessa vez o Alegria o acompanhou pegando 2o lugar. O Touche chegou em 3o e o Sextante, outro SK 21 ficou em 4o menos de um minuto atras dele no corrigido. Antes de nós ainda corrigiu o Realizado ganhando por pouco menos de um minuto do Orson Mapfre e o Asbar corrigiu 42 segundos atras deste.
Confirmando que está era uma regata dos pequenos, na RGS a classe B quase em peso chegou na frente da classe A. Se estivessemos todos na mesma classe o resultado até o 7o ficaria o mesmo da orc. O Palmares, o Nomad, Anequim e Suduca chegaria a frente do Fram e o Beamtech BL3 a frente do Jazz.
Resultados regata 4 ORC
1 SARUE DIEGO ZARAGOZA 01:19:20 00:00:00 1.00
2 ALEGRIA CARLOS A GALLO RAMALHO 01:26:55 00:04:35 2.00
3 TOUCHE SUPER ERNESTO BREDA 00:59:16 00:05:12 3.00
4 SEXTANTE THOMAS LEOMIL SHAW 01:29:38 00:06:07 4.00
5 REALIZADO JOSE LUIS APUD 01:14:24 00:06:15 5.00
6 ORSON MAPFRE CARLOS E S SILVA 01:11:27 00:07:06 6.00
7 ASBAR II SERGIO KLEPACZ 01:15:39 00:07:48 7.00
Reg 4 - RGS A
FRAM FELIPE M AIDAR 1:10:36 1:13:28 1.0
JAZZ VALERIA RAVANI 1:12:20 1:13:48 2.0
INAÊ BAYARD UMBUZIERO F. 1:12:07 1:17:34 3.0
HARPIA III LVM EMP PART 2:13:24 2:23:45 4.0
Reg 4 - RGS B Cat
PALMARES JOSÉ ROMARIZ FILHO 1:15:58 1:11:58 1.0
NOMAD MAURO DOTTORI 1:14:12 1:12:28 2.0
ANEQUIM PAULO F. MOURA 1:19:47 1:12:54 3.0
SUDUCA MARCELO CLARO 1:18:14 1:13:18 4.0
BL3BEMATECH CLAUBERTO ANDRADE 1:19:21 1:13:38 5.0
BLUETOO BL3 DOMINGOS CHIARELLI1:18:55 1:14:37 6.0
Regata 5
Fomos para a 5a regata empatados com o Touche, os dois com resultados muito pouco consistentes. Os pequeninos SK21 favorecidos no sabado e na semana anterior estavam muito perto. Se não fosse a largada escapada o Alegria poderia estar na frente. O domingo amanheceu lindo como o sabado e parecia que seria igual, SE de 8 a 10 nós com rajadas. Como a largada deveria ser uma hora mas cedo fomos todos para a raia da ponta das Canas entre 10:30 e onze horas e ninguem viu que o sul estava brigando para entrar no canal a partir de umas 11 30.
A largada foi dada as 11 40 depois da dos HPE. A raia era bem maior com 7.2 milhas e 4 pernas. Depois do desastre da vespera decidimos largar na juria. A um minuto do tiro quando nos aproximavamos primeiro o Inae tentou entrar de paraquedista, mas nós fechamos a passagem e o fizemos girar, mas o Fuga que tambem vinha paraquedista forçou a passagem, só desviando no ultimo momento quando já tinha garantido o seu espaço junto a juria evitando por pouco de nos abalroar. Era só o que faltava!
Demos uma boa largada abaixo do Jazz e do Fram. O primeiro logo cambou para a ilhabela e o Fram manteve o rumo nos segurando por alguns minutos quando cambou, passamos um pouco e fomos junto. Pouco depois o Jazz cruzou a nossa proa e depois o Harpia. Vimos que o Touche seguia para o lado esquerdo e parecia muito bem. A boia estava bem longe e provavelmente isso deveria neutralizar a vantagem usual do bordo da ilha. Decidimos dar o bordo e seguir pelo meio. O Touche foi o primeiro na boia de barla, atras dele veieram em otima posição o Harpia, o Fram, nós e o Jazz. Fizemos um bom popa e chegamos na boia a frente do Fram e do Jazz. fizemos a boia e demos imendiatamente o bordo, indo para o lado esquerdo da raia. Enquanto subiamos bem começamos a ver nuvens que vinham da ilhabela contra o vento e rajadas localizadas. Algo ia mudar! Demos imediatamente o bordo para a direita para pegar a provavel virada de vento. Do meio da raia para frente o vento estava louco. rajadas com mais de 45 graus de difereça. O sul estava brigando para entrar. Passamos a velejar como um laser, cambando em cada mudança de rajada. Estava dificil de chegar na boia mas tinhamos nos distanciado de toda a flotilha, só o Touche tinha chegado na boia pela esquerda onde o vento estava menos instavel. Pela esquerda vinha tambem o Harpia bem mais atras. Os outros estavam pela direita muito atras, alguns não tinham nem começado o contravento. Em fim chegamos na boia um pouco a frente do Harpia levantamos o balão e logo jaibamos para a esquerda. O vento estava mais forte mas muito variavel sendo bem dificil regular o balão. O Harpia vinha atras mas o seu assimetrico era muito mais facil de regular para o vento variavel. Já perto da chegada nos ultrapassou indo direto para a boia enquanto ainda nos faltava um ultimo jaibe. O Harpia chegou 2 minutos e meio a nossa frente ganhando a RGS. Nós perdemos para o Touche o corrigido por 1 minuto e 27 segundos, dando a ele a vitoria nessa peimeira etapa. O Realizado, o concorrente mais proximo chegou 6 minutos e 11 segundos atras de nós corrigindo um minuto atras. O Asbar chegou quae meia hora depois e os SK21 ficaram muito atras (o Alegria uma hora depois e o Sarue uma hora e meiao Sextante quase 2 horas). Na RGS o Fram foi o segundo, chegando 3 minutos depois do Orson Mapfre. O Jazz chegou 12 minutos atras dele, mas corrigiu atras do Anequim, do Palmares e do Nomad. Os 2 Bl3 fecharam, já qu o Inae e o Suduca desistiram. Se todos estivessemos na mesma classe, nós continuariamos em 2o e o Harpia disputaria o 3o com o Realizado.O Anequim corrigiria em seguida a frente do Fram. O Palmares e o Nomad corrigiriam ainda a frete do Jazz e o Asbar a frente dos dois BL3 e por fim os SK21. Definitivamente uma regata de barcos grandes.
No acumulado o Touche ganhou a ORC um ponto a frente do Orson Mapfre, ficando o Alegria em terceiro. A RGS A foi ganha pelo Fram. O Jazz ficou em 2o e o Inae em terceiro. A RGS B teve o Palmares, o Anequim e o Nomad no podio nessa ordem.
Um lindo campeonato, abrilhantado pela unificação da orc que tornou a prova mais competitiva para todos, permitindo que barcos menores aproveitassem as oportunidades e vencessem quando essas condições prevaleciam e que os barcos grande fizessem o mesmo nas regatas cujas condições lhes fossem propicias
Resultados regata 5 ORC
1 TOUCHE ERNESTO BREDA 01:23:45 00:00:00 1.00
2 ORSON MAPFRE CARLOS E S SILVA 01:40:04 00:01:27 2.00
3 REALIZADO JOSE LUIS APUD 01:46:15 00:02:31 3.00
4 ASBAR II SERGIO KLEPACZ 02:11:03 00:28:20 4.00
5 ALEGRIA CARLOS A GALLO RAMALHO 02:45:09 00:30:10 5.00
6 SARUE DIEGO ZARAGOZA 03:19:24 00:58:59 6.00
7 SEXTANTE THOMAS LEOMIL SHAW 03:35:09 01:04:30 7.00
Resultados RGS A
HARPIA III LVM EMP. PART. 01:37:36 1:45:10 1.0
FRAM FELIPE M. AIDAR 01:43:37 1:47:49 2.0
JAZZ VALERIA RAVANI 01:55:07 1:57:27 3.0
INAÊ BAYARD UMBUZIERO F. DNF 5.0
Resultados RGS B
ANEQUIM PAULO F. MOURA 1:56:10 1:46:08 1.0
PALMARES JOSÉ ROMARIZ FILHO 1:55:10 1:49:06 2.0
NOMAD MAURO DOTTORI 1:55:04 1:52:23 3.0
BL3BEMATECH CLAUBERTO ANDRADE 2:06:48 1:57:40 4.0
BLUETOOBL3 DOMINGOS CHIARELLI 2:21:29 2:13:47 5.0
SUDUCA MARCELO CLARO DNF 7.0
segunda-feira, 28 de março de 2011
Copa Suzuki Campeonato de Oceano de Ilhabela 1a Etapa
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E aí comandante, alguem esta comentando algo sobre IRC aí em SP ou vai ser que nem a SMP2 natimorta?
ResponderExcluirPara este ano, acho que não vai rolar pois todo mundo, eventos e equipes, já estão comprometidos. A RISW,se não for por outra razão, deve seguir o praticado pelos parceiros argentinos, que mantiveram as duas formulas no Circuito Atlantico Sur Rolex caso haja barcos dispostos a isso. Os proprietarios dos barcos orc por aqui seguem a discussão de longe e por enquanto não se dispuseram a medir os barcos por outra regra.
ResponderExcluirCreio que ou vai haver uma fusão das regras a nivel internacional e aí todo mundo segue ou seria necessario um lançamento experimental da regra IRC, medindo barcos a custos MUITO reduzidos e fazendo os correr paralelamente na sua classe e na IRC. Apenas com a experiencia SUBSIDIADA de correr nas duas regras e sentir as diferença e as vantagens, que os proprietarios se disporão a mudar.
Eu acho por aí mesmo... mas a medicao da IRC é bem mais barata que a ORC, cerca de EUR 150, nao? Corro de RGS mas a regra apesar dos esforcos da turma que gere, que eh bem seria e esforcada a regra eh bastante imperfeita, se puder vou migrar p IRC
ResponderExcluirA IRC é bem mais aperfeiçoada que a RGS, medindo a maior parte das variaveis que fazem um barco andar (lembra a SMP2) e tem a vantagem de ser internacional e ter centenas de barcos (de quase todos os tipos)medidos por ela.
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