terça-feira, 25 de outubro de 2011

Santos Ilhabela 2011

Na maré de prestigiar regatas regionais ( o ICRJ está dando mais enfase na Angra Rio que à tradicional Santos Rio, com mais de 60 edições) decidimos correr a Santos Ilhabela em vez da Santos Rio e só depois irmos para o Circuito Rio, já com um balde. Muitos dos membros da tripulação estavam com compromissos de trabalho para o fim de semana que impediam a participação em uma regata mais longa. A decisão aparentemente estapafurdia acabou se revelando sábia. A sexta feira 21 nos presenteou com um dia lindo mas com uma violenta ressaca (ondas em alguns momentos com mais de 3 metros) e um SE de mais de 25 nós, apertando a tarde e a noite para mais de 30 nós. Estas condições iriam provocar a quebra de varios barcos e muitas desistencias. Na manhã do sabado haviam chegado mais barcos da Santos Rio na Ilhabela, alem dos da Santos Ilhabela, doque chegariam ao Rio.
Um pouco leves, com dois tripulantes faltando, largamos as 13 00. A largada da Santos Ilhabela foi conjunta com a da Santos Rio, o que propiciou um belo espetaculos de mais de 40 barcos, se destacando o S40 Magia, o Sorsa, os Beneteau da Escola Naval, o Sessentão, o Cairu III (lindo classico da decada de 50), o Miragem e o Lucky(Malbec 360) da Santos Rio e o Atrevida (com os prefeitos das duas cidades e o proprietario ex senador), Land Rover, Harpia, ForSale, Orson Mapfre e varios barcos menores da santos Ilhabela. O balanço da Corveta que estava na largada já mostrava que o dia não seria facil.
Como não temos genoa 3 decidimos largar de 2 e aguentar até que o vento aumentasse ultrapassando o seu limite. Largamos bem na juria e nos mantivemos até que o Sessentão muito maior, depois de alguma disputa, nos ultapassou por barla e começou a jogar vento sujo. demos um bordo para livrar o vento e voltamos com altura para passar a ponta do Monduba. Entramos na enseada do Guaiuba, ultrapassando o Lucky que largou mais livre pelo meio da linha, mas que já estava de genoa 3. Antes mesmo da Moela o Sorsa, provavelmente com alguma avaria desistiu e passou por nos voltando.
Passada a Moela o vento aumentou para mais de 25 e o mar cresceu bastante, para aguentar as velas tinhamos que deixar o rumo cair em direção ao continente, o Lucky atras de nós ja começara a cair para a terra, resolvemos manter o rumo e diminuir o velame, mas com toda aquela onda era melhor rizar a mestra. Depois de uma boa hora com a mestra rizada o vento virou para Leste e contionuou a apertar. Nós fizemos um piling para genoa 4. Foi otimo pois logo depois as rajadas começaram a passar dos 30 e o mar a quebrar. O Lucky que tinha tomado a decisão acertada deixando cair o rumo até chegar perto de terra aproveitou a virada do vento para dar o bordo e cruzar a nossa frente rumando para a Ponta do Boi por fora da Ilhabela. Quem estava tambem por terra mas atras de nós era o Atrevida que naquele mar e vento proporcionava um lindo espetaculo com as velas em cima cortando as ondas e o mar lavando o conves. Por fora a alguma distancia na nossa altura estava o Harpia. A nossa frente os Beneteau 40.7 da escola naval e o Land Rover.
Chegando no Montão de Trigo o mar melhorou um pouco parando de quebrar, pois não só entramos na sombra da Ilha, como, com a virada do vento, a Ilhabela passou a nos proteger, o vento porem se mantinha nos 30 nós. Antes do anoitecer os barcos da Santos Rio deram o bordo para fora em direção a Ponta do Boi. Não invejava a noite que eles iam ter de passar por fora da ilhabela! Já estava ruin o suficiente na sombra da ilha. Demos o bordo em terra e passamos por fora das Ilhas. Com o cair da noite o vento baixou para uns 20 e poucos nós e nós tiramos o rizo da mestra mas continuamos com a genoa 4. Atras podiamos ver as luzes do Atrevida contra o perfil mais escuro do montão de Trigo, fora em um pouco a frente estava o Harpia. Uma correnteza muito forte saia do canal, nós encostamos na terra perto de Maresias e passamos novamente para genoa 2. Fugindo da correnteza o barco começou a andar mais. Encostamos na ilha de Toque toque onde o vento voltou a aumentar e a luz do Harpia la fora tinha ficado um pouco mais para tras. Saindo da sombra do Toque toque bem junto as pedras ja estavamos pegando o vento mais forte do canal e começamos a procurar o farolete verde contra as luzes da ilhabela, livramos a ponta da ilha com o seu farolete e demos o bordo para o lado do Guaica/Baraqueçaba para nos proteger da corrente. Estavamos a menos de 3 milhas e já pensavamos em chamar a juria quando o barco se desgovernou e deu o bordo, continuou virando e deu o jaibe e continuou virando. ????? M..... C.....@#$%& !!!!! Quebrou o leme. Um catamarã que vinha a motor atras de nós bem perto, tomou um susto, mas desviou. Nós nos recuperamos tambem do susto, ainda tentamos segurar o barco no rumo com o piloto automatico, mas era muito vento. a cada rajada o barco dava trancos no leme e no piloto. Não tem jeito. Velas para baixo, motor e abandono depois de mais 10 horas de regata eram 23 15 da noite.
Depois de ver os resultados aumentou a decepção pois o Land Rover fazendo uma ótima regata, poupando o barco em condições dificeis chegou pouco antes das onze da noite ganhando a fita azul. Numa regata de mais de 50 milhas ele paga para nos quase duas horas. Estavamos andando 5.5 nós na correnteza caia para 4 e pouco isto é na pior da hipoteses uma hora para cruzar a linha provavelmente em torno da meia noite. Com o abandono entregamos a ele a merecida vitoria no tempo corrigido. O Harpia foi o segundo a cruzar ganhado a RGS, pouco depois o Atrevida cruzou ganhando a bico de proa.
No dia seguinte o balanço da noite por fora da ilha da flotilha da Santos Rio: 8 veleiros avariados buscaram abrigo no YCI

Miragen BB 41 (mastro quebrado)
Lucky Malbec 360
Cairu III classico de 48 pés
Nirvana 45 Pés
Varuna 40 Pés
San Chico Trip 33
Bijupirá 40.7 (Escola Naval)
Dourado 40.7 (Escola Naval)

Ainda estamos no controle de avarias mas existe uma boa possibilidade que o ORSON MAPFRE não va para o Circuito Rio e fique aqui pela ilhabela se preparando para a ultima etapa da Suzuki Cup e para mais uma Volta a Ilha.

Regata Santos-Ilhabela 2011 – Resultados:

ORDEM DE CHEGADA


LAND ROVER ORC 22:53:04 FITA AZUL

HARPIA III RGSA 24:32:09

ATREVIDA B.PROA 24:38:03

FOR SALE RGSA 02:36:36

ELMO B.PROA 03:10:53

APOENA RGSB 05:26:16

ANEQUIM RGSB DNF

SANTERIA RGSB DNF

ORSON MAPFRE ORC DNF

BAR A VENTO REVEC DNF

MILLENIUM STAR REVEC DNF


CLASSE - ORC

BARCO TMFAA CLASSE CHEGADA TEMPO REAL TEMPO CORRIGIDO

LAND ROVER 1,1232 ORC 22:53:04 09:53:04 11:06:08

ORSON MAPFRE 0,9506 ORC DNF


CLASSE - RGS

HARPIA III 1,0697 RGS A 00:32:09 11:32:09 12:20:24

APOENA 0,9399 RGS B 05:26:16 16:26:16 15:27:00

ANEQUIM 0,9104 RGS B DNF

SANTERIA 0,8798 RGS B DNF


CLASSE - BICO DE PROA

ATREVIDA 1,0000 B.PROA 00:38:03 11:38:03 11:38:03

ELMO 1,0000 B.PROA 03:10:53 14:10:53 14:10:53


CLASSE - REVEC

FOR SALE 1,0965 02:36:36 13:36:36 14:55:24

BAR A VENTO 1,0000 DNF

MILLENIUM STAR 1,0000 DNF

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