Orson Mapfre vencedor da etapa da Copa Suzuki e campeão Paulista ORC 2011
Orson Mapfre no traves forçado da penultima regata
Tembó Guaçu que é o Loyal sob nova direção foi o principal concorrente na ORC foi o vice no campeonato Paulista 2011
Orson Mapfre no contravento após a largada
Nos ultimos dois fins de semana foi corrida, com muito vento, a 3a Etapa da Copa Suzuki, que valeria pelo Campeonato Paulista da classe oceano.
O primeiro fim de semana de regatas foi marcado por forte lestada, que inclusive impediu que mais da metade dos concorrentes da classe ORC chegassem a ilhabela para participar. A direção do evento, para manter o nivel de competição do campeonato, resolveu contar para o Campeonato Paulista apenas o segundo fim de semana.
A primeira regata foi um percurso dentro do canal, contando com vento forte de NE (20a 23 nós). Foi uma regata rapida, com uma só largada para todas as classes. Ela foi ganha pelo Orson Mapfre, que usou o Fram e o Jazz como parametro, pois seus concorrentes muito menores estavam bem atras. No dia seguinte foram corridas mais duas regatas barla sota com vento leste de 18 a 20 nós com rajadas um pouco mais fortes na segunda regata. Novamente o Orson Mapfre venceu as duas regatas, usando de paramento o Fram e o Jazz. Nós utilizamos sempre a genoa 4 para economizar as velas novas. Na primeira regata estavamos com pouca vela e tivemos que correr atras dos nossos dois parametros (da RGS) que estavam com mais vela e andando melhor. Na segunda regata, particularmente na ultima orsa, o vento aumentou bastante e a nossa genoa 4 funcionou maravilhosamente, permitindo que abrissemos bastante do Jazz e brigassemos com o Fram, para cruzarmos a linha em primeiro.
No segundo fim de semana entrou frente fria na 6a feira a noite e no sabado por volta das 12 00 (hora da largada) entrou uma paulada de SW (entre 22 e 25 nós) que ficou até a tarde com fortes rajadas que chegaram aos 30 nós. Depois de um retardamento de 30 minutos para as rajadas se estabilizarem, foram corridas, com forte adrenalina, duas regatas barla sota no canal. A primeira foi ganha novamente pelo Orson Mapfre que abriu 23 segundos no corrigido do Tembo Guaçu/Loyal. A segunda o resultado se inverteu. Nós nos atrasamos na largada, cruzando a linha mais de 1 minuto depois do tiro. O ventão entrou (25 a 30)no fim da primeira orsa. O Tembo Guaçu/Loyal já tinha feito a boia e disparou, O Land Rover e o ASA, a nossa frente, se atrapalharam e demoraram quase meia perna para subir o balão. Nós, com um eficiente jibe set, encostamos. No segundo contravento o vento aumentou mais ainda. Estavamos todos com excesso de vela, pois não coseguimos trocar a genoa no popa, muito apertado. O Tembo Guaçu fez a boia e continuou a abrir, o Land Rover colocou o spi e tambem abriu, mas, no meio da perna, deu uma atravessada espetacular, estourando o balão e ficando com uma grande parte dele presa a driça sem que fosse possivel arriar. O ASA apesar das dificuldade conseguiu fazer a perna sem problemas. Nós, que estamos só com o balão leve e que já tinha rasgado na primeira descida, resolvemos fazer a perna em asa de pombo. Resultado foi a merecida vitoria do Tembo Guaçu, ficando o Orson Mapfre em segundo e o ASA em terceiro.
No domingo, depois de muita chuva, o vento virou pra SE e la fomos nós para a raia da ponta das Canas para correr mais duas barla sotas. Na primeira regata o vento SE variou de 16 a 20 nós e rondou para leste no meio da primeira regata obrigando a comissão a mudar a boia na segunda volta. A rondada veio no fim da primeira orsa, quando colocamos a balão depois de um jaibe set vimos que la em baixo o Tembo Guaçu não estava conseguindo fazer a boia de balão, o mesmo com o Land Rover que o seguia de perto. Ao contrario do ASA que colocara o balão pelo outro lado e ainda tinha que jaibar, nós com o jaibe ser estavamos prontos para orçar para a boia num traves apertado enquanto que os outros tiveram que levantar a genoa para atingi-la. Cortamos uma boa distancia dos ponteiros e conseguimos fazer a boia logo a frente do ASA. Na segunda volta a comissão tentou acertar a raia, mas o vento continuou rondado para o leste fazendo com que ela continuasse torta. O ASA com mais linha dagua, nos ultrapassou na orsa mas a distancia para os ponteiros continava curta, pois o Tembo teve dificuldades na colocação do balão. Fizemos de novo o jaibe set, mas agora todos os barcos o tinham feito,e seguimos para a chegada que continuava a exigir um través apertado com rajadas fortes. Chegamos 6 minutos e pouco atras do Tembó mas corrigimos em primeiro, ficando ele em segundo.
Na segunda regata o vento firmou em ESE e a comissão acertou a raia para ele. Largamos muito bem e fizemos uma regata tranquila, correndo o nosso rating seguindo de perto o ASA mantendo o Sereloco, que largou muito bem e fez uma otima regata, sob controle. O Tembo continuou com problemas na manobra de Spi. No fim corrigimos de novo em primeiro, mas o segundo dessa vez foi o Sereloco, ficando o Tembó em terceiro.
Foi um bom resultado, pois foi um campeonato com condições dificeis de vento e mar. O Tibó ainda deve melhorar muito, pois é o primeiro campeonato com essa tripulação. O Land Rover é um competidor conhecido, andando mais rapido e pagando muito não nos causa muita dificuldade na raia. O ASA foi fundamental para nós pois com rating mais baixo, anda mais doque nós, mas anda o suficientemente perto para ser um ótimo paramentro para nossa performance.
Foi um belissimo campeonato, como sempre com organização impecavel e o vento, para quem gosta de vento forte, não decepcionou.
Agora o negocio é se preparar para a Santos Rio e o Circuito Rio onde enfrentaremos os 40.7 do Rio de Janeiro, o Lucky e espero que tambem o Super Pimpo, o mais novo Malbec 360.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns Kaluss, nos vemos no Rio. Abção, Ivan
ResponderExcluirXii! Não deu pra ir ao Rio, quebramos na ilhabela e resolvemos não seguir adiante. Venha nos vizitar por aqui.
ResponderExcluir