segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Regata Volta a Ilhabela Sir Peter Blake - Suzuki Cup 2011 4a Etapa
Orson Mapfre vence novamente uma regata volta a Ilha de pouco vento e tecnicamente muito dificil.
Sabado 26/11, tinhamos uma previsão de SE fraco virando para o sul a noite que se confirmou. Largamos as 12 00 da Ponta das Canas com SE de uns 10 nós.
A largada na boia com velocidade foi muito boa. Conseguimos manter por um bom tempo o Sessentão, Montecristo atras, enquanto o Landrover e o Tembo Guaçu embalavam e tomavam a dianteira. Forçamos o Montecristo a orçar e a tomar o vento do Sessentão obrigando o a cambar para a Ilha enquanto mais a frente o Tembo tambem dava o bordo para a Ilha enquanto o Land rover ficava no mesmo bordo que nós.
O Montecristo depois de orçar abrindo espaço, forçando o Sessentão a cambar, voltou ao rumo e acelerou nos ultrapassando e nos deichando no vento sujo. Demos um bordo curto para limpar o vento e voltamos, pois com SE não é bom encostar muito na Ilha, pois ele acaba perto de terra. Uma boa parte da flotilha não seguiu esta conduta e ficaram parados la perto do Jabaquara. Nós nos mantivemos com vento e fomos, junto com o Realizado(C30)pra fora só cambando quando já tinhamos proa para o Poço.
O Land Rover tinha aberto bastante e já estava orçando junto a Ponta Grossa quando chegamos ao Poço, pouco atras do Tembo Guaçu e a frente do Barracuda, outro C30, que tinham se atrasado junto a Ilha. O Montecristo o Maria Preta e o Sessentão seguiram bem para fora.
Enquanto o Tembo se distanciava seguindo o Land Rover, bordejamos junto a Ponta Grossa e depois de alguns bordos junto a terra, achamos que tinha mais vento fora e fomos para o lado da Ilha de Buzios, cruzando com o Sessentão e o Realizado que entraram na enseada do Eustaquio e la ficaram sem vento. Atras de nós o Fram trocava bordos com o Jazz, mas aos poucos iam ficando para tras.
Lá pro lado da altura do Sombrio o vento começou a parar, caindo para menos de 5 nós e torcendo para SSE. Nesse ponto o Barracuda que escolheu um caminho intermediario, se deu bem e vindo mais junto a terra nos despachou. Nós que saimos muito para fora tivemos que voltar com um vento morrendo com proa para a Sepituba enquanto os grandes sumiam atras do boi seguidos pelo Barracuda.
Na Sepituba o vento morreu, mas bem junto a terra uma correnteza de uns bons 2 nós continuava a nos levar para a Ponta do Boi. Ficamos bordejando na correnteza bem junto as pedras até que esta parou ainda antes da Ponta do Boi nos deixando boiando numa posição bem incomoda por uns bons 20 minutos.
Depois de um tempo entrou uma brisinha de SSE e conseguimos nos afastar da Ponta enquanto o Barracuda sumia atras da Ponta do Boi. A brisa aumentou para uns 6 nós e firmou. Passamos a Ponta do Boi e vimos a flotilha do outro lado. Alguns tinham indo para fora e outros ficaram do lado da terra indo em direção a baia das Achovas. Nós seguimos para fora na brisisnha de SSE enquanto sol se punha. Saimos bem para fora antes que o SSE morresse e nos deixasse boiando a quase 10 milhas pra fora. Alguns barcos entre eles o Maria Preta estavam tambem la fora a nossa frente, mas já não dava para ver nada. Depois do anoitecer o vento voltou fraquinho de SW e nós subimos o spi e fizemos rumo pra ponta depois da enseada do Bonete. O vento morreu novamente voltando fraco de terral (Oeste), subimos a genoa e voltamos a nos afastar da ilha para evitar a sombra dos morros atras do Novaiorqui. Por volta da meia noite voltamos o bordo, quando tinhamos altura para a Ponta da Sela , mas estavamos bem fora. Aí começou o desespero. Será que vai dar pra cruzar? O vento estava fraco e variava muito e demos varios bordos para chegar no farol da Sela e o tempo corria. Viamos varias luzes de barcos alem do farol da Sela chegando, mas estava duro de chegar lá. Enfim faltando uns 40 minutos para o horario limite começaram a entrar rajadinha de SW que foram firmando e nos levaram para dentro do canal e cruzamos a linha com 16 minutos de folga para o horario limite. O problema era chegar pois os barcos grandes não estavam muito a nossa frente e era certeza que iam perder no corrigido. A hora e meia de motorada de volta ao clube foram de alivio e de alegria pois sabiamos que a vitoria era nossa. O Land Rover chegou menos de uma hora a nossa frente corrigimos facil na frente dele com mais de uma hora e vinte de diferença. O Tembo Guaçu desistiu acalmado na baia das enchovas. O Maria Preta chegou 21 minutos a nossa frente ficando em 2o na RGS, perdendo para o Fram que chegou a pouco segundos do limite de tempo (chegou 15 minutos depois de nós e quando na mesma classe paga para nós). Por fim o Barracuda chegou 10 minutos a nossa frente, normal para um veleiro super leve de alta performance, que anda com qualquer brisa.
Foi uma regata bem dificil e desgastante. Velejamos bem, errando pouco.
O problema é que chegamos ao Clube cansadissimos e com fome e só conseguimos chegar em casa pouco antes das 5 00 e eu não resisti muito a me deixar convencer que não deviamos correr no domingo.
Resultados ORC
1 BRA2341 ORSON CARLOS EDUARDO SOUZA E SILVA C 3 +01:01:44:10 13:22:10 09:59:57
2 BRA2283 LAND ROVER Gustavo Garcia R 1 +01:01:01:10 12:39:10 11:23:29
3 BRA2269 Tembo Guaçu R 1 DNF
4 BRA2356 Sessentão ALAIN SIMON C 0 DNF
Resultado C30
BARRACUDA HUMBERTO DINIZ 13:12:00
REALIZADO JOSÉ LUIZ APUD DNF
Resultado RGS
FRAM FELIPE MARINHO AIDAR 1.0417 Cheg01:59:10 Elap13:37:10 Cor14:11:15
MARIA PRETA J. ALBERTO BARRETTI 1.1248 Cheg01:23:40 elap13:01:40 cor14:39:13
JAZZ VALERIA RAVANI 1.0202 DNF
ALISIOS JAMES BELLINI 0.9723 DNF
HARPIA III VENT MISTRAL PART 1.0697 DNF
XILIKY FLAVIO CANTANHEDE 1.0143 DNF
Regata 2
A regata do domingo foi um barla sota com 14 nóa de Leste. Nós e o Land Rovere o
Sessentão não fomos para a raia e o Tembo Guaçu aproveitou para ganhar a ORC os pequenos tambem fizeram a festa o Alegria ficou em segundo, o sestante em terceiro e o Zeppa em quarto.
A RGS foi ganha pelo Fram que abriu dois minutos do Jazz, o suficiente para ganhar por 2 segundos no corrigido. O Maria Preta garantiu um terceiro apesar de chegar tres minutos e meio a frente do Fram, corrigiu logo a frente do Palmares chegando em seguida no corrigido o BL3, alguns segundos a frente do Alisios.
No Match race dos C30 o Barracuda venceu o Realizado por quase 1 minuto.
Tem mais no proximo fim de semana e agora depois de dar chance para os adversarios temos que ganhar todas
resultados ORC
1 BRA2269 LOYAL MARCELO MASSA R 1 13:56:17 00:52:17 00:33:50 1.00
2 BRA2230 ALEGRIA CARLOS ALBERTO GALLO RAMALHO C 5 14:26:59 01:22:59 00:38:05 2.00
3 BRA2373 SEXTANTE I THOMAS LEOMIL SHAW R 5 14:28:16 01:24:16 00:38:33 3.00
4 BRA2426 ZEPPA DIEGO ZARAGOZA R 4 14:26:58 01:22:58 00:49:36 4.00
5 BRA2356 SESSENTAO ALAIN SIMON C 0 DNC 8.00
6 BRA2283 LAND ROVER Gustavo Garcia R 1 DNC 8.00
7 BRA2341 ORSON CARLOS EDUARDO SOUZA E SILVA C 3 DNC 8.00
Resultados RGS
FRAM FELIPE MARINHO AIDAR 1.0417 14:04:26 1:00:26 1:02:57
JAZZ VALERIA RAVANI 1.0202 14:06:25 1:02:25 1:03:41
MARIA PRETA J. ALBERTO BARRETTI 1.1248 14:01:54 0:57:54 1:05:08
PALMARES JOSÉ ROMARIZ FILHO 0.9439 14:13:50 1:09:50 1:05:55
BL3 CLAUBERTO ANDRADE 0.9244 14:16:11 1:12:11 1:06:44
ALISIOS JAMES BELLINI 0.9723 14:12:48 1:08:48 1:06:54
ASBAR II SERGIO KLEPACZ 0.9479 14:14:52 1:10:52 1:07:10
BLUE TOO MARCELO OLIVEIRA 0.9437 14:17:46 1:13:46 1:09:37
HARPIA III VENT MISTRAL PART. 1.0 14:09:09 1:05:09 1:09:41
SIKAFLEX / MY BOY LARS MULLER 0.9595 14:18:32 1:14:32 1:11:31
CONQUISTA 3 RENATO VITA 0.9335 14:21:26 1:17:26 1:12:17
XILIKY FLAVIO CANTANHEDE 1.0143 14:26:12 1:22:12 1:23:23
Resultado C30
NOME PROPRIETÀRIO Elapsed
BARRACUDA HUMBERTO DINIZ 1:03:27
REALIZADO JOSÉ LUIZ APUD 1:04:14
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