segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
ORSON MAPFRE Campeão da Copa Suzuki 2011
No segundo fim de semana da 4a etapa da Copa Suzuki, foram corridas duas regatas barla sota de 4 pernas no sabado e uma de 6 pernas no domingo. Com um mormaço queimando entre as nuvens carregadas, no sabado tivemos um ESE virando a E de uns 14 nós, que subiu para uns 17 na segunda regata. Nem o Land Rover, nem o Montecristo, nem o Sessentão, apareceram para a regata. Eles só vieram mesmo para disputar a fita azul na volta a ilha, pois, ao contrario do Touche que tem uma tripulação de nivel exemplar, eles no corrigido, tem poucas chances.
Nós no fim de semana anterior demos o mole de não comparecer na regata do domingo, depois da sofrida vitoria na volta a ilha e agora iamos ter que ir bem em todas para vencer a etapa.
Já na primeira largada este plano estava comprometido. Numa largada na juria muito disputada o Aliseo não nos deu espaço para entrar junto a juria, onde muito afoitos, pretendiamos largar. Tivemos que cambar e voltar para largar atras. Largamos cerca de meio minuto atras dos ponteiros e já demos o bordo para a ilha. O Tembo Guaçu, que largou muito bem, já ia bem adiante na mesma direção, seguido pelo Maria Preta e um dos C30 um pouco mais atras. Vinham mais por cima o Fram seguido pelo Jazz com o segundo C30 entre eles e o Aliseo logo atras. Demos o bordo um pouco antes da ilha. O Aliseo passou bem junto a nossa popa e cmbou no lay line. Primeiro o C30 e depois o Fram passaram pela nossa proa para cambar mais acima. Vimos que não ia dar a lay line e demos um bordo curto para cima passando por tras do Aliseo. Em seguida o Jazz veio, vela direita, junto a boia e deu uma entrada meio arriscada, conseguindo passar por dentro do Aliseo ultrapassando-o, por milagre sem dar margem a um protesto e seguiu em perseguição do Fram. Nós evitamos a confusão e conseguimos fazer um jibe set e num otimo popa ultrapassamos o Aliseo e o Jazz, fazendo a boia de sota logo a frente deste ultimo. Seguimos novamente para a ilha e não vimos mais o segundo C30, que tinha abandonado a regata e seguimos na perseguição do Fram, seguidos de perto pelo Jazz. A segundo popa foi semelhante à primeira e mantivemos as posições. O Tembo Guaçu numa ótima regata garantiu a vitoria na ORC. O pequenino Alegria, bem atras de nós (aprox 13 minutos), ficou em terceiro ganhando de nós por 28 segundos no corrigido. Por pouco não nos pega tambem outro pequeno o Sextante, mas este ficou 12 segundos para tras no corrigido ficando em quarto lugar. O Zeppa, que não estava velejando bem este fim de semana, fechou em 5o. A RGS foi ganha pelo Aliseos que chegou 1 minuto e dez atras de nós. O Maria Preta, que fez uma ótima regata chegando apenas 4 minutos atras do Tembó Guaçu, corrigiu em segundo na RGS, superando o Fram e o Jazz, que com 20 segundos de diferença no tempo corrigido, chegaram em terceiro e quarto respectivamente. O Harpia mais atras fechou em 5o.
Na segunda regata o vento apertou para uns 17 nós com rajadas de quase 20. Demos uma ótima largada na juria (como deveria ter sido a primeira) e demos o bordo para a ilha, bastante bem colocados. Os grandes se distanciaram, mas nós não perdemos o contacto, estavamos ainda logo a frente dos dois C30. Demos o bordo na ilha. O Fram passou pela nossa proa para dar o bordo mais para cima, o Jazz passou na nossa popa e foi tambem dar o bordo mais a barla, perto da linha do Fram. Na boia demos um jibe set e quando convergimos tinhamos passado o Fram e aberto bastante do Jazz. O Maria Preta não estava longe. Para cortar caminho fomos para boia direto para um jibe takedown. A manobra estava saindo perfeita, mas baixamos o balão rapido demais e o tope deste foi para a agua e ....!!@#$%&. O balão entrou por baixo do barco e depois de uma pescaria, que nos fez perder bastante altura e distancia, conseguimos recolher o balão, enquanto o Fram seguido do Jazz faziam a boia. Conseguimos arrancar paralelos com eles, mas com bem menos altura e pior, o balão estava irremediavelmente rasgado e não havia outro a bordo. Seguimos no contravento com o animo estremecido, mas mantivemos a distancia dos dois barcos. Na boia de barla, porém, não havia balão para colocar e fizemos uma descida a la Hobbiecat, no traves com mestra e genoa. Não estavamos lentos, depois de acertar o ponto de genoa para esta velejada, mas tinhamos que percorrer muito mais distancia. O Fram e o Jazz se distanciaram, chegando quatro e dois minutos, respectivamente, a nossa frente, nós cruzamos logo a frente do Aliseos. Os tres corrigiram na RGS nessa ordem, seguidos do Maria Preta e do Harpia. Na ORC O Tembo Guaçu teve mais uma vitoria tranquila, corrigindo um minuto a frente do pequeno Sextante, que venceu o Alegria por pouco mais de 30 segundos no corrigido. Para nós, a pescaria de balão e a ultima descida sem ele, foi mortal. Corrigimos dois minutos atras do Alegria para ficar em quarto e ultimo. O Zeppa teve um acidente de homem ao mar e abandou a competição.
Depois desse sabado de resultados decepcionantes, o domingo, depois de costurado o balão rasgado, foi como devia ter sido toda a etapa. O vento ESE apertou para uns 20 nós, com rajadas mais fortes, trazendo ondulação para a raia, que na vespera era ainda bastante fraca. Resolvemos correr de genoa 4, pois este é o limite da G2 e não temos G3. A regata seria de 6 pernas.
Demos uma ótima largada na juria e fomos para a ilha. Com um pouco mais de altura, ia o Tembo Guaçu e o primeiro C30, o Realizado, a nossa frente, jogando vento sujo. Demos um bordinho para limpar o vento, mas tivemos que voltar a sota do Fram. O segundo C30, o Barracuda e o Jazz vinham mais atras. Chegamos a ilha logo pra fora da Ponta das Canas e, como os ponteiros, começamos a bordejar bem junto as pedras. O vento logo a frente fazia a volta, ajudando a sair do canal e subir a costa da ilha. A boia estava colocada relativamente perto da ilha e quando já estavamos indo em direção a ela, o Realizado cambou na nossa cara e voltamos a tomar vento sujo, enquanto que o Fram com um pouco mais de folga arribava para a boia. Fizemos a boia em quarto, logo atras do C30 e num jaibe set, voltamos pelo lado de terra. Vinhamos bem arribados, o que nos permitiu um jaibe curto em direção a boia.
O Fram, o Realizado e nós, fizemos a boia e fomos de novo em direção a ilha. O Maria Preta, atrasado, fez a boia atras de nós e saiu paralelo por dentro. Aos poucos nos alcançou e ultrapassou antes que chegassemos a ilha. De novo uma serie de bordos bem junto as pedras. O Realizado e o Fram, a nossa frente, tambem foram ultrapassados pelo Maria Preta, e não conseguiam abrir de nós, o que indica que estavamos andando bem.
Fizemos outro jaibe set na boia, seguidos a certa distancia pelo Jazz. Este no meio da perna de popa perdeu o balão e resolveu abandonar a regata.Enquanto isso o Aliseos fazia uma boa regata, um pouco atrasado em relação a nós. Na ultima volta as nossas posições se consolidaram.
O primeiro a cruzar foi o Tembo Guaçu com 1:10:36 de regata, seguido do Maria Preta com 1:22:23, do Fram com 1:23:48 e do Realizado com 1:24:47 e do Orson Mapfre com 1:26:29.
O Realizado vencera com facilidade o seu duelo com o Barracuda, mas dos outros apenas o Tembo Guaçu conseguiu vencer a sua classe no corrigido, batendo o Orson Mapfre por cerca de 3 minutos. A RGS foi vencida pelo Aliseos com 1:29:42 que bateu o Fram no corrigido por 5 segundos, ficando o Maria Preta em terceiro. Na ORC dessa vez os pequenos ficaram para tras. O Sextante corrigiu em terceiro 6 minutos atras do Orson e o Alegria em quarto dois minutos atras dele.
Essas regatas com barcos de tamanho muito diferentes são muito dificeis, pois o unico paramentro óbvio são os outros barcos mais ou menos do seu tamanho em outras classes. Os da sua classe, após a primeira volta, voce quase não ve. Nós sabiamos que estavamos andando bem pela referencia do Fram mas este perdeu do Aliseo, que vinha discretamente atras de nós, mas muito bem. Acreditavamos que o Tembo Guaçu não tinha feito uma regata boa, porque vimos ele duas vezes arrebentar a driça da genoa na primeira volta e ficar varios minutos com a vela inoperante. Não percebemos porem que sem uma genoa 3 estavamos aos pouco perdendo terreno para o ponteiro. Nas outras regatas os SK 21, invisiveis para nós, pareciam mais perigosos, mas com o vento mais forte eles não renderam o usual e ficaram para tras.
Dessa forma terminou a 4a e ultima etapa da Suzuki Cup 2011. O destaque nessa etapa foi a nossa vitoria na Volta a Ilha pela segunda vez seguida, mostrando que o Land Rover, apesar de ser igual, não é o Touche e não é pareo para nós no corrigido da ORC. Com o mole do domingo passado e uma má atuação neste sabado e uma media no domingo, ficamos em 3o na etapa, um resultado mediocre diante da parca concorrencia, mas já eramos campeões por antecipação. O verdadeiro concorrente o Touche, foi vendido e não correu as duas ultimas etapas, mesmo assim ficou em segundo, 25 pontos atras de nós (quando ele abandonou estava 10 pontos a frente e dificilmente o venceriamos).
Para o proximo ano nossa tripulação em eterna mutação tende a se estabilizar e tornar nossa performance mais consistente. Esperamos alem disso que em 2012 haja mais competição, com um reavivamento da ORC, aumentando o numero de barcos na raia nessa classe.
Em 2012 não vamos para Punta del Este pela primeira vez desde 2007. Pretendemos nos concentrar nas competições nacionais. Queremos correr de novo contra os irmãozinhos Lucky e agora o Super Pimpo (alem de um bando de 40.7 "arretados") em Angra e em Buzios e por fim na Rolex Ilhabela Sailing Week, onde esperamos encontrar de novo o nosso irmão, amigo e rival argentino Shangai Baby. Ganhar a nossa classe esse ano nessa Competição, a mais importante da vela sulamenricana, é o sonho maior que vamos de novo perseguir.
Obrigado MAPFRE Seguros pelo apoio a nossos projetos. Obrigado tripulação por mais esse ano de camaradagem e parceria e por fim obrigado Senhor por mais este ano de velejadas maravilhosas e inesqueciveis. Como diria o nosso querido ex tripulante Gui Streb MAISAAAAHHHHHHHH !!!!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário