segunda-feira, 26 de março de 2012
Suzuki Cup 2012 1a Etapa
Tembo Guaçu, errou muito, mas quando acerta ......
Carioca em plena largada. O Duelo com o Orson Mapfre foi até o fim
ASA aluminio
Tongape, ex Touche, invicto na etapa.
Largada da 4a regata
Largada da 2a regata, Orson Mapfre a frente do Colin
Esta primeira etapa da Suzuki Cup contou com dois lindos fins de semana de vento e tempo bom, com mais de 50 veleiros inscritos em todas as classes e com a volta muito esperada dos competidores para a ORC que andaram rareando no fim do ano passado. Com o retorno dos veleiros grandes como: o Touche, agora como Tongapé, com novo proprietario e com a mesma experiente tripulação (base do ICSA) liderarada por Ernesto Breda; o Tembo Guaçu, antigo Loyal competindo na Suzuki, desde o ano passado; o ASA, um IMX 40 de Santos com a experiente tripulação de Mario Martines; e a grande novidade o S40 Carioca, com a uma tripulação alto nivel do ICRJ. Por fim nós o ORSON Mapfre, campeões do ano passado, após o Touche, nosso principal rival, que vinha dominando o campeonato, ser vendido para a Bahia e não correr as duas ultimas etapas.
Nós, esse ano não fomos para Punta del Este, e corremos essa primeira etapa em pleno processo de reestruturação da equipe. Alguns dos tripulantes do ano passado sairam e outros não puderam comparecer, o que nos fez correr desfalcados (apenas 6 tripulantes) e testando novos integrantes. O tempo bom e ventos medios nos favoreceu, fazendo que essa situação não nos prejudicasse demais.
O primeiro dia de competição amanheceu nublado com pancadas de chuva e vento SE de 12 a 14 nós. A raia foi montada no canal, com a largada bem proxima do baixio e a boia de barlavento junto a ilha. Na primeira largada entre o ICS e o YCI (SE mais acentuado) na segunda entre a vila e a Ponta do Pequea (girou pra SSE).
Como não havia veleiros medios inscritos na ORC, decidiu-se separar os veleiros menores de 30 em uma divisão separada mas com largada simultanea. Foram dadas largadas separadas para os HPE (antes) e para a RGS (depois). Apesar desse procedimento melhorar as condições de largada, dificultou o uso dos barcos da RGS A como parametro durante a regata. Na verdade eu prefiro a pratica do Circuito Atlantico Sur de largar juntas as divisões maiores ORC A e RGS A e depois todas as menores ORC B e RGS B e C. Essa pratica apesar de impedir de se ter um resultado geral das classes significativo promove regatas interessantes com mais dificuldades pois ha mais veleiros de tamanhos semelhantes velejando junto.
A nossa primeira largada foi boa com velocidade junto a juria o ASA largou um pouco mais abaixo e mais adiante os tres grandes. Inicialmente todos fomos para o lado da ilha, pois a largada era bem proxima do raso, mas logo o ASA, percebendo a forte correnteza cambou de volta para o baixio e cruzou a nossa frente. Os grandes, mais rapidos e que largaram na boia já estavam comprometidos com o lado da ilha seguiram em frente, nós demoramos um pouco, mas nos decidimos por acompanhar o ASA. A decisão foi acertada, o ASA foi o primeiro na boia, depois o Tongape, o Carioca e nós muito perto. O Tembo teve algum problema e parou.
Estavamos exultantes, era a nossa chance de ganhar dos grandes. O ASA saiu da boia com um sutiã no spi, sendo logo ultrapassado pelo Tongape. Nós entramos na boia com um jaibe set e subimos o balão, um dos tripulantes novos porem não cassou a barla a tempo e o spi se enrroscou e teve que ser baixado. Caramba será perdemos a chance? Depois de muita briga subimos o balão com 1/4 da perna já feita. Não estavamos tão atras. Acho que ninguem foi muito bem na manobra. Montamos a boia e dessa vez todo mundo foi pelo baixio na medida que seu calado permitia. O Tongape e o Carioca e o abriram e nós acompanhamos o ASA de perto. Os dois C30 estavam logo atras e não conseguiam nos ultrapassar, o que era bom sinal. Na boia de Barla outro jaibe set para ir para o meio da correnteza. A colocada do balão deu problema de novo, mas dessa vez resolvemos mais rapido e apesar de atacados pelos C30 bem mais velozes, mantivemos a dianteira pois eles para manter a velocidade andavam muito orsados.
Cruzamos cerca de 3 minutos e meio atras do ASA e relativamente perto dos grandes, não da pra saber o resultado. Apesar das dua subidas de balão horriveis tinhamos chances de ganhar em cima do erro dos maiores na primeira orsa. O ASA que não cometeu mesmo erro paga bastante para nós e terminou perto. Depois ficamos sabendo que corrigimos em segundo lugar perdendo por apenas 10 segundos para o Tongapé. As bisonhas subidas de balão nos custaram a vitoria. O ASA foi terceiro corrigindo 17 segundos atras de nós. O Carioca corrigiu em 4o, 3 minutos e pouco atras.
Na segunda regata o vento apertou um pouco e girou para SSE. Demos novamente uma ótima largada junto a juria. A flotilha estava toda atrasada a exceção do M 245 Colin, que deu uma largada perfeita. Nós largamos atras dele e cambamos assim que livramos a ancora da juria. O Colin cambou pouco depois, ainda conseguindo passar pela proa do Tongape e Tembó Guaçu. Deve ter sido emocionante! O Carioca e o ASA largaram um pouco mais abaixo na linha.
O contravento foi bom, mas os tres grandes, que tambem a seu tempo cambaram para o baixio estavam andando bem. Cambamos todos mais ou menos juntos, nós menores mais no raso e mais atras. O Tongape e o Tembo, que orsam muito, mais a frente e o Carioca entre nós. O ASA cambou atras de nós mas aproveitando o tamanho começo a nos alcançar. Os C30 vinham logo atras. Fizemos o jaibe set, dessa vez sem maiores problemas, logo atras do ASA, que tinha nos ultrapassado. Fizemos um otimo popa mas fomos ultrapassados no final por um dos C30. O contravento seguinte foi igual ao primeiro com a excessão do Tembo Guaçu que teve problemas e se atrasou bastante.
Cruzamos 4 minutos e pouco atras do ASA. Os grandes dessa vez abriram mais, particularmente o Tongape e o Carioca, que fizeram uma ótima regata. Corrigimos novamente em segundo mas dessa vez a 52 seguntos atras do Tongape que venceu novamente. Dessa vez o Carioca, que cruzou 2 minutos a frente do Tongape, corrigiu em terceiro cinquenta segundos atras de nós. O ASA corrigiu em quarto um minuto e meio atras do Carioca e o Tembo fechou a classe, alem de dar um showzinho a parte encalhando logo após a chegada.
O primeiro dia foi de otimos reultados para nós. Apesar dos erros de manobra fizemos o caminho certo e aproveitamos todos os erros dos adversarios. Sabiamos que ganhar do Ex Touche era muito dificil.
No dia seguinte saiu o sol e entrou em fim o Leste e fomos para a raia da ponta das Canas. Estava um lestinho de uns 12 nós e a juria montou uma largada que parecia favorecer fortemente a boia. Fomos para uma largada vela direita. Largamos bem passando a proa do primeiro barco mas em seguida vinha o ASA e não era claro que passariamos desviamos por tras, aí caimos no caminho do Tembo e tivemos que cambar. Tomamos um pouco de vento sujo e quando livrou cambamos de volta para a ilha. Mas aí ficamos engavetados entre o dois C30, tomando vento sujo do primeiro e tendo que brigar com o segundo para não ser ultrapassado. Essa briga durou toda a regata, enquanto os maiores abriam, ficando apenas o ASA a uma distancia que poderiamos ameaçar. Na segunda volta o Tembo teve dificuldades novamente,se atrasando, ficando pouco a frente do ASA. No ultimo popa fomos em fim ultrapassados pelo segundo C30, mas aí ele já não nos podia atrapalhar muito. Essa regata foi vencida com facilidade pelo Tongape, que apesar de ter cruzado mais de um minuto atras do Carioca corrigiu cerca de dois minutos a frente. O Carioca ficou em segundo corrigindo apenas um segundo a frente do ASA. Esse fechou em terceiro corrigindo quase 1 minuto e meio a nossa frente. O Tembo fechou novamente a raia corrigindo um minuto atras de nós.
Para a segunda regata do dia o lestinho tinha apertado um pouquinho para uns 15 nós. Dessa vez demos uma ótima largada na juria, cambando logo para a ilha de novo entre os dois C30 e velejando mais perto do ASA. As manobras sairam melhores e acabamos e os grandes estavam mais perto. Novamente na segunda volta o Tembo teve dificuldades e se atrasou. O Carioca cruzou na frente, seguido de perto do Tongape (cerca de 1:30 min)com o Tembo atrasado atras e seguido do ASA e de nós. Corrigimos em terceiro a 8 segundos do Carioca, que ficou em segundo quase um minuto e meio atras do Tongapé. Èh as manobras de balão continuam nos matando. O ASA ficou em quarto um minuto e quinze atras de nós e o Tembo fechou novamente a classe.
Apesar de todas as dificuldades fomos para o segundo fim de semana empatados com o Carioca e por pouca diferença. Os 8 segundos na ultima regata do fim de semana o colocaram na frente em segundo mas pontuamos igual.
A decisão ficará para o proximo fim de semana.
O sabado seguinte tinha uma previsão de vento fraco de sul e chuva. Durante toda a manhã ventou SE e debaixo de um mormaço fomos para a raia da Ponta das Canas. Depois da largada de HPE, foi a vez da ORC, largamos bem do lado da boia. E, por causa do SE, nos decicimos seguir pelo lado esquerdo da raia. A excessão de um C30 que nos acompanhou todos os barcos cambaram para o lado da Ilha que é favorecido quando ha leste. Quando chegaram proximos da ilha o vento caiu muito e nós continuavamos com vento no meio da raia que inclusive aumentava e passamos todo mundo. O ASA no meio da decida para a ilha resolveu se garantir e cambou no meio do caminho e começou tambem a ganhar sobre os grandes.
Uma forte chuva começou a vir do canal com provavelmente vento de sul fazendo parar o vento junto a juria, mas o SE continuava com uns 10 nós na boia de barlavento. Chegamos na boia de barlavento no meio dos grandes a frente do ASA. Ao mesmo tempo na boia de sota o vento tinha acabado e a flotilha de HPE estava boiando sem conseguir fazer a boia. Dessa maneira a juria resolveu anular a regata. Começou a ventar sul no canal com a chuva e a juria ainda tentou nos levar para lá e dar uma outra largada. Depois de algum tempo a chuva aumentou e o vento parou e a juria desistiu mandando a flotilha para a terra. A decisão fora adiada para o domingo. Como estavamos ganhando espetacularmente quando cancelaram estavamos de moral alto.
No domingo fomos novamente para a Ponta das canas pois tinha um ESE de uns 12 nós. Na hora da largada havia mais pressão no lado esquerdo da raia do que perto da ilha e como a juria favoreceu a boia todo mundo resolveu largar la. Uma forte correnteza vazante provocou um engarrafamento na boia e varios barcos, inclusive nós, estouraram a largada. Sorte que deu chamada geral. Mais conservadores na largada seguinte saimos
junto a juria, no ultimo momento o Tongape entrou e tivemos que mergulhar por tras dele saindo um pouco atrasados mas livres. Cambamos para a ilha logo, estavamos indo bem. O Tongape e o Carioca que orsam muito cambaram logo para boia. Nós achamos que eles tinham ido cedo e esticamos junto com um C30 até depois da linha do Tembo. Acabou que estavamos um pouco sangrados para a boia. O Carioca e o Tongape fizeram a boia o Tembo mesmo arribado fez junto com eles e o ASA e o segundo C30 cambaram por baixo de nós e fizeram a boia logo a nossa frente. Fizemos um bom popa mas os C30 neste vento foram embora e ficamos seguindo o ASA, enquanto os maiores abriam. Na segunda volta acertamos o lay line e chegamos um pouco no ASA, cruzando a pouco mais de um minuto e meio atas dele. O Tongape chegou grudado no Carioca (15 segundos) corrigindo na frente folgado (dois minutos e meio). Dessa vez o Tembo não se atrasou chegando com os grandes e corrigindo 27 segundos atras do Carioca e ficando em terceiro. Nós corrigimos em quarto lugar menos de 30 segundos atras. Com essa o Carioca levou. Só ganhando a ultima.
Na segunda regata do dia, a decisiva, o vento estava mais forte tendo o leste subido para uns 15 nós. Largamos junto a juria e no ultimo momento o ASA entrou de paraquedista entre nos e a juria, quando vimos que ele ja não tinha mais como sair abrimos para dar espaço e mesmo assim houve um toque leve dos costados. Nós levantamos a bandeira de protesto e logo que livramos a sua popa cambamos, mas ele cambou logo acima, mas foi logo alcançado pelo Tembo que tinha cambado acima dele. Para limpar o vento ele cambou para cima novamente, cruzando pela proa dos C30s e obrigando-os a cambar. Nós dessa vez acertamos em cima o lay line cambando quando livramos a linha do Tembo. O Tongape e o carioca, como orçam mais cambaram antes e na frente seguindo para a boia. O ASA veio para cambar na frente mas resolveu pagar a penalidade e deu um 360 acabando por ficar atras de nós e um pouco a barla. Fizemos um otimo popa não deixando os grandes se afastarem e mantendo o ASA atras. O segundo contravento volta foi semelhante a primeira desenvolvendo boa velocidade e mantendo o ASA na popa e cruzando 30 segundos a sua frente.
Dessa vez o Tembo desencantou e foi o primeiro a cruzar a linha 20 segundos a frente do Carioca e este a apenas 7 segundos a frente do Tongapé, dando a este uma vitoria facil no corrigido. Nós chegamos bem perto mas não o suficiente perdendo do Tembo por 30 segundos no corrigido e ganhando do Carioca por outros 35 segundos. O ASA fechou a classe 3 minutos e meio atras.
Quase, ganhamos do Carioca mas para levar o segundo lugar na etapa precisavamos de mais um ponto e dessa vez o Tembo resolveu andar. Mas de qualquer forma a competição foi ótima e fora a consistencia imbativel do Tongape os outros barcos estão equilibrados. O Tembo errando muito, mas quando acerta é muito rapido. O Carioca velejando muito bem, mas tem que abrir mais para velejar o rating. Nós com uma tripulação desfalcada e ainda desentrosado tivemos muitos erros de manobra que atrasaram o barco brigamos com ele até o fim. Com um pouco de treino isso deve melhorar. Foi um otimo campeonato para começar a temporada e a entrada dos barcos novos aumentou de forma muito positiva a competição na ORC. Vamos agora para o Campeonato Paulista em Ubatuba no fim de abril.
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