Sabado, 24 de janeiro 2009
: : BarlaSotta com muita emoção.
Regata Barla-Sotta, sexta feira dia 23/01 e sabado 24/01.Ontem foi um desastre e hoje quase.
Resolveram repor a regata cancelada na quinta, no lay day de 6º feira. Depois de um almoço de comandantes regado a vinho etc... resolveram fazer a regata às 16h (aqui tem sol até as 20h). Ao sair do cais o vento já estava de 25 nós de Leste. Fomos para a raia, e como sempre o Grupo A teve uma chamada geral e largou. Quando passamos perto da comissão vimos uma bandeira estranha, era a instrução de que todos deveriam usar salva-vidas. Acho que desde os tempos do HobbyCat, não uso salva-vidas velejando. Os salva-vidas do Orson são de abandono e não para velejar. Levamos uns 5 minutos brigando com os salva-vidas ainda em seus sacos plásticos originais. Além disso, tínhamos que decidir se sairíamos com a genoa 4 ou a 2. Ficamos com as duas preparadas e o Edmar decidiu pela 2, que levantamos a 30 segundos da largada. Todos enrrolados com os salvavidas largamos atrasados. A regata foi um suplício. Vento de 23com rajadas de 30 nós de leste, começamos uma regata de recuperação ainda bem atrapalhados com os salva-vidas, nao conseguíamos entrar e sair da escora sem enrroscar a gola da coisa. O Tomás, conseguiu tomar um tombo na gaiuta pois não enxergava nada para baixo. Descobrimos por fim, a técnica para velejar com eles: deixá-los fora da cabeça como um avental e só vestí-los junto a juria.Na segunda orça o vento deu uma rondada para a esquerda e nós seguimos para lá esticando o bordo e comendo todo mundo por dentro. Depois de um emocianante popa de balão a quase 30 nós, grudamos no Audi e o Bigua se encontrava logo a frente. Enfim, estávamos de volta a nossa posição usual. Brigamos a 2º orça inteira ultrapassando o no final. Entrando no popa, continuamos na frente do grupo um tanto de tempo, mas claramente não o suficiente para compensar o rating mas relativamente bem. Derepente, vemos junto a chegada que os barcos da frente estavam tendo de orçar de balão para chegar na linha e nós estávamos bem mais baixos do que eles. Inacreditável, um deles levantou a genoa!!! Nós começamos a orçar mas a genoa não subiu e entramos na tal rajada mais de 45 graus orçada e com 25 nós de vento. Estréia de uma, depois 2 e depois 3 atravessadas enquanto os barcos de cima cruzavam a linha de genoa. Nós cruzamos atrás meio atravessados com o balão batendo. Desastre total!!! Pela segunda vez, éramos batidos pelo Audi e Bigua em manobras de balão. Perdemos vários minutos que nos custaram caro no tempo corrigido. Acabamos em 8º, graças ao Audi ter estourado a largada e o Bachajo quebrado o leme e não terminado a prova. Nós decididamente não estamos preparados para velejar em regata com ventos de 25 a 30 nós. As velas estão uns trapos e a velaria teve de consertar de novo a nossa mestra que além disso, quebrou uma tala. A genoa 2 que tomou uma surra. Eu nem sei ainda qual foi a consequência de 3 atravessadas sucessivas, teve sobre o nosso maravilhoso balão branco. A moral não estava muito alta.
sabado 24/01
: : e a emoção continua.
Hoje tínhamos 2 regatas barla sotas programadas, saímos de manhã com o vento de Norte vindo da praia, mais fraco (8 com rajadas de 15). Enfim saímos bem e somos os primeiros na bóia quase na rebentação. Ótima decida de balão e continuamos na frente. O vento mudou e tivemos de jaibar de forma não planejada antes da bóia, as escotas de genoa ficaram enrroscadas no pau de spinaker, baixamos o balão e não conseguimos orçar. Damos água na bóia para o Chino, um OD27, mas logo em seguida o Bigua não da água para o Maria Reina (com o N Volker) que estava por dentro, eles se batem e o Nestor distraído pelo incidente, bate na nossa popa, e nós o protestamos. O Nestor eventualmente, paga os 720 e nós retiramos a bandeira vermelha, mas daí em diante nada dá certo. Vamos para o lado errado no contravento, caímos em um buraco de vento, vários barcos nos ultrapassam. Na hora de descer a genoa, um problema na capa da driça da genoa faz com que não consigamos baixá-la depois de levantar o balão. Os tripulantes idiotamente se ditraem enquanto o Dedé tenta consertar o problema da driça e não percebem a entrada de uma rajada orçada e de uns 20 e tantos nós e lá vamos nós para mais uma atravessada!!! A moral da tripulação foi para o espaço e fechamos a raia. Intervalo de cerca de uma hora, a comissão espera a entrada do Este que já está comendo lá fora a mais de 25 nós. Muitos "mea culpas e sua culpa" e lá vamos nós... temos que mostrar ao que viemos. Largada da classe A às 16h e a B tem 2 chamadas gerais, mas nas duas estamos bem, a moral subiu. Na terceira largada largamos muito bem e com cerca de 25 nós de Leste voamos baixo em frente da flotilha, o Audi e o Bigua nos seguem, os outros ficaram para trás, mas temos de abrir porque pagamos muito nesse vento. Somos os primeiros na bóia, montagem de balão aterrorizante mas perfeita!!!Estamos abrindo sobre a flotilha, o grupo A uma volta nos ultrapassa, o Fortuna, o Negra, o Chivas etc, os retardatários ainda estão para trás. Chegamos na bóia, a tirada do balão, tudo sai perfeito, também se não sair com esse vento, estamos ferrados. Genoa para cima e outro contravento perfeito, mantemos a distância dos barcos que nos seguem, os retardatários da A comecam a nos ultrapassar, Mercenario, Gaucho, LTG etc, mas não conseguem abrir muito. A rajada mais forte (quase 30) está a uns 100m abaixo da bóia e vai até quase o meio da raia, depois o vento diminui. Subida de balão perfeita e preparação para entrar na rajada. 5 minutos alucinantes ou aterrorizantes planamos a 12 nós na onda da esteira do Gaucho. Enfim, ele se afasta e nós preparamos o jaibe, tudo ok, lá vamos nós para a bóia e a nossa flotilha, com os usuais competidores, nos acompanha a uma boa distância. Será dessa vez? Chegamos na bóia e vamos para o último contravento. O vento caiu para uns 15 nós com rajadas de 20. Já não conseguimos abrir. Quando chegamos perto da bóia o vento caiu mais, particularmente no lado direito da raia. Fazemos a bóia e jaibamos cedo para o mar aberto onde há ainda um pouco mais de vento. Quando já estamos a meia perna da chegada, vemos uma rajada forte se formar lá fora e o Bigua está posicionado para pegá-la. O Audi jaiba para fora para ver se também consegue pegá-la. Nós estamos já muito próximos para valer a pena fazer o jaibe e seguimos para a chegada. Cruzamos em primeiro no real antes que ela nos alcance. Maravilha!!! A moral voltou a subir e o Orson está de novo disputando e ganhando na ponta. A rajada encurtou porém a distância que nós tínhamos aberto da flotilha. Já na contagem dos segundos para a cruzada do Bigua, vimos que ele nos vencera no corrigido. Em terra, vimos que pegamos de novo 5º, pois o Don Quixote para que pagamos muito nesse vento pegou 2º e o Audi 3º. O Chino, um OD 27 que estava bem atrás, corrigiu em 4:12 segundos na nossa frente. O resultado não foi brilhante, mas mostrou que nós conseguimos velejar bem com vento forte. Já nossas pobres velas, não ficaram tão felizes, pois estão uns trapos e sendo consertadas para a última regata de percurso amanhã (volta a Ilha Gorriti) e para tentar correr em Florianópolis no próximo mês.
Abraços, Kalu
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