Na foto a chegada da volta a Gorriti. Maisaaaahhhhh!!!!!!!!
Hoje foi a regata final do Circuito de Punta, a tradicional volta à ilha Gorriti. Este percurso na verdade sai do canal da Gorriti em direção a uma bóia fora e daí para a Punta Balena, depois uma bóia junto a praia de Solanas e volta passando uma bóia fora da Punta Gorriti, chegando no canal da Gorriti pelo outro lado passando pela frente de toda a Praia Mansa. O céu está, pela primeira vez, semi encoberto e a previsão é de pouco vento de Norte e Nordeste antecedendo uma entrada de frente no fim do dia. Às 11 horas temos uma largada única para todas as classes de balão com 7 nós de norte. Largamos mais ou menos bem orçando de balão junto com nossos concorrentes Bigua e Don quixote. Com esse vento, eles estão claramente mais lentos junto com o Audi e nós lentamente abrimos deles acompanhando os barcos maiores (Amex Antonina e Gaucho). O vento dá uma girada e temos de tirar o balão e subir a genoa para alcançar a bóia, fazemos assim, uma manobra rápida e aproveitamos para orçar a flotilha. Os OD 27 e os 30 pés conseguem seguir de balão e nos ultrapassam fugindo por baixo, os outros fazem a mesma manobra, na bóia subimos novamente o balão, seguindo ligeiramente orçados para algum ponto fora da Ponta Balena. O vento começa a refrescar e vemos uma rajada de norte em terra, jaibamos pelo outro lado da Gorriti para pegá-la, os grandes se afastam para fora. Os Soto40 que estão bem na frente, escolhem o lado de terra e já vão lá bem, os grandes como o Fortuna, Flashgordon, Matrero, etc, escolhem o lado de fora e se afastam cada vez mais. Nós chegamos na rajada e jaibamos para fora. Em 2007 fomos batidos por escolher o bordo da terra e os S40 parecem ter atingido o limite da rajada de Norte e estão lentos lá no fundo da praia. O Maria Reina segue no jaibe de terra e vemos o Audi cruzar conosco indo para lá. Bem, temos que fazer uma escolha e seguimos para fora. Inicialmente a escolha parece ter sido acertada e vamos bem mantendo a mesma distância do Amex Antonina, muito maior, mas no último trecho do percurso a rajada de fora enfraquece e o vento entra de novo pela praia. Os S40 fazem a bóia e o Audi e LGT nos alcançam e fazem a ponta uns 5 minutos na nossa frente. Jaibamos e orçamos em direção a bóia lá na praia seguindo-os. Na nossa frente estão o Maria Reina, o Corum 34 Madness e muito perto, atrás o Accor Salud, um OD 27 o que nesse ventinho anda muito em popa. Fizemos a bóia ainda dando água para OD 27 mas saimos bem dando o bordo logo em seguida e pegando a rajada, nos livramos rapidamente dos barcos logo à nossa volta e fomos atrás, primeiro do Madness, agora já com um vento de uns 11 nós o ultrapassamos no bordo junto à “Casa Pueblo” e seguimos para a bóia fora da Punta Balena, demos o bordo em direção à praia, a uns 5 minutos atrás do Aud e entre nós, lá estava o Urquiza, que paga para nós dois.Com esse vento o barco estava andando muito, enfim conseguimos velejar nosso potencial e usar a nossa mestra regulada, que nos outros dias teve que ficar só batendo.Chegamos no Urquiza, que teve de dar um bordo a mais para fazer a bóia da praia e na última milha para a chegada fizemos um duelo de velocidade cruzando 1 segundo a sua frente. Tínhamos perdido do Audi, que manteve a sua vantagem adquirida no popa, mas só aí vimos o quanto tínhamos aberto no contravento dos concorrentes, o Maria Reina que era o primeiro deles chegou mais de 7 minutos atrás. Dessa vez, tínhamos garantido o segundo lugar, finalizando com um bom resultado um campeonato muito difícil.Os nossos concorrentes: Chino, Bigua, Don Quixote chutaram o balde, ficando em 7º, 6º e 9º respectivamente. O Campeonato foi ótimo, muito bem organizado, fomos calorosamente recebidos pelos anfitriões e o MobyDick valeu para quem conseguia ficar acordado até a madrugada. Os ventos de mais de 25 nós que predominaram nas barlasotas era mais alto do que os valores que podiam ser compensados no rating com o gerenciamento (vai só ate 20 nós). A gigantesca mestra do Malbec, ficou o tempo inteiro batendo, apesar de pagarmos por ela. Os barcos de menor área vélica como o Bigua, eram muito mais bem adaptados a essas condições, além de suas tripulações estarem mais habituadas a elas. O Orson acabou ficando em 5º lugar em sua classe. Aprendemos muito sobre velejar em condições extremas, particularmente na Bue-Punta, os desencontros nas manobras nas barla-sotas de vento forte melhoraram e as duas últimas regatas levantaram a moral da tripulação. Depois da tradicional festa no Conrad, onde recebemos o prêmio pelo 2º lugar da Volta a Gorriti e fomos aplaudidos pela nossa segunda participação (única brasileira) no Circuito do Atlantico Sur Rolex Cup, estamos prontos para correr em Floripa no próximo mês e esperar os Argentinos e Uruguaios para disputar o sul-americano na Ilhabela, em Julho. Maisaaaaahhhhh!!!!!!
Abraços, Kalu.
Abraços, Kalu.
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