quinta-feira, 2 de abril de 2009

Circuito Rolex Atlantico Sur 2009


Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009

: : Pro lixo o Windguru!!!
Os ventos fracos de até 10 nós de Este, previstos para hoje, se revelaram inicialmente de 15 nós de Este (na primeira regata), subindo para até 35 nós de NE na segunda regatta, que acabou por ser cancelada. A primeira regata barla sota largou às 13 h para o grupo A, com chamada geral. Meia hora para refazer a raia e a largada redefinida às 13h30 com ventos de 15 nós. Seguida à nossa largada, começou com uma marcação cerrada do Maria Reina, vencedor da véspera e no qual veleja o Nestor Volker, ao Orson.Chegamos na linha junto a juria, nos defendendo do Maria Reina à nossa barla, quando o veleiro Yunker, da ORC Club, tenta se enfiar entre nós, batendo em nossa popa e terminando por bater também no Maria Reina, que o protesta, provocando imediatamente o seu protesto ao Orson que consequentemente o protesta de volta. Depois dessa confusão inicial, o Orson larga mal, os seus principais competidores, Bigua, Audi, Don Quixote e mesmo o Bachajo saem na frente. Seguimos logo atrás do Bigua, que consegue nos colocar na sua popa, damos um bordo curto para cima para limpar o vento e voltamos para o lado da praia. Na velocidade, ultrapassamos o Bachajo, o Don Quixote e colamos no Audi. Na lay-line damos o bordo para a bóia e seguimos paralelo ao Audi, um pouco a sota e juntos, começamos a alcançar o Biguá. Fazemos a spare buy por dentro do Audi e subimos o balão primeiro. No popa, conseguimos andar arribados e muito rápido, abrindo sobre o Audi, passando o Bigua e quase todos os barcos da flotilha. Entramos no contravento em primeiro lugar no real, agora o negócio é abrir. Na volta seguinte abrimos muito, os pequenos que ganharam ontem estão bem atrás, só o Audi e o Bigua parecem nos acompanha, atrás…é claro. No último popa, o Audi diminui a diferença e começa a nos marcar nos cobrindo com o balão. Eles levam vantagem no jaibe final, nos forçando para fora da linha a fazer um novo jaibe não planejado. Nós que, até então havíamos manobrado com perfeição, erramos o jaibe e perdemos alguns preciosos segundos. Assim, o Audi cruza a linha um segundo na frente. O seguinte e o Biguá, 2 minutos e meio atrás.Fazemos as contas e realizamos que pagamos para ele quase 4 minutos. Bom, não vai ser ainda desta vez. Em terra, soubemos que o Don Quixote que chegou bem atrás, ganhou a regata, o Bigua em segundo e o Audi, cujo GPH é menor que o nosso, nesse vento especificamente, recebe de nós e conquista o terceiro lugar, nos vencendo por quase um minuto no tempo corrigido.A Largada da segunda regata. O vento subiu para mais de 20 nós e continua subindo. Chamada geral de novo para o grupo A e até a nova largada o vento já supera os 25 nós. Resolvemos trocar a genoa para a número 4, e vários barcos rizaram. Na largada, toda a raia está encarneirada e o vento beira os 30 nós. Estamos com muita vela, decidimos não rizar, pois a mestra fará falta no popa. Tomara que ela aguente! Nessas condições, largamos adequadamente e o barco anda muito rápido enquanto nós damos o máximo na escora. Damos um bordo para fora para sair do vento sujo do Audi que novamente, está a nossa frente e o Bigua por baixo. Voltamos novamente para o bordo de terra. O vento virou mais para o Nordeste e já alcança a marca de mais de 35 nós nas rajadas. O lay-line desta vez está mais perto. Cambamos e seguimos para a bóia voando baixo e cortando bem as ondas que agora estão suficientemente altas para deixar-nos enxarcados na escora. Neste momento, o bordo de fora parece melhor pois avistamos um 34 pés vindo em nossa direção com vela a esquerda, em rumo de colisão! Soltamos um pouco a mestra e abrimos para ele passar, mas assustado, dá o bordo bem na nossa frente. Sorte que já estamos com a mestra solta e conseguimos arribar por sota e ultrapassá-lo sem bater. Nossa que susto! um toque e seria um duplo naufrágio. Seguimos para a bóia aonde o grupo A começa a contornar. Com quase 40 nós, os S40 desistem da regata. Uns poucos barcos colocam o balão, mas a maior parte da flotilha segue de genoa e outros tantos tentam seguir com o balão e atravessam. O Califa, bate na spare boy e a leva de reboque. Derepente não há mais bóia de barlavento para contornar. Nós chegamos na bóia na frente de nossa classe e de genoa, rumamos para a spare buy que agora está longe para sota. Passamos por ela e seguimos de través com a genoa, planando a quase 10 nós. Derepente vemos que os barcos grandes começam a baixar as velas. A regata foi cancelada!!!Baixamos as velas e seguimos para o clube a motor para poupar a mestra. Enfim, tomamos uma cervejinha Pilsen para relaxar. Nossa que adrenalina! E era uma regata prevista para ventos fracos.Em terra tivemos ainda, cansadíssimos, que passar por uma longa audiência de protesto, que felizmente se resolveu a nosso favor e garantimos o 4º lugar na primeira regata. Amanhã, está prevista uma barla sota às 4h da tarde para substituir a regata cancelada. Estamos felizes por nos mantermos no campeonato, pois os barcos ainda estão todos embolados e nós estamos melhorando a cada dia. A moral está alta, o barco está andando muito, mas não conseguimos ainda dar uma boa largada. Apesar do alto nível da competição, achamos que temos boas chances de alcançarmos um bom resultado.
Abraços, Kalu.

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