Ontem fizemos uma grande burrice. Ninguem atinou na instrução de regata que a regata de percurso longo largava as 10 00 e não as 12 00 como todas as outras. Chegamos 40 minutos atrasados. Quando chegamos ao local da largada, fora da barra, para a regata Vitor Demaison, os barcos já iam num lestinho de uns 10 nós, orçando para a Ilha do Pai e daí para as Maricás e a comissão já vinha voltando. A sensação de frustração foi grande e espero que nos sirva de lição, para termos, de agora em diante, uma atitude menos relax e mais atenta, pois de outra forma não dá pra ganhar de tripulações altamente competitivas. A sorte é que vai haver um descarte e que não fomos mal na Santos Rio (alguns barcos não correram essa). Mas de qualquer forma foi mal! mal mesmo.
Hoje o tempo mudou, está nublado e ameaçando chuva. O SE está começando a entrar. Vamos pra largada na Escola Naval a maré ainda esta enchendo e bem forte e ela deve fazer isso por mais uma hora. A regata será um percurso até a Ilha do Pai, volta até a largada e chegada junto a fortaleza da laje. Largamos bem e na medida que os barcos a barla de nós cambam, nós cambamos tambem para o raso, pro lado da marina da Gloria. Resolvemos que tem mais vento pelo meio e cambamos de novo em direção ao forte da lage, enquanto a flotilha se divide entre uma turma pro lado de Niteroi e outra na direção do Flamengo.
Saimos bem da barra, logo atras do Ventaneiro e a frente do Marlin pela direita, o Zeus e o Maximus (IMX45) escapam. Mais junto a Niteroi sairam os grandes, o Bijupirá e o Wiki Wiki. Este ultimo, já fora da baia, camba ainda mais para terra. Aparentemente tem menos vento no lado norte da barra. Nós estamos bem.
Começa a chover e o vento cai. Com onda e pouco vento a velocidade não parece enorme, o Ventaneiro a nossa frente começa a abrir junto com o Zeus segindo o Maximus.
Damos um bordo para esquerda, mas rapidamente percebemos o erro. O caminho é por fora. Perdemos uns bons minutos e agora estamos em uma faixa de vento pior, creio que já é o abrigo da ilha. Os grandes começam a cambar e o Sorsa já esta virando a ilha e aparecendo do outro lado. O Maximus seguidos do Zeus e do Ventaneiro cambam la na frente. O Bijupirá e o Marlin que nos ultrapassaram tambem cambam, mais perto, em direção a ilha e ainda não estão no lay line. O Wiki wiki vem vindo de tras bem junto a ilha. Nós damos um bordo de aproximação e cruzamos a popa do Wiki wiki, mas foi cedo. Desfazemos o bordo e seguimos até a lay line. Fazemos a ilha. Os grandes estão longe. O Zeus e o Ventaneiro seguiram em rumo ao Pão de Açucar o Marlin e o Bijupirá orçaram demais e estão bem mais a barla. o Wiki wiki jaibou para a praia e nos o seguimos. Vamos pelo canto norte protejidos, pois vai ter muita maré contra na barra.
Dito e feito. Os barcos que foram para a entrada sul estão entrando com muita dificuldade. Os barcos da marinha encontraram vento pior la fora e não estão conseguindo arribar com velocidade. Já nós e o Wiki wiki encontramos uma rajadinha orçada da praia e segimos bem até o forte Santa Cruz na entrada norte da barra. Os grandes já vem voltando na orça. O Zeus e o Ventaneiro estão chegando lentos na boia, enquanto nós entamos na barra atras do Wiki wiki, que agora abriu um pouco. Cruzamos com o Zeus orçando no meio da baia. Vamos de traves para a boia, enquanto o Wiki wiki e mais dois outros barcos chegam na boia com dificuldade empopados. Eles fazem a boia e orçam rapido, com a maré, para a chegada na boca da barra. Eles são seguidos de bem perto por nós. O Marlin e o Bijupirá ficaram para tras. Vamos bem pelo meio da corrente e cruzamos. Corrigimos em terceiro atras do Zeus e do Ventaneiro. Estamos de novo no pareo. Amanhã temos de garantir o terceiro lugar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário