segunda-feira, 30 de novembro de 2009

4a Etapa da Copa Mitsubishi Motors 2009


Largada da 2a regata. Jazz camba para São Sebastião enquento o Orson segue o ASA em direção a Ilhabela

O Orson prepara a montagem e a subida de balão


Orson na 2a regata já na ponta voltando de balão.

Este fim de semana tivemos na ilha as regatas barla sota da 4a etapa da Mitsubishi Cup. A classe ORC internacional estava meio desfalcada com a ausencia do Touche e do Loyal. O primeiro, campeão por antecipação,e o segundo, sem chances de alcançar o Orson, preferiram se preparar para a viagem para a Argentina e Uruguai, que vamos todos fazer breve, para correr o Circuito do Atlantico Sur em Punta del Este.
Mesmo assim estavamos nós, o Montecristo, o Jazz, que retorna depois de se ausentar na 3a etapa, e o ASA Aluminio que não corria na ilha desde a RISW.
A primeira regata foi atrasada umas 2 horas por falta de vento, mas, quando já achavamos que só iamos boiar e já tinhamos consumido, antes da hora, toda a cerveja de bordo, entrou um NE de uns 10 nós e deu para fazer uma bela regata.
A linha favorecia fortemente a boia e resolvemos largar vela direita. Depois de passarmos por varias popas, pois varios barcos resolveram ir para a boia, conseguimos um buraco e largamos bem, um pouquinho atrasados, mas para o lado favorecido. O vento não estando Leste, não valia muito a pena ir muito longe para o lado da ilha e cambamos para o centro da raia, onde o vento estava um pouco mais firme. Estavamos seguindo o ASA de perto, o Montecristo abriu um pouco e o Jazz, que tinha largado bem, esticou demais para o lado da ilha e ficou para tras.
No popa o vento caiu para uns 7 nós. Nós seguimos, ligeiramente mais arribados, os dois barcos maiores, que tem spis assimetricos. O Jazz jaibou para o outro lado da raia e atrasou-se mais, pois o vento caiu lá primeiro.
No segundo contravento o vento voltou a apertar e a entortar um pouco, com a formação de uma chuva do lado de Caraguá. O Montecristo aproveitou para se distanciar. Nós continuamos seguindo o ASA de perto enquanto abriamos mais ainda do Jazz.
Cruzamos antes de cair a chuva, uns 6 minutos atras do ASA e outros 6 a frente do Jazz. O Montecristo bem na frente, outros 6 minutos a frente do ASA. No corrigido isso resultou numa vitoria nossa sobre o ASA por 42 segudos, esse ganhou do Montecristo por 7 segundos, o Jazz ficou em 4o, mais de 5 minutos atras.

Domingo entrou sul e deu para fazer 2 regatas no canal. O vento estava com uns 15 nós, com rajadas um pouco mais fortes, baixando um pouco e torcendo só no final da segunda regata.
Na primeira largada chegamos um pouco cedo na linha e tivemos de parar, orçados pelo ASA, com isso escorregamos e abrimos espaço para o Jazz e o Montecristo que passaram, entre nós e a comissão, babando e dando uma ótima largada. Nós arribamos, pegamos velocidade e seguimos em direção a ilha, atras do ASA. Eles logo deram o bordo para São Sebastião, nos deixando livres. Ao passar junto a boia amarela da vila, vimos que a maré estava bem mais fraca e resolvemos seguir pelo lado da ilha, que parecia ter uma rajada mais favorecida do que o que predominava a direita da raia. A aposta pagou, quando chegamos no bordo de aproximação da boia convergimos com o Jazz e cambamos paralelos com ele na lay line, conseguindo fazer a boia logo a sua frente. Fizemos a boia limpamos a casa e jaibamos para o meio do canal, enquanto o Jazz continuou um pouco mais no lado da ilha. O ASA e o Montecristo estavam perto, e seguimos no seu encalço, muito rapido, com a corrente e o vento que nos punham no lay line sem necessidade de outro jibe. Fizemos a boia muito perto do ASA e fomos, dessa vez, junto com ele para o lado de São Sebastião, pois agora o vento tinha apertado daquele lado e a direção tinha igualado com o lado da ilha. Fizemos um ótimo contravento não deixando o ASA escapar. O Montecristo passou o lay line perdendo uma boa distancia. Com o vento agora por igual fizemos um jibeset para ir direto para o meio do canal. Cruzamos 2 minutos e meio atras do ASA e 6 atras do Montecristo. O Jazz nos seguiu uns 2 minutos e meio atras. No corrigido vencemos, com o Jazz em segundo, 2:25 minutos atras, O ASA perdeu para o Jazz por 5 segundos e ficou em terceiro, ficando o Montecristo em 4o outros 2:15 atras.

A segunda largada foi boa, com velocidade, mas o Jazz, novamente, saiu melhor por cima e foi o primeiro a cambar para São Sebastião. Nós esperamos os grandes que estavam por cima irem e cabamos passando pela proa dos menores. Cruzamos com o Jazz já do outro lado do canal vindo e cambamos paralelos com ele bem próximos e começamos um duelo de velocidade. Ele se manteve por alguns minutos, mas aos poucos foi perdendo, até que caiu na popa e cambou. Nós estavamos com muita velocidade e bem proximo do lay line, então seguimos em frente atrás do ASA. Antes da boia o vento começou a cair e a torcer. Fizemos a boia e era um través apertado para a boia de sota e la fomos nós muito proximos do ASA.
Chegando na boia, havia uma instrução de mudança de percurso encurtando para a boia laranja dos barcos menores, mais proxima e melhor posicionada na nova direção do vento. Alem disso a juria estava dando a largada para outra classe, dessa forma nós, por alguns segundos, com adrenalina a mil, conseguimos cruzar vela direita a frente da flotilha largando. O Jazz, que vinha uns bons 40 segundos atras, teve que negociar a passagem pelo meio da flotilha com preferencia. Ufa!!!!! No meio de muitos gritos e Deus nos acudam e zigue zagues, conseguiram passar sem ter que cambar nem abalroar ninguem, mas quase que matam a Valeria e o Ralph de aflição.
A boia laranja chegou rapido, de novo um jibe set e direto para a chegada. Cruzamos a uns 2:45 do ASA e a uns 5 minutos do Montecristo. O Jazz, que perdeu algum tempo na confusão e para recobrar o sangue frio, chegou pouco menos de 2 minutos atras. No corrigido ganhamos do Jazz por 1:40 O ASA ficou outro minuto atras do Jazz em 3o e o Montecristo em 4o com outro minuto e quarenta atras.
Enfim um fim de semana que tudo deu certo para nós. O tempo muito melhor do que a previsão de chuva e pouco vento, permitiu tres regatas muito agradaveis. A tripula funcionou as mil maravilhas, resultando em 3 vitorias. Agora só resta esperar pela volta a ilha a semana que vem. Espero que o tempo ajude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário