sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Charisma - volta ao mundo de regata em regata

Charisma chega a Hobbart
Perez Calzada e tripulantes na chegada da Transpac
O Charisma em Malta na Middle Sea Race

Charisma será o primeiro barco españhol na Rolex Sydney Hobart

O Charisma do(Real Club Náutico de Barcelona) de Alejandro Pérez Calzada será o primeiro veleiro espanhol a correr a Rolex Sydney Hobart. A sua participação neste classico, o Everest das regatas de oceano, marcará o ponto medio de seu projeto, iniciado a dois anos, de circumnavegar o globo participando dos grandes classicos da vela.

Nesse periodo sua atividade competitiva foi intensa, o Charisma, um Sparkmans Stephens de 57 pés de 1970 (similar ao famoso Tenacious de Ted Turner), ganhou sua classe na Middle Sea Race de 2006, foi um dos 51 que terminaram a violenta Fastnet de 2007 e esteve no podio da Newport-Bermuda de 2008 e na Transpac de 2009. "Temos que nos adaptar o ritmo da nossa viagem ao programa de regatas que queremos participar, algumas destas são bienais ou trienais, ainda temos mais dois anos, mas já corremos a maior parte das regatas que nos propusemos."

A tripulação de regata do Charisma é de 15 pessoas, ela é composta pelo proprio Perez Calçada que é o navegador mais alguns tripulantes mais ou menos constantes, alem disso, ali se revezam amigos e varios elementos da fina flor dos velejadores espanhois. Para a Sidney Hobbard eles vão contar tambem com o australiano Frank Sticovich, que já participou de 14 edições sendo as 5 ultimas como skipper de um veleiro similar. "A lista de espera de tripulantes é grande, são todos ótimos e bons amigos, é uma pena que não caibamos todos no barco", lamenta o proprietario.

Como navegador ele explica "A Sidney Hobbard tem 4 trechos diferentes, a descida pela costa Australiana, a travessia do estreito de Bass, a aproximação de Hobbard e a subida do rio Derwent. Os dois primeiros podem ser brutais, com um dos piores mares do pacifico, o terceiro é taticamente dificil e já vi gente perder a regata no ultimo. O barco porém é extremamente competitivo com muito vento ou pouco vento, é rapido, forte e mede bem na IRC.

O projeto

Correndo regatas na España desde 1986, Alejandro Pérez Calzada e um regatista atípico. "Comecei ao contrario de todo mundo pelo cruzeiro e por travesías em solitario, e terminei fazendo só regatas barla sotas, perdendo no processo o que eu mais gostava na vela que era a navegação de longo percurso. Em 2002 quando os meus amigos começaram a se interessar pelos TP52, apareceu a oportunidade para eu, em vez de seguir nesse caminho, voltar as minhas origens e fazer aquilo que ninguem ainda fez na Espanha, completar os grandes classicos da vela de oceano, -Fastnet, Transpac, Newport-Bermuda, Rolex Middle Sea Race, Rolex Sydney Hobart-, e ao mesmo tempo navegar ao redor do mundo". Sempre apaixonado pela navegação, ele está realizando o seu sonho de circumnavegar o planeta saltando de regata en regata, em um intenso mas paciente programa que se iniciou em 2007 e só termina em 2012.

"Para entrentar essa aventura, o primero passo era encontrar um barco que reunisse certas características de confiabilidade, robustez e navegação. Alem disso queria um barco competitivo e duro e nessa busca notei que no começo da decada de 70 foram construidos alguns barcos com essas caracteristica e que mediam bem na IRC. Ross McDonald -medalhista olímpico canadense e tripulante do "Bribón"-,velejou em um desses barcos, o "Charisma", e nos contou que estava em Seattle a venda. Na primeira olhada vi que tinhamos achado o nosso barco. Ele foi comprado e enviado em um cargueiro para a Europa, e chegou a Toulon (França) na vespera do inicio da Les Voilles de St Tropez (Niulargue)de 2003, e decidimos participar; demos tanta sorte que ganhamos a nossa classe".

Com a ajuda de Manolo Ruíz Elvira -desenhista do Alinghi na America's Cup anterior e hoje do BMW Oracle -, modificamos e reformamos o barco e aí o barco disparou. Começamos em 2006 o programa de regatas, a primera foi a Rolex Middle Sea Race daquele año, ganhamos nossa classe. No ano seguinte iniciou-se oficialmente em Barcelona a nossa volta ao mundo. Começamos pela Inglaterra participando no verão de 2007 de toda a temporada de Cowes: Round the Island Race em junho, Channel Race em julho e a Rolex Fastnet Race em agosto. Em 2008 cruzamos o Atlántico, participando da Stanford Antigua Sailing Week (abril), Around the Island Race de Conanicut (junho) e da New York Yacht Club 154th Annual Regatta (junho) antes do nosso principal compromisso alí a Newport Bermuda Race (junho), finalizando o programa do ano com a Royal Bermuda Yacht Club Anniversary Regatta (junho)".

"O próximo objetivo era na costa oeste dos Estados Unidos, e se impunha uma longa viagem de transporte, levamos o barco em julho até a Jamaica, cruzamos el Canal de Panamá, subimos até Acapulco, e daí a Los Ángeles. Já em 2009 participamos da Transpac em junho e da Aroud the State Race no Hawaii. Este verao cruzamos as 6.800 milhas do Pacífico, levando o barco a Samoa e finalmente a Sydney".

Depois da Rolex Sydney Hobart, o "Charisma" vai iniciar o regreso a Barcelona, mas continuará indo de regata en regata. O programa de competição continuará em março de 2010 com a Auckland to Musket Cove Ocean Race, com cerca de 1.400 milhas náuticas entre Auckland (Nova Zelandia) e Numea (Nova Caledonia). O barco deve voltar de novo a Australia, fazendo depois a travessia de Perth até as Ilhas Mauricio, e depois para Cidade do Cabo (Africa do Sul) a tempo de correr a Cape Town to Bahia (umas 3600milhas) em dezembro de 2011. Daí para Buenos Aires, para a Buenos Aires-Río de Janeiro em fevereiro de 2012, e a travessia do Atlántico de volta a Espanha.

Um belo programa!!! Juntou em um projeto todas as regatas que povoam nossa imaginação. Mais do que uma Volvo, isso é a realização dos sonhos de qualquer velejador de oceano que se preze.

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