segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
4a Etapa do Circuito Ilhabela 2009 - Regata Peter Blake
Montecristo tomando agua em mar de quase 3 metros
Orson e Jazz cruzando a linha com um minuto de diferença depois de 6 horas de regata
largada da volta a ilha
Neste sabado corremos, com muito mar e ventos de E a SE de 10 a 23 nós, a regata Peter Blake Volta a Ilha, a regata longa (52 M) desta última etapa do Circuito Ilhabela. Veio se agregar a nossa flotilha da semana passada e ameaçar as chances do Montecristo de fita azul, o BC 47, Land Rover.
Na Largada na Ponta das Canas, dada com meia hora de atraso, as 11 horas, o vento estava de NE (abraçador)de uns 14 nós e com forte correnteza de sul.
Largamos com velocidade, um pouco abaixo da flotilha e logo cambamos para a Ponta das Canas, junto com o LandRover, que bem maior, logo começou a abrir. O ASA, por baixo de nós, tambem nos ultrapassou, bem junto a Ponta. O Montecristo seguiu muito em frente com a correnteza e passou bem por fora da ponta, agora tendo enfrentar de frente a correnteza que abraçava a ilha. O Jazz nos seguia de perto, um pouco atrás. Na medida que saímos do canal, o vento rodou para Leste e depois, já na altura do Poço, se estabeleceu de SE e a correnteza abraçadora aumentou. Resolvemos orçar bem junto a ilha, tomando altura com bordos curtos. O Montecristo passou por fora, enquanto nos acompanhavam a distancia o Jazz e o 40.7, Fram. Em um desses bordos, no momento da rondada para SE, o Jazz e o Fram alongaram demais o bordo e perderam contacto conosco, ficando para trás.
Nessa altura, já na sombra da Ilha de Buzios, o vento caiu um pouco e o mar começou a subir muito, com ondas de mais de 2 metros. O vento logo voltou para os mesmos 15 nós, depois da ilha da Serraria e o mar continuou a aumentar. Viamos, de longe, o Montecristo, que alcançara o Landrover, se aproximar da ponta próxima ao Sombrio e o ASA, mais atras, a 2/3 do caminho. O Jazz e o Fram, mais atras, nos seguiam a alguma distancia. Já na frente, na altura da Sepituba, o Montecristo descobriu que, com o mar grosso que a cada onda cobria a sua proa, estava fazendo agua pela abertura do gurupes. Tendo já tomado mais de 5000 litros de agua, foi obrigado a tomar a decisão de abandonar a regata e retornar. O Landrover, logo subiu o spi e desapareceu atras da Ponta do Boi, enquanto avançavamos em um mar de ondas bem curtas e altas (alguamas de quase 3 metros). Alguns minutos depois foi a vez do ASA de subir o spi e tambem desaparecer.
Na Sepituba o vento começou a aumentar e nós arribamos para o Boi. O Jazz nos seguia a um bom quarto de milha atras. Pouco antes do Boi subimos o balão e começou a baloada desenfreada. Como sempre acontece naquelas paragens, o vento subiu para uns 24 nós e nós, com adrenalina la em cima, pegavamos interminaveis jacarés naquelas ondas enormes. A cada tantas ondas, numa maior que se combinava com a rajada, planavamos com a proa toda fora d´água, lançando jatos de espuma perto da popa, a mais de 13 nós de velocidade. O Jazz virou a ponta e já vinha nos seguindo de balão, acompanhando bem a nossa velocidade. Depois de uma boa meia hora de muita adrenalina, vimos o Jazz jaibar para a ilha em direção ao Bonete. Pensamos em segui-lo, mas não, a baloada estava perfeita e a tatica de seguir junto a ilha raramente vale a pena, pois o vento costuma acabar la perto do Navayorqui, encoberto pelas montanhas. Melhor seguir por fora. Continuamos por fora, só jaibando no lay line da Ponta da Sela e mesmo assim nos mantendo bem abertos da terra, para nos manter afastados da esperada parada de vento. O Jazz vinha bem. Tinha mais vento lá do que haviamos previsto. Não parou no Novayorqui. O SE não ficava tão encoberto pelas montanhas. Estava definitivamente com menos vento e mais lento, mas se não parasse ia ter que percorrer uma distancia muito menor do que nós. Menor o suficiente para comer a nossa vantagem.
Vimos em fim, bem longe na frente, o Landrover sem balão entrando no canal, com pouco vento pelo lado de São Sebastião e o ASA orsando, completamente encalmado, do lado de cá do canal. Nossas duvidas pareciam resolvidas, o Jazz ia parar. Arribamos ainda mais para nos afastar de terra e da parada de vento.
O Jazz porem não parou na primeira ponta, nem na segunda, só foi parar lá junto da Sela e la ficou boiando ainda de spi na última ponta para a entrada do canal.
Quando nós achamos que tinhamos contornado a parada de vento, tiramos o balão e começamos a orçar para o centro do canal. Tudo ia bem, já estavamos entrando no canal pelo meio, com a correnteza a favor e a chegada a vista e no lay line, quando o vento tambem parou para nós e ficamos nós e o Jazz boiando sem vento por uns bons 20 minutos a menos de meia milha da linha. Enfim uma rajada do canal (NE) entrou, nós já orçando, a pegamos primeiro, mas ela logo pegou tambem o Jazz, que tambem já vinha se preparando para ela, e começamos os dois a nos mover em direção a linha. Nós vinhamos mais orçados e de um pouco mais longe e eles mais arribados e com um pouco menos de distancia a percorrer. Logo deu para ver que eles cruzariam na frente. O Jazz cruzou um minuto na nossa frente, na mais rapida volta a ilha da historia. O Landrover que foi fita azul a fez em aproximadamente 5:15 horas.
No tempo corigido o Jazz, que tem rating melhor que nós, ficou dois minutos na nossa frente, ganhando a regata. Nós ficamos em segundo ganhando do Landrover por tres minutos e meio e do ASA por sete minutos.
Foi uma linda regata, cansativa, com muito mar e quase 6 horas de regata de muita adrenalina. Foi um belo treino para Punta del Este.
O Jazz está de parabens. Velejou muito bem, fez uma aposta arriscada e conseguiu tirar proveito dela.
Com esse resultado nós vencemos a 4a Etapa e ficamos em segundo no Circuito Ilhabela de Vela de Oceano 2009, que foi vencido por antecipação pelo Touche. O Loyal ficou em terceiro. Nós tres nos encontraremos de novo breve representando o Brasil no Circuito Atlantico Sur em Janeiro e talvez tenhamos a boa surpresa de ter lá tambem o mais novo irmãozinho Malbec, o Lucky II.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário