por Ronald Izoldi subida de balão. Quem vai caçar essa genoa! grrr@$%!!
por Ronald Izoldi, Orson,pronto para o jaibe set, fazendo a boia a frente do Inae
por Ronald Izoldi o Orson de balão
preparando a subida de balão
chegando na boia a frente da flotilha
em disputa com o Jazz
Largada vela direita
Esse fim de semana com tempo lindo e vento, ontem de sul de 10 a 12 nós e hoje de leste de 8 a 12, corremos 4 barla sotas.
No sábado a primeira regata teve 6 pernas e os largamos na bóia, vela direita, sozinhos e aproveitando de nossa velocidade, cruzamos na frente da flotilha e seguimos para São Sebastião. A flotilha na sua maior parte nos acompanhou. Nós, meio traumatizados com a encalhada no fim de semana anterior, cambamos cambamos cedo, quando a profundidade começava a chegar perto dos nossos 2.30 de calado. Os Delta 32, com menos calado, e mesmo o Jazz,igual a nós, entraram mais fundo no baixio diminuindo a diferença . Chegamos na bóia junto dos últimos hpes, que tinham largado 5 minutos antes, e levantamos o balão . Fizemos um jaibe set para ir para o meio do canal e pegar a corrente favorável. Depois de brigarmos um pouco com o balão, ele começou a puxar e la fomos nós. Chegamos na bóia de sota já a boa distancia da concorrência, no meio dos hpes e com o Inae, bem maior, um pouco atrás.
Fizemos o contravento seguinte trocando bordos com o Inae. E fomos de novo para o jaibe set. Nesse popa, o Realizado que nos acompanhava a distancia, teve problemas com o balão e ficou sem ele boa parte do perna. Nós continuamos a abrir. Fizemos o contravento seguinte continuando a usar o Inae com "spahing" e cruzamos a chegada mais de 7 minutos a frente do Realizado. Surpresa! perdemos dele no corrigido, por 7 segundos novamente.
Na segunda largada, todos que nos viram largar vela direita, agora vieram para a bóia tentar a sorte. O Fantasma, o Realizado e o Palmares. Nós resolvemos atrapalhar a largada vela direita deles. Estavamos todos junto a boia e a 30 segundos do tiro cambamos para o meio da linha e a quinze cambamos de volta, logo a frente do Jazz, e chegamos vela esquerda em cima deles obrigado-os a cambar ou passar por trás. Largamos vela esquerda junto a bóia logo a frente e a sota do Jazz, que logo caiu na nossa popa. Cambamos e cruzamos tranquilamente a flotilha indo direto para o raso de São Sebastião. Novamente velejamos bem as 4 pernas, abrindo no popa, mas perdendo no contravento, quando os deltas iam fundo no baixio. Dessa vez foi o Fantasma que vinha na frente nos seguindo. No fim de 4 pernas abrimos dele 4 minutos e meio, mas ele nos venceu no corrigido por 30 segundos, enquanto ganhávamos por 1 minuto do Realizado, que continuava com problemas no balão.
No domingo o Leste entrou na medida certa, 12 nós, caindo para 10 no decorrer do dia. Fomos para a primeira largada. Chegamos na linha junto com o Jazz, um pouco cedo e assim que o Realizado arribou na linha, nós mergulhamos junto com ele, por baixo do Jazz e no tiro orsamos novamente e largamos. Fizemos uma bela regata mas no fim não recebemos o apito. Tínhamos, nós e o Jazz, estourado a largada e parece que o nosso mergulho não foi suficiente para colocar-nos atras da linha. O Realizado ganhou novamente, com o Asbar em segundo. E assim parecia ter ido o campeonnato.
A juria, no entanto, resolveu fazer uma ultima regata, que permitiria um descarte e la fomos nós. Com o descarte ainda estávamos a 3 pontos do Realizado, ainda com chances. A regata era de 4 pernas e a raia bem menor. Nessa ultima largada havia muitos barcos de paraquedista. O Palmares a nossa frente, fechou a porta nós soltando as velas, subimos com ele, mas o Harpia um Beneteau 47 entrou de paraquedista por trás, meio descontrolado. O Palmares e nós ao vê-lo, avançar perigosamente sobre nossas popas, tratamos de sair rápido da frente, correndo a linha. O Jazz ficou preso atrás dele e orsou. O Orson/Sereloco, o meu antigo SK 30, que vinha manobrando atrás dele, girou e chocou-se com a proa do Jazz, quebrando o seu pau de spinaker. Os dois barcos danificados desistiram da regata.
Nós acabamos largando bem e logo cambamos para a Ilhabela. Igual a primeira regata fomos abrindo acompanhando os barcos maiores, o Inae e o Harpia. Acabamos por cruzar a chegada junto com o Inae, abrindo 3 minutos do Realizado. Mesmo assim perdemos por 30 segundos.
Não é que estivéssemos velejando muito bem. Mais da metade da tripulação começou a velejar no barco a semana passada e ainda estávamos batendo cabeças, mas com este rating está impossível vencer um delta 32 bem tripulado. Das 6 regatas ao menos em 3 acreditavamos ter vencido e perdemos no corrigido.
Temos que acertar uma tripulação definitiva e pensar no que fazer para a RISW. E se formos ficar na orc club, isso passa por remedir o barco.
Temos agora, para isso, um mês de sossego. O barco vai para Santos para uma revisão geral e talvez alguma modificação na estabilidade e remedição. Temos que estar melhores para o Warm up e Semana de Vela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário