segunda-feira, 26 de abril de 2010

Orson em Los Roques? Sim, no Catamaran Pitiguey!


Arquipelago de los roques

O catamaran Pitiguey ancorado. Mais tarde virão outras fotos.

Pra não continuar sonhando enquanto o barco está fora dagua, fomos este feriado passar uma semana deliciosa no catamaran Pitiguey em Los Roques, Venezuela.
Para quem não conhece essa maravilha do caribe, Los roques é a maior barreira de coral do Atlantico, com mais de 20 milhas de extensão. Fica no meio do oceano, a 100 milhas da costa venezuelana, em frente a La Guaira e voce chega no aereoporto da Ilha principal, GranRoque, depois de um voo, meio precario, de 40 minutos.
O lugar é maravilhoso, pois atras da barreira de coral em forma de L, fechada do lado Leste e Sul, ha uma grande laguna, cheia de ilhas baixas, coroas arenosas e cabeços de coral. Ha sempre um leste de 15 a 20 nós, mas que levanta pouca onda, sendo o lugar, nas ilhas mais proximas de GranRoque o paraiso do Kyte surf.
No resto das ilhas, mais isoladas e oferecendo boa proteção para a ancoragem noturna, a grande diversão é o mergulho.
O lugar, isolado do resto do mundo, é um parque nacional bem preservado, contando com menos de 800 habitantes.
Ficamos no catamaran Pitiguey, um Fontain Pajot 42, onde residem, ha mais de 10 anos em Los Roques, Cristina e Max, um casal italiano maravilhoso, que nos aceitaram como hospedes e dividiram conosco a seu dia a dia de contacto com a natureza selvagem e de uma alta cozinha Italiana, super sofisticada (pasta ai ricci, ai ai dio mio!!!).
Cristina de personalidade esfusiante, é originaria da Sicilia, e uma cozinheira inigualavel e consegue fazer a bordo pratos sofisticadissimos de peixe, frutos do mar, ouriços, lagostas,etc, pescados na hora pelo Max, o nosso Skipper. Eles são ajudados, na faina de receber os hospedes, arrumar o barco, pescar e cozinhar, por Antar, uma venezuelana, linda e simpatica.
Só temos que agradecer a oportunidade ter conhecido estas pessoas formidaveis e compartilhado por uma semana a sua vida bastante sui generis, nesse lugar idilico.
Um programa totalmente diferente, mas que, de outra maneira, é tão ou mais gratificante que as nossas usuais aventuras competitivas com o Orson.

3 comentários:

  1. Oi Kaluss,

    Fiquei muito interessado em ficar nesse Catamaran. Vc pode me ajudar nessa escolha? Não entendo nada de catamarans ou veleiros.
    Inicialmente eu estava planejando passar 3 noites no veleiro Turpial. Mas li depoimentos no orkut, dizendo que este veleiro se locomovia a menos de 10 km por dia, e que por isso não dava pra conhecer muita coisa do arquipélago em Los Roques. Então resolvi procurar outra embarcação e achei o Potiguey.
    Conto com sua ajuda e experiência para me auxiliar nessa jornada.
    Alias, muito legal a trilha sonora do seu blog. Parabéns.
    Agradeço muito se puder me ajudar,

    Marcus

    mvco1978@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Marcus
    Eu não conheço o Turpial. O Piguey é particularmente interessante pelo convivio com os seus proprietarios italianos. São simpatississimos e fazem o Arquipelago de Los Roques a muitos anos e conhecem tudo... Alem disso a comida é maravilhosa, sofisticadissima e pescada na hora (provavelmente junto com voce). O arquipelago é pequeno e tudo é proximo, os deslocamentos são curtos. Veleja-se, mas se anda mais a motor e um catamaran de cruzeiro anda a uns 5 a 6 nós. Dentro do arquipelago isso da pra cobrir tudo. Mas é gostoso ficar parado nos lugares e não se deslocar todo o tempo. Nós ficamos la uma semana. Tempo de sobra para se sentir morador do lugar.
    O catamaran pitiguey tem uma pagina no facebook com todas as informações.

    ResponderExcluir
  3. Olá Kaluss,

    Estou indo com mais um casal de amigos e filhos (2 nossos e 1 deles) para Los Roques em Janeiro do próximo ano e fiquei interessado nesta opção do catamarã Pitiguey.

    Vi que a experiência foi muito boa para você! Qual sua opnião de fazê-lo com crianças? Como seria em relação a valores (por dia/período)?

    Agradeço alguma dica/recomendação para Los Roques também...

    Se possível agradeço responder diretamente em meu email: cereda@pop.com.br

    Sds, Gilson

    ResponderExcluir