sexta-feira, 9 de abril de 2010
S 40 MAGIA V
Aos poucos a classe S40 vai se firmando como alternativa a ORC Internacional 500 para a elite da vela de oceano nacional.
O Magia V de Torbem Grael, o 7o barco da serie, foi lançado e breve estará no Brasil. O Magia e o Mitsubishi de Eduardo de Souza Ramos devem dividir os mesmos patrocinadores, elemento fundamental para fazer uma campanha com esse tipo de barco.
Os veleiros grandes da Orc internacional 500, quase todos a venda, com o patrocinio minguando, estão correndo só as Regatas do Campeonato Nacional da Classe. Mesmo assim poucos dos cariocas foram para Floripa.
Nós, velejadores serios, mas fora dessa elite patrocinada, vamos precisar tomar tambem decisões quanto a que classe e regatas participar. A ORC internacional B que competimos em Punta, apesar de muito competitiva tinha apenas 6 barcos contra 12 do ano passado. Em Florianopolis, onde corremos na orc club para ver se corriamos com mais barcos, com a classe minguada e dividida em 3 divisões, acabamos correndo só 2, nós e o Angela Star na divisão A e ficaram os ótimos sk30 de Florianopolis na outra divisão. Na orc internacional havia tambem poucos competidores, mas estava melhor. Em Angra, na orc internacional, só os barcos da Escola Naval. Na orc club, juntaram-se as divisões e deu para ter uma regata divertida, graças ao Viscaia e o Rabujento.
Na primeira etapa da Mitsubishi Cup de Ilhabela a orc internacional não apareceu e a a orc club ficou reduzida a nós e dois deltas e um SK30. Ficando a RGS como a classe competitiva do campeonato.
Buzios, como é valido para o campeonato brasileiro da classe os orc internacional cariocas foram, mas de São Paulo, só o Touche. A Orc club foi abrilhantada pela presença dos barcos baianos, fora isso só os cariocas e mesmo assim muito poucos.
Claro para a RISW os barcos da orc vão aparecer, mas para termos um campeonato bom para todos temos que cuidar muito bem em fazer as divisões de forma que fiquem competitivas e não esvaziadas como em Floripa ou meio fora de proposito como na RISW do ano passado.
A ABVO ajudaria muito se juntasse em uma só classe toda a orc (tudo com medição orc internacional), mantendo os baixos custos (inclusive para medição) para os barcos menores (rating acima de 600 por exemplo) e fazendo as divisões por rating 500, 600, 700.
Não posso esperar a chegada dos 2 novos Malbec 36 para ao menos termos a alternativa de correr como classe, pois na RGS não dá. Ela está funcionando porque todos os barcos dentro das suas divisões são mais ou menos parecidos. Mas sem medir estabilidade é só barcos diferentes entrarem nela (como no passado o Arubinha) que desequilibra tudo. De qualquer forma ela não é uma boa alternativa para um Malbec que é relativamente instavel, tem muita vela e tem uma linha dagua enorme, tudo que essa medição penalisa.
Para voltar ao primeiro mundo e a elite da vela, o TP52 Luna Rossa anunciou a sua tripulação para 2010 e os nossos campeões Torben Grael e Robert Scheidt estão nela como tatico e timoneiro respectivamente. Vamos ter torcida verde e amarela esse ano para a Formula 1 da vela.
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