sábado, 22 de janeiro de 2011

Circuito Atlantico Sur 2011- 5a e 6a regatas Barla Sota

No popa Orson Mapfre persegue o Shangai baby

Orson Mapfre indo para a chegada na primeira regata

no contravento Orson Mapfre cobrindo o Shangai baby

Orson Mapfre disputa a barla sota com muito vento com Shangai baby atras

Depois de um dia de descanso hoje recomeçou o campeonato com duas regatas barlasota.
Saimos as 12 00 para a raia da baia de Maldonado com dia lindo e vento Leste de 12 nós aumentando para 15 na largada. As rajadas um pouco mais fortes favoreciam o lado da praia fazendo nos dar preferencia a largar junto a boia. Esperamos as duas primeiras largadas e saimos muito bem do lado favorecido na terceira largada, com o vento já indo para uns 17. O Bachajo largou muito bem, um pouco por cima da gente, enquanto o Shangai e o Navegante largaram na juria. Nós iamos muito bem ganhando altura sobre o Bachajo, quando o cabo do timão quebrou e quase perdemos o leme. Ligamos o piloto que se conecta direto ao quadrante do leme e iniciamos um concerto de emergencia usando um cabo de spectra. Com o piloto o barco começou a perder altura e o Bachajo começou a se distanciar. O concerto era complicado. Graças a Deus tinhamos o departamento de manutenção da ilhabela inteiro a bordo! Em uns 10 minutos, já bem perto do lay line, o leme começou a funcionar, apesar de uma folga de mais de meio giro de timão. No lay line demos o bordo para a boia. O Bachajo foi o primeiro a fazer a boia e nós vinhamos atrás dele, um pouco atrasados e tivemos de dar água ao Shangai, que vinha no bordo de fora de vela esquerda, com o Navegante uns 3 barcos atras. Demos agua para o Shangai e cambamos entre ele e o Navegante, fazendo a boia antes deste e causando um certo stress, com direito a ameaças de protesto etc. Mas era claro que tinhamos espaço e o protesto não se concretizou. Levantamos o balão e la fomos nós atras do Shangai Baby e do Bachajo. Decemos bem, mas o leme com folga não ajudava e o Navegante acabou por nos ultrapassar. Entramos em um novo contravento e conseguimos, apesar de tudo, não deixar o Navegante escapar. Ele se afastou um pouco, quando tivemos que dar um bordo a mais para nos desviar de um barco vindo de balão com preferencia. Fizemos a boia e decemos de novo de balão, mantendo a distancia e garantindo a posição a sua frente, já que ele paga um bom tanto para nós. O resutado foi o Bachajo cruzando em primeiro e o Shangai em segundo, depois o Navegante e nós logo atras. Na correção ganhou o Shangai com o Bacachajo em segundo, o Two um corum OD27, que chegou bem depois, corrigiu em 3o e nós em quarto, ficando o Navegante em quinto.
Para a segunda regata o vento aumentou para mais de 20 nos com rajadas de mais de 27, passando o limite de nossas velas. Nós tinhamos concertado o leme e essa era a regata decisiva. Largamos outra vez muito bem junto a boia indo para o lado favorecido da raia. O Bachajo se enrrolou em uma manobra na largada e largou bem atrasado. O Shangai largou por baixo de nós e um pouco atrasado, mas estava andando muito bem de genoa 3. Ahh que inveja! Nós só temos a 2 e a 4, as duas inadequadas para essas condições de vento. O Navegante tambem vinha bem, um pouco por cima de nós, pois tinha largado na juria. Começamos a fazer altura em cima dele. A correnteza estava forte e passamos um pouco o Layline. O Shangai cambou no lay line e o Navegante cambou para cobri-lo, nós ficamos livres e cambamos para a boia. Fomos os primeiros a chegar nela, seguidos de perto pelo Shangai e com o Navegante mais atras. O vento estava a mais de 25 e a descida de balão foi de alta adrenalina, barcos a nossa volta se descontrolavam e atravessavam, mas descemos sem problemas e fizemos a boia seguidos de muito perto pelos dois barcos. Na boia, atrasamos a retirada do pau e não pudemos assim cambar, logo depois da boia, para o lado favorecido e o Shangai tomou a iniciativa de faze-lo, escapando da nossa marcação. Chegamos quase juntos a boia e iniciamos novamente a louca baloada com o vento entre 26 e 27 e muita onda, seguindo o Shangai de muito perto. Mantivemos o barco bem arribado seguindo direto para a chegada, mas dando para isso guinadas a barla assustadoras, quase metendo o pau de spi na agua. O Navegante tentou acompanhar o nosso rumo e deu um chines ficando para bem para tras. Ainda estava lá, atravessado, quando cruzamos a linha, logo atras do Shangai Baby.
Corrigimos em segundo enquanto o Shangai garantia mais uma vitoria. Dessa vez o Bachajo e o Navegante foram mal e o OD27 que ganhou a regata de Solanas garantiu um terceiro atras de nós. Foram duas regatas emocionante, com quebras e concertos em marcha, manobras em proximidade, muito vento e jacarés nas ondas em alta velocidade. Nós ainda estamos amargando os dois DNF, mas estamos apesar de tudo ainda mirando o pódio. Estamos a 3 pontos do Navegante e a 6 do Bachajo empatados com o OD27. Amanhã é a volta a Gorriti e a previsão é boa. Não vai faltar vento. Vamos ver o que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário