VTR o mais novo S40 chileno
Farr 4000 desmontado no container
Farr 4000
Esta quase pronto o S40 #18 (o #17 já foi, agora começam a fazer os que vão para a Europa) que deverá ir para o Chile ainda em tempo de competir esse verão. A produção desses barquinhos de sonho (são meio caros para a minha realidade) tem sido tão regular que já está ficando sem graça publicar os seus lançamentos. Agora o mais interessante é especular sobre a evolução desta primeira classe de monotipos de oceano que nasceu aqui no nosso quintal e já vem se tornando uma classe de relevancia mundial.
Este é o primeiro ano que a flotilha vai se dividir. Nesse começo do ano uma parte dos S40 esta vindo como sempre para o Circuito do Atlantico Sur em Punta del Este, mas uma parte significativa ficou ou foi para o Oceano Pacifico, disputar o Circuito de Chiloé, uma das mais importantes provas da temporada Chilena. O mesmo vai acontecer no 2o semestre, uma parte da flotilha deve vir para o Brasil, como o ano passado correr a RISW e a Copa Mitsubishi, mas outros vão ficar tentados a enfrentar os europeus na Med cup e com maior experiencia acumulada no barco podem ter sucesso. Em todo caso será um ano divertido de se acompanhar a evolução desta classe, pois ele será decisivo para o crescimento internacional desta flotilha. Existe um grande interesse pelo barco de armadores australianos e em Hong Kong, mas estão esperando qual será o comportamento do S40 nas provas internacionais e na pontualidade e eficiencia de suas entregas ao mercado europeu.
O nicho de mercado do S40 (o substituto do Farr 40 como o monotipo de oceano de alta performance) está tão quente que o proprio Bruce Farr está anunciando um novo projeto, o Farr 4000, muito similar, mas sem concessões a economia, claro que bem mais caro. O Farr 4000 tem uma proposta interessante de faze-lo transportavel para fazer regatas em todo lugar sem ter que veleja-lo até la. Ele cabe desmontado certinho em um container, forma mais pratica e até mais barata. Quem já transportou um barco de Buenos Aires a Santos que o diga, particularmente um S40. Esperemos que o Farr 4000 não concorra com o S40 diminuindo seu potencial de expansão. Especula-se que ele seja mais voltado para o mercado americano, vamos ver.
No Brasil estamos esperando pelo Carabelli 30, cujo primeiro deve sair breve, para ver como vai se comportar e como será na pratica sua viabilidade economica como o primeiro monotipo alta performance verdadeiramente de oceano no Brasil. Nós não temos nada parecido desde os ILC 30, ha 15 anos atras em outro estagio de tecnologia.
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