Regata mais curta para os S40
Fita azul e ganhador da orc 600 Caleuche da Escola Naval chilena
Segundo a cruzar Aquiles II, batido no corrigido pelo Tensacom
Os mais importantes campeonatos de vela oceanica de nossos vizinhos do sul são No Atlantico o Rolex Circuito Atlantico Sur que acabamos de competir e no Pacifico, com uma semana de defasagem, as regatas VTR no Chile (seria o Circuito do Pacifico Sur). Essa serie de regatas, patrocinadas pela VTR, principal patrocinador da vela oceanica no pais, acontece um ano no Sul do Chile, no conhecido Circuito de Chiloé e no outro no litoral norte do Chile. Este ano é a vez do Norte do Chile. São 10 regatas programadas algumas de percurso e outras barla sota.
A regata de longa distancia aconteceu esse fim de semana entre Cocón, onde está o Yate Clube de Higuerillas, perto de Valparaiso e La Herradura em Coquimbo, no litoral norte, num percurso de 191 milhas nauticas. O “Caleuche”, da Escola Naval Chilena fez o percurso em 28 horas e 25 minutos para ser o Fita Azul da Travesía de longa distancia VTR Norte, primeira prova do campeonato.
Vinte e cinco minutos depois cruzaram os iates Aquiles de Emilio Barayon, logo seguido do Tensacom (Malbec 360)de Ricardo Ramírez, todos os tres serios candidatos ao trofeu de tempo corrigido (resultados abaixo).
Lamentavelmente, nas proximidades de Puerto Velero, o iate feminino VTR teve de abandonar a regata com o pau de spinaker quebrado.
Os S40 correram um percurso menor de 27 milhas entre Tongoy e La Herradura, que foi ganho pelo chileno Mitsubishi de Horacio Pavez, superando o brasileiro Phoenix de Eduardo Souza Ramos. Na vespera os S40 fizeram o circuito inverso de La Herradura a Tongoy quando a flotilha foi liderada pelo Phoenix. Dessa forma até agora o Phoenix esta na frente com 3 pontos, seguido do Mitsubishi com 4 e Claro com 7. (resultados abaixo). Na 3a feira a competição retomara com 2 regatas Barla Sota.
Resultados corrigidos extraoficiais ORC 600
1 Caleuche
2 Tensacon a 9:46 min
3 Aquiles II a 30: 47 min
4 Arran a 47:14
5 Beduino, 1:25:28
6 Corona, 2:26:08
7 Squalo Bianco 5:49:49
Vtr DNF
TABELA ACUMULADA CATEGORÍA SOTO 40-OD
1.- Phoenix, de Eduardo Souza Ramos: 3 (1 – 2)
2.- Mitsubitshi, de Horacio Pavez: 4 (3 – 1)
3.- Claro, de Dag von Appen: 7 (4 – 3)
4.- Celfin Capital, de Jorge Errázuriz: 8 (2 – 6)
5.- Entel, de Per von Appen: 9 (5 – 4)
6.- Santander, de Jorge Araneda: 11 (6 – 5)
7.- Movistar, de Ramón Eluchans: 14 (7 – 7)
8.- VTR, de Manuel Urzúa: 16 (8 – 8)
La quando venta venta mesmo, numa dessas é que o barco feminino quebroua a retranca
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Opa, quando é que o orson poderá ir visitar nosso amigos chilenos o circuito Chiloé??
ResponderExcluirEu bem que gostaria!! O proximo é o ano que vem em janeiro.
ResponderExcluirMas é meio dificil pra mandar o barco. Por mar cabo Horn, por terra uma longa viagem de caminhão pelos andes.
Se tivesse grana pra aventura, era mais facil alugar um barquinho por lá.