Buzios uma das mais lindas raias de oceano do Brasil
SanChico 2 campeão invicto da ORC
SORSA campeão antecipado da IRC não precisou correr a ultima regata
Começou nesta ultima quinta-feira a Búzios Sailing Week. Habitualmente corrida na semana santa, a competição reuniu 23 barcos de oceano, em seis categorias diferentes, de 21 a 51 pés. Neste campeonato deu-se a inauguração da classe IRC no brasil, contando com três barcos medidos: o conhecido Sorsa de Celso Quintela, o Carabelli 54 Saravah e o Duma, uma jóia tecnologica de 36 pés com quilha basculante, de Haakon Lorentzen. Já na ORC estavam inscritos 10 barcos.
No primeiro dia foram corridas duas regatas Barla Sota. A primeira, que largou às 13h, com ventos E/NE de 16 a 18 nós, foi vencida pelo Contax/Sorsa do comandante Celso Quintela(fita azul e IRC) e pelo SanChico II na ORC
Na segunda regata, com as mesmas condições de vento com rajadas que chegaram a 22 nós, venceu novamente o Contax/Sorsa na IRC e o SanChico II na ORC, mas dessa vez a fita-azul ficou para o único S40 presente em Búzios, o gaúcho Crioula (os outros desistiram de vir). O Crioula veio treinar no vento forte de Buzios se preparando para Mitsubishi Sailing Cup e aproveitou para correr a BSW. O Keekee dominou a RGS nas duas regatas.
Na sexta-feira da paixão o torneio prosseguiu com a regata longa que contorna a península de Buzios desde a praia dos Ossos, onde fica a sede do ICAB, até a praia de Geribá, no lado oposto. Com fortes ventos de novo de nordeste, com rajadas de mais de 20 nós, a largada foi dada em frente à praia do Canto, onde fica a famosa Rua das Pedras e teve montagem de boias na ilha Feia, ilha Branca e na praia de Geribá, do outro lado da península, bem pertinho da areia, com ultrapassagens espetaculares e os enormes veleiros colados às pedras antes de voltar para chegar junto ao ponto de largada. O Contax/Sorsa do ICRJ e o Tripp 33 San Chico II do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, venceram novamente na classe IRC e ORC.
No sábado de aleluia, foram corridas mais duas regatas de Barla-Sota e o Tripp 33 San Chico 2, do comandante Xico Freitas, venceu as duas regatas e manteve a invencibilidade no campeonato na classe ORC, garantindo o bicampeonato na Buzios Sailing Week, com 5 vitórias em cinco provas. O vice-campeão na ORC foi o Ângela Star, de Peter Siemsen, seguido pelo Ventaneiro, de Renato "Massaranduba" Cunha. Na classe IRC o Contax/Sorsa, de Celso Quintela, venceu a primeira regata do dia e foi o campeão antecipado da IRC, com quatro vitórias nas quatro primeiras regatas, o que permitiu que o barco não precisasse correr a ultima regata. Com o vice-campeonato na IRC ficou o Carabelli 54 Saravah. Já o KeeKee dominou a RGS.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário