sábado, 7 de fevereiro de 2009




December 22, 2008

---------------------------Nas fotos Orson 3 delta 32 e o Orson Sk30

O Orson, é a minha história de velejador de oceano. A minha história e a de todos os companheiros, que me seguiram nessa aventura de aprendizado e dedicação ao mar e as experiências únicas que ele proporciona.
Eu já fui um velejador de Pinguim, de Hobbie Cat, por pouco tempo, de Lightning e proeiro de Soling; mas um dia resolvi buscar a experiência da autosuficiência e do espírito de equipe na vela de oceano. Inseguro, comecei pequeno, com algo que me parecia familiar, um monotipo com todas as características de um pequeno oceano, um Microtoner, para dessa forma criar a base de uma tripulação. Especialmente, com ele, eu podia velejar na minha velha conhecida, represa de Guarapiranga. Nasceu assim o primeiro Orson.
Comecei com um companheiro do Yate Clube Paulista e minha antiga proeira de Hobby Cat. Logo depois, encontrei o meu primeiro cúmplice nesta aventura. O Barão, meu velho amigo e companheiro de Hobby Cat, que também estava se lançando em uma carreira de oceano, que viria, mais tarde, a levá-lo ainda muito mais longe.
Velejamos 3 anos juntos no Orson-Microtoner, com relativo sucesso, sempre entre os primeiros, mas sem nunca ganhar um título. O Barão acabou indo para a IOR e para as longas travessias. Eu acabei por vender, o pequeno Orson, para um amigo. Ele continuou, ainda por muitos anos, com o mesmo nome, fazendo uma carreira de sucesso na represa com o novo proprietário.
Dois dos 4 Campeonatos Brasileiros corridos pelo pequeno Orson, foram na Ilhabela, reavivando em mim o chamado do mar. O próximo Orson tinha que ser um veleiro de oceano de verdade. Assim que consegui os meios comecei a procurar um barco que atendesse esses meus anseios. Assim nasceu o Orson 2, um Aruba 28.
Procurei novamente meu antigo cúmplice, o Barão, que, com seus filhos, alguns amigos e minha mulher, formamos a tripulação. Começamos na RGS. O barco era difícil. As vezes andava muito (com vento forte) e as vezes era uma poita. A nossa tripulação familiar ainda estava aprendendo a regulá-lo e manobrá-lo. Para ajudar os "donos da regra", naquele ano, inventaram que leme externo era parte da linha d'água, prejudicando o rating do barco. Mas foi muito divertido.
Neste ano, passeando com o Orson 2, vi o amor que ia me envolver pelos próximos 7 anos da minha vida: o Delta 32. Estava pego! Enquanto não comprei um, não tive sossego. Um ano depois nascia o Orson 3.
O Orson 3 teve uma longa carreira. Primeiro 4 anos intensivos de regatas na IMS cruzeiro depois ORC club. Velejamo com o Barão de skipper e alguns novos tripulantes talentosos substituiram os membros da familia. Nesse quatro anos sempre estivemos disputando os primeiros lugares e com algumas importantes vitórias. Conquistamos o vice-campeonato paulista em 1998 e 1999, sendo que neste último ano o Orson perdeu campeonato no desempate. Depois, mais 3 anos de cruzeiro e regatas eventuais em Angra dos Reis e no Rio de Janeiro. Tendo sido nesse periodo vice-campeão na Semana de Vela de Angra dos Reis de 2001.
Em 2004 o Orson3 era o mais antigo delta 32 ativo e decidi trocá-lo por um Skipper 30, um barco bem mais moderno. O problema é que não havia ainda nenhum Skipper 30 construido e a fábrica me entregou um Skipper 21 para aplacar a ansiedade da espera e assim nasceu o Orson Jr.
O Orson Jr. era uma delícia de barco de regata. Velejamos com enorme sucesso na ORC club 700 por 2 anos. Em 2005 nós dominamos todas as regatas da ORC 700 em São Paulo e apesar de abalroados pelo Viva, no penúltimo dia de regata, ainda conseguimos o 3º lugar na Semana de Vela da Ilhabela. No Campeonato Brasileiro da ORC em Angra em 2006, no qual eramos os favoritos da ORC 700, chegamos consistentemente a mais de 1 minuto na frente do segundo colocado nas regatas barla sota e a mais de 5 minutos na longa, para perder por um problema de medição. O Orson Jr, que em 2005 já tinha sido vice campeão da ORC 700, acabou por repetir o resultado tornando-se assim vice- campeão brasileiro da ORC700 em 2006 .
Enfim, em 2006 o Skipper 30 chegou! Veio em "kit" e foi montado na Ilhabela pelo meu novo parceiro - o Edmar, o seu amigo e conhecido velejador Jose Fernades (Dede para os intimos) e pelo Waltinho marceneiro, ficando pronto na véspera da Semana de Vela de 2006. Assim nasceu o Orson SK30.
Em 2006 e 2007 a tripulação do Orson fez uma intensa campanha na classe ORC Club nesse Skipper 30. Participou, uma semana depois de inaugurado, da Semana de Vela de Ilhabela de 2006, conquistando a fita azul de sua classe na Regata Alcatrazes por Boreste.
Destacou-se também no Circuito Rio de 2006, obtendo o 3º lugar na regata Santos-Rio (edição famosa pela quebra de recordes).
Em janeiro de 2007, foi o único barco brasileiro a participar do Circuito Atlântico Sur Rolex Cup obtendo 2º lugar em sua classe e tornando-se um dos favoritos para o título de Campeão Sulamericano (ver neste mesmo blog o posting Orson em Punta 2007), que veio a conquistar ao obter o 3º lugar em sua classe, na Rolex Ilhabela Sailing Week em julho de 2007.
No retorno do Uruguai, correu o Circuito de Vela Oceânica da Ilha de Santa Catarina, ficando em 3º lugar.
Sagrou-se ainda vice-campeão brasileiro de sua classe, numa disputa acirrada com o veleiro carioca Lucky, com etapas na Semana de Vela de Angra dos Reis, Rolex Ilhabela Sailing Week e no Circuito de Niterói.
Em novembro de 2007, correu o Circuito Rio e a regata Santos-Rio, conquistando o 4º lugar.
Em fevereiro de 2008, o Orson Skipper30, venceu em sua despedida, a Regata de Caras em Angra dos Reis, com direito a participação na conhecida festa na Ilha de Caras e a badalação que a acompanha.
Em abril de 2008 iniciamos uma nova fase recebendo o novo Orson, um moderníssimo Malbec 360, com o qual vamos competir na ORC Internacional, com a nata da vela de oceano brasileira e platina e cujas regatas poderemos acompanhar nos outros postings desse blog.

Posted by Trap

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