terça-feira, 25 de maio de 2010

O Ogum é o nono S40 a ficar pronto

Mercenario V, o oitavo S40, em testes no Rio de la Plata

O Ogum saindo da Fabrica

Na fabrica o Ogum pronto para a entrega.

O nono S40 ficou pronto!Depois do barco americano que vimos o outro dia no lago Michigan, a fabrica já entregou o 007, o Magia, para Torben Grael, o 008, o Mercenario 5 para Luis Silva e agora o BRA009, o Ogum, que vai para Santos. O proximo, o 010, vai para o Chile e deverá estar pronto em meados de junho. Se os chilenos confirmarem, a RISW deverá contar com 9 barcos da classe. Espera-se que até 2011 teremos 15 S40 correndo por aqui. Mais tres para o Chile e outro para a Argentina, e mais um para o Brasil (Devem mandar ainda mais um barco para a Australia).
Isso se confirmando, a classe deverá estar consolidada como a primeira classe de oceano de alta perfomance no continente sulamericano.
Parabens ao construtor, aos organizadores e proprietarios pelo ótimo trabalho.
Para firma-la definitivamente e torna-la uma proposição economicamente interessante, resta o trabalho de difusão internacional. Alem do barco americano (Drumbeat), existe bastante interesse na classe, que em termos internacionais é relativamente pouco custosa. O forum Sailing Anarchy http://forums.sailinganarchy.com/index.php?showtopic=107328 , um dos principais forums mundiais de discussão sobre vela, tem discutido bastante as qualidades do Soto 40, havendo bastante interesse na classe, alem dos USA, na Asia e Australia. Bom só nos resta esperar e desejar sucesso.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

gracinhas em TP52 e Melges 24

Já vimos esta de SK30 mas de TP 52 a "pesca" é bem mais critica.A tela está fora do padrão para ve-la inteira cliquem de novo na tela para passar para o youtube.
No Chile os tripulantes do Trafalgar tiveram a mesma experiencia e a sorte que o socorro foi rapido por que lá da hipotermia. O guarda mancebo é uma peça critica que precisa ser revisada sempre e a noite é bom estar amarrado.

caraca!!!! mas que velejada! parece um laser gigante. De onde eles filmaram essa? A tela está fora do padrão para ve-la inteira cliquem de novo na tela para passar para o youtube.

jaibe perfeito com 25 a 30 nós de vento. Esses Kiwis são danados!A tela está fora do padrão para ve-la inteira cliquem de novo na tela para passar para o youtube.

Esses de Melges 24 estavam bem mais problematicos!A tela está fora do padrão para ve-la inteira cliquem de novo na tela para passar para o youtube.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Medcup - Cascais e Orson Patrocinado

Que banho! proeiro sofre! Team Origin mete a cara na onda.


---------------------------------------------------------Comparando velocidade 4 TP52 juntinhos

Vela de oceano no seu maximo! Foto aerea da baloada na regata costeira.

Apesar do Trofeu Portugal da Medcup já ter terminado tem algumas fotos que precisam ser publicadas aí vão duas por Ainhoa Sanches e uma de Matias Talamonti.
Por sua vez o Orson está voltando hoje de Santos e esse fim de semana vamos iniciar nossa preparação para a RISW. O Orson estará patrocinado pela Nossa Caixa Mapfre para a Rolex Ilhabela Sailing Week(espero que com renovação do patrocinio para o Paulista em Santos, Santos-Rio e Semana de Vela do Rio mas principalmente para o Circuito Atlantico Sur 2011. Espero com isso poder, nas regatas que participamos, dar uma boa esposição ao nome da seguradora Mapfre, seguradora que possui um dos melhores produtos especificos para o mundo dos esportes nauticos, e ao mesmo tempo tornar mais determinada essa nossa terceira campanha na ORC Internacional.
Teste de aplicação de marca do patrocinador no Orson fora dágua no Pier26 em Santos

segunda-feira, 17 de maio de 2010

S 40 Drumbeat no Lago Michigan



Drumbeat, aquele S40 que foi para os USA, já está navegando no lago Michigan e se preparando para, quando o frio passar, competir na temporada de regatas dos Grandes Lagos. Sucesso !!!!!

Audi Medcup 2010 - Cascais

O grande campeão Emirates TNZ


Luna Rossa na regata costeira em frente a torre de Belem

Matador dentro do Tejo no monumento dos descobrimentos

Cruzamento na entrada do Tejo Emirates TNZ e o Team origin, haja onda!

A Flotilha, na regata de percurso, desce o Tejo em popa .

Esse fim de semana com vento NW forte e bastante mar tivemos as 3 regatas finais dessa etapa da Audi Medcup. No sabado uma regata costeira de 40M levou a flotilha até uma boia fora da praia do Guincho e depois de volta pela foz do Tejo até em frente a Lisboa e de volta ao Estoril e Cascais. Essa regata foi novamente vencida pelo Emirates TNZ, que apartir do inicio do popa veio ganhando posições. Foi seguido pelo Matador que velejou muito bem no vento forte se mantendo a frente da flotilha. O alemão Audi one4all, ficou em 3o e o sueco Artemis em 4o. O Team Origin que largara bem foi perdendo terreno e terminou em 9o logo a frente do Sinergy e do Luna Rossa que não conseguiram andar com a flotilha.
No ultimo dia os portugueses do Bigamist deram um show tomaram a dianteira no fim da 1a orsa passando o Team origin e a mantiveram até o fim ganhando a regata numa disputa acirrada com o fortissimo Emirates TNZ, o Matador que já fora bem na vespera ficou em 3o, o Audi one4all em 4o, o Quantum e o Artemis em 5o e 6o. Team Origin que largou na frente e o Sinergy, os dois que até 6a feira estavam bem colocados, fecharam de novo a raia. A ultima regata foi do Quantum que numa regata brilhante ganhou de ponta a ponta abrindo 25 segundos do Emirates TNZ que ficou em 2o lugar. Em 3o, repetindo as boas posições do primeiro dia de regata o Cristabela. Em 4o 5o 6o e 7o, o Sinergy, o Matador e o Audi one4all eo Team origin, o Artemis, que vinha bem, fechou a raia logo a frente do Bribon e do Bigamist que se chocaram levando a um protesto.
Com isso a Portugal Cup foi ganha pelo Emirates Tnz 20 pontos a frente do segundo colocado, o franco germanico Audi one4all. O terceiro lugar ficou com o sueco Artemis. Eles deixaram para tras o Quantum e o Team Origin, que era o 1o na primeira metade do campeonato, empatados em pontos em 4o e 5o . O Matador, bastante irregular, em 6o e o Sinergy em 7o. O Cristabela, que dominou o 1o dia só teve novamente uma boa atuação na ultima regata ficou em 8o. O Luna Rossa, tambem muito irregular, ficou em 9o. Fechando as colocações o Bribon e o Bigamist que só conseguiram se destacar em algumas poucas regatas.
A elite da vela mundial se encontrará outra vez em junho em Marselha.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Audi Medcup 2010 - Cascais


O russo Sinergy em terceiro na 2a regata do dia, mantem a terceira colocação.

O sueco Artemis foi segundo na 2o regata do dia e continua bem posicionado para disputar o podio.

Emirates TNZ depois de pegar um segundo e um primeiro, passa a frente dos concorrentes.

O Team Origin cruzando a linha em primeiro na 1a regata, agora está em segundo lugar no campeonato.

O Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, vencedor da Audi MedCup do ano passado, assumiu hoje a liderança, do Troféu de Portugal, primeira etapa da Medcup deste ano. Os “kiwis” tiveram um dia quase perfeito, sendo 2º e 1º, nas duas regatas disputadas neste 3º dia de regata aproveitando que o TeamOrigin, de Ben Ainslie, que dominava até ontem foi penalizado na segunda regata.
Mais um espectacular dia de vela em Cascais. Com o vento de Noroeste, sempre acima dos 15 nós.
A primeira regata dos TP52 foi dominada pelo Team Origin que largou na frente e se defendeu muito bem do Emirates Team New Zealand que vinha logo atras na primeira orsa. Já no primeiro popa foi alargando a sua vantagem e terminou a regata com mais de um minuto de vantagem sobre os neozelandeses. O Luna Rossa, com os campeões olímpicos brasileiros Robert Scheidt e Torben Grael, ficou em terceiro. O Matador argentino foi desqualificado por um protesto.
Já na segunda regata o Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, largou na frente e teve uma vitoria facil, não dando chance a seus competidores. Nessa regata o Luna Rossa, que havia se recuperado no campeonato com o 2o na primeira regata do dia, estourou a largada e teve que voltar, ficando em 9o lugar e o TeamOrigin, que dominava o campeonato, teve que pagar uma penalidade e acabou em 7o. Desta vez o sueco, Artemis e o russo, Sinergy ficaram e 2o e 3o.
Ainda faltam 3 regatas e três pontos separam o Emirates Team New Zealand do TeamOrigin com 26 e 29 pontos, os russos do Synergy se mantem em 3o, com 34 pontos. Em 4o e 5o lugar, o sueco Artemis e o franco alemão Audi All4one, com 36 e 37 pontos, continuam com boas chances de podio.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Audi Medcup 2010 - Cascais

O lider TeamOrigin a frente da flotilha de Tp52

Empatados na vice liderança o Emirates TNZ e o russo Sinergy abaixo


o alemão Audi1 One4All vencedor da 2a regata de hoje

Hoje, com vento de mais de 15 nós, foram corridas mais duas regatas da Audi Medcup. A primeira regata foi ganha tranquilamente pelo campeão do ano passado, Emirates TNZ, ficando o campeão de 2008 Quantum Racing em 2o lugar, seguido do russo Sinergy em 3o. Terry Hutchinson skipper do Quantum Racing tomou uma retrancada em um jibe antes da largada e foi levado para o hospital onde está bem.
A segunda regata propiciou uma disputa espetacular entre o barco alemão Audi A1 All4one, que tomou a dianteira na segunda orsa, e o TeamOrigin que chegou atropelando no ultimo popa e perdendo para o primeiro por apenas 1 segundo.
Com isto o TeamOrigin lidera o campeonato com 21 pontos, estando em segundo empatados com 23 o Emirates TNZ e o Sinergy.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Audi Medcup 2010 Cascais


A regularidade deu a liderança do primeiro dia ao Cristabela
logo antes da largada Quantum se posiciona para entrar no espaço a barla da flotilha

largada com Quantum por cima

boia de barlavento a flotilha sobe o balão
todos de balão chegando na boia de sota
a flotilha no contravento novamente ao largo de cascais

A Audi Medcup é um circuito composto de 5 etapas. O Troféu de Portugal, em Cascais de 11-16 de Maio; o Troféu de Marselha em Marselha (França), de 15-20 de Junho; o Troféu Conde de Godó Cidade de Barcelona em Barcelona (Espanha), de 20-25 de Julho; o Troféu Caja Mediterráneo Região de Múrcia em Cartagena (Espanha), de 24-29 de Agosto; e o Troféu Região da Sardenha em Cagliari (Sardenha, Itália), de 20-25 Setembro.
Em Cascais alem da regata de abertura já foram realizadas nesse 1o dia do campeonato 3 regatas com os resultados abaixo.
O Cristabela ganhador da regata de abertura, surprendeu os favoritos e sem ganhar nenhuma regata mas indo duas vezes a podio, está na frente por 1 ponto. Quantum Racing e Matador estão empatados em 2o. Ainda apenas um ponto atras estão empatados Sinergy e Team Origin. Mas ainda faltam muitas regatas e tudo ainda pode acontecer.

Geral TP52 > Troféu de Portugal, Cascais

Regatas desenhista 1a reg 2a reg 3a reg

1 CRISTABELLA Judel& Vrolijk 2 - 8 - 3 ,total 13 pontos

2 QUANTUM RACING Bottin& Carkreeck 1 - 5 - 8 ,total 14 pontos

3 MATADOR Judel& Vrolijk 7 - 2 - 5 ,total 14 pontos

4 SYNERGY Reichel& Pugh 8 - 1 - 6 ,total 15 pontos

5 TEAM ORIGIN Juan K. 4 - 9 - 2 ,total 15 pontos

6 ARTEMIS Judel& Vrolijk 3 - 6 - 7 ,total 16 pontos

7 LUNA ROSSA Judel& Vrolijk 5 - 3 - 9 ,total 17 pontos

8 EMIRATES TNZ Bottin& Carkreeck 6 - 11 - 1 ,total 18 pontos

9 AUDI A1 ALL4ONE Judel& Vrolijk 9 - 7 - 4 ,total 20 pontos

10 BIGAMIST 7 Judel& Vrolijk 11 - 4 - 11 ,total 26 pontos

11 BRIBON Judel& Vrolijk 10 - 10 - 10,total 30 pontos

Audi Med Cup 2010 1a etapa Cascais

O TP52 Matador em Cascais
Matador a frente do Cristabela, ganhador da regata de abertura

Esse fim de semana o Tp 52, ingles, comandado por John Cook, Cristabela, ganhou a regata de abertura da 1a Etapa do Circuito Audi MedCup 2010 em Cascais, dominando o Emirates New Zeland e o Matador que ficaram em 2o e 3o respectivamente.
O Circuito Audi MedCup, com seus TP52, vem se superando ano a ano como o palco da verdadeira Formula 1 da Vela. Apesar de parecer impossivel ele fez isso de novo esse ano. Em Cascais temos 11 Tp 52 competindo, com tripulações com nada menos doque 17 medalhas olimpicas, com os campeões da America cup e da Volvo Ocean race.
Seis das equipes que estão em campanha para a America Cup estão competindo. Do Emirates Team New Zeland, vencedor de 2009, com Gran Dalton, Dean Baker e Ray Davis, ao Team Origin, representante ingles, com Ben Aisley e mais 2 outros medalhistas olimpicos a bordo, passando pelo All4one, comandado pelo medalhista olimpico alemão Jochen Schuemann, Artemis, Sinergy e Luna Rossa, com os medalhistas Torben e Robert Scheidt. Mas outros como, o pessoal do Matador (o argentino campeão mundial Tp52 2009, comandado por Guillermo Parada), o Quantum (o americano vencedor da Medcup 2008, comandado por Terry Hutchinson), o Cristabela (outro representante ingles comandado por John Cook) e o Bigamist7 (portugues com de Pedro Mendonça e revelação 2009), não ficam atrás.
Os barcos são o que há de mais avançado na vela de oceano competitiva e esse ano a mudança das regras deu uma embaralhada nas cartas. Temos ainda alguns barcos novos, já desenhados com a regra de 2010 e avanços tecnologicos exprimentais como as asas na quilha do Team Origin, desenhadas por Juan K. o genio dos barcos vencedores das ultimas duas Volvo e a mestra do Matador desenhada por Juan Garay, o melhor projetista de vela do momento. Dois argentinos que nos ultimos anos revolucionaram o mundo da vela e que se tornaram referencia mundial.
Em todo caso para quem está interessado na vela de oceano competitiva e nos seus avanços tecnologicos é o circuito a se acompanhar.
As regatas podem ser acompanhadas direto no www.medcup.org

terça-feira, 4 de maio de 2010

Festvela - Ubatuba 2010

O dois Campeões, o Triksu acima e o Conquista 3 abaixo


Neste ultimo fim de semana, com um tempo lindo e pouco vento, correreu-se mais duas barla sotas do Festvela em Ubatuba. Repetindo a dose da semana passada o Triksu, Beneteau 40.7, ganhou todas as regatas levando tranquilamente o campeonato na classe orc club, deixando as emoções para disputa pelo segundo lugar entre os dois barcos maiores, o Sessentão e o Montecristo. O Sessentão dominou o Montecristo nestas duas ultimas regatas pegando dois segundos e garantindo o vice campeonato.
Na RGS o Palmares que ganhou a primeira barla sota da semana passada, não teve a mesma performance, perdendo as duas regatas para o Conquista 3, que com isso ganhou o campeonato, deixando o Palmares com a vice liderança. A supresa foi o Jazz que, graças ao 3o lugar obtido na barlasota do sabado e a irregularidade (baldes) dos barcos menores que estabam bem no primeiro fim de semana, garantiu o terceiro lugar no podio. O Força 13, Delta 36, mesmo com um 5o e um 7o garantiu o 4o lugar.
Parabens para o UIC pelo belo Campeonato e para o Triksu e Conquista 3 pela brilhante vitoria.