quarta-feira, 27 de maio de 2009

Regata do Jabaquara
















Nas fotos os competidores maiores, o Orson, o Maria Preta (ex bola sete) e o Fram (ex batuque).

27 de maio de 2009

Regata do Jabaquara

Vamos fazer esse sábado o primeiro treino oficial do Orson para a Semana de Vela, correndo a Regata do Jabaquara. Depois de quase 3 meses de inatividade e com a troca de alguns tripulantes (Tomaz e o gengivinha pediram para sair, pois aceitaram posições em barcos maiores) vai ser uma ótima oportunidade para o entrosamento da tripulação em um clima descontraído. Antes do warm up vamos fazer ainda um treino de manobras e outro para acertar a regulagem das novas velas.

Bom vamos à Regata do Jabaquara. Essa é uma nova regata que esperamos que entre para o calendário de regatas festivas da ilha, junto com a do camarão e a caipirinha cup. Na ilha estas regatas tem uma certa tradição. Sempre começaram como uma iniciativa dos próprios velejadores e passam a ter o apoio dos clubes e de um lugar que se encarrega da festa. Agora isto está mudando um pouco.

A primeira foi a famosa peixada no Eustáquio, onde numa combinação de vela, rum, cerveja e peixe na brasa, muitos velejadores, que nunca tinham se aventurado fora do canal, passaram a conviver com a beleza agreste do outro lado da ilha. Para não perder a festa, depois de uma certa hora, valia inclusive ligar o motor. Agora faz tempo que não temos uma. Estou até com saudades!

Depois foi instituída a, hoje já tradicional, regata do Camarão. A iniciativa, feita para homenagear a pesca, que por anos, foi o ganha pão dos caiçaras da ilha, foi um absoluto sucesso, contando sempre com um grande numero de inscrições e incentivando todos os velejadores, inclusive os não regateiros, a apreciarem, de uma forma descontraída, as decantadas “delicias” da competição. Essa regata, depois de ser organizada de forma independente, em grande parte pelo pessoal da marevela, conta hoje com o apoio do Pindá, que se encarrega da festa e da Camaroada.

A mais nova foi a Caipirinha´s Cup, que contava com o apoio do Captain´s e do saudoso Betão. Esse ano, para manter viva a tradição, ela foi assumida pela Secretaria de Esportes da Prefeitura. Perdeu um pouco a sua característica inicial, de ser uma regata patrocinada por um bar na praia, com festa na areia, etc., mas apesar disso, foi um absoluto sucesso. Contou com a participação dos veleiros da Regata de Portimão e com animada festa na vila, com musica ao vivo, dança e grande quantidade da "marvada". Agora, para recuperar um pouco o espírito “Luau” da Caipirinha's Cup vamos ter, organizada dessa vez pela Secretaria de Esportes da Prefeitura e com o apoio do bar do Jabaquara, a regata do Jabaquara.
Com a previsão de NE e L de 10 a 15 nós, vamos ter uma regata puxada de contravento. Saindo do píer da vila em direção a Ponta das Canas, ela segue rumo N, bordejando contra o vento NE que entra no canal e que deve ficar mais forte na nossa “fabrica de vento” - a ponta das canas. Daí, atingido o limite N da ilha, o rumo passa a ser Leste, ao mesmo tempo que o vento ronda nesta direção, continuando o contravento apertado. Se a corrente de maré estiver com o vento, o que é provável, vamos ter um duelo de bordos curtos, junto as pedras para escapar da correnteza e defender a posição interna. Vai ser divertido!

Certamente teremos duelos interessantes. Não sei se o Loyal e o Montecristo vão correr, mas teremos certamente o 40.7 ex-Batuque, agora Fram e sob a nova direção do Felipe, com sua turma do Jilick, um pouco maior que nós, é um concorrente perigoso. Os tripulantes do Maria Preta, ex-Bola Sete, um 47.7, creio que o maior barco da raia, já apostaram uma caixa de cerveja (ou seria garrafa de rum?)que deixam o Orson para traz. Eles andam mais. Mas e os bordos!? Qualquer deles que ganhe, está bem ganho e o premio vai ser pouco para matar a sede dos tripulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário