terça-feira, 15 de setembro de 2009
Regata do Camarão
A largada da Regata que contou com a participação de 39 embarcações no Canal de São Sebastião. Foto de Silas Azocar/PMI publicação Conexão Litoral
Regata do Camarão une festividade ao prazer de velejar
A tradicional Regata do Camarão, realizada no sábado 12, reuniu os amantes da vela em Ilhabela, num clima que era de confraternização e amizade. A regata que este ano está na sua nona edição, mais uma vez cumpriu o seu papel: proporcionar além do prazer de velejar, uma grande festa aos velejadores.
Realizada pela Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela com apoio do Pindá Iate Clube e BL3, a competição contou com a participação de 39 embarcações das classes Oceano e Monotipos. A largada da regata foi feita em frente ao píer da Vila, ás 13h, onde largaram primeiramente os barcos da classe Oceano, e em seguida, os de Monotipos.
Os barcos de Oceano tiveram que contornar uma bóia localizada em frente à Praia do Perequê e em seguida, contornar outra bóia, desta vez em frente à Praia do Sino, retornando para o local de chegada, em frente ao píer da Vila. O vento durante a regata era constante, entre 10 e 15 nós, o que aumentou a competitividade entre os barcos.
A classe de Monotipos teve que cumprir somente parte do percurso, contornando somente a bóia da Praia do Perequê e retornando ao local de chegada. Nesta classe, a maioria dos velejadores era composta pelos alunos da Escola de Vela, tanto para as crianças como para os adultos, que aprovaram a regata.
"Esta foi a minha primeira regata e gostei muito. Ilhabela, pela primeira vez, está dando a oportunidade para nós, adultos, de poder aprender a velejar e participar desta modalidade tão fascinante que é a vela”, declarou o fotógrafo Luis Daniel, aluno da Escola de Vela para Adultos.
Edmar Alves, que está a frente da Diretoria Náutica da Prefeitura de Ilhabela declara que o objetivo principal é popularizar a vela, e cita como exemplo que as aulas de Vela são compostas por funcionários públicos, recepcionistas de hotel, médicos, aposentados, fotógrafos, secretárias e outras profissões, que enxergam na vela, uma modalidade a ser explorada.
"Nossa idéia é cada vez mais incentivar a vela no município, popularizando-a, dando apoio e suporte às pessoas que querem iniciar na vela e proporcionar eventos como este para que barcos saiam de suas poitas e possam participar de regatas”, declarou o diretor náutico, Edmar Alves.
Estiveram presentes na regata, a bordo do veleiro Orson, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci e o ex-prefeito de São Sebastião, Juan Garcia. “Foi uma bela regata, onde mais uma vez, pudemos reforçar a vocação náutica que Ilhabela tem para a vela”, declarou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Após a regata, foi feita a Cerimônia de Premiação no Pindá Iate Clube, reunindo os velejadores numa grande festa de confraternização entre os participantes com a tradicional Canoa de Cerveja e como o nome da regata já diz: um belo “Coquetel de Camarão”.
Resultado da 9ªRegata do Camarão
Bico de Proa a: 1o Newport, 2o Kella Wee, 3o Ventania
Bico de Proa b: 1o Flyer, 2o Clipper, 3o Shagdu
RGS: 1o Oceano, 2o Matrix ,3o Palmares
ORC club: 1o Pimenta, 2o Alegria
ORC Internaonal: Orson
Delta 32:1o Oceano,2o Matrix,3o Asbar
Optimist:1o Helio Barreto, 2o Mateus Nunes, 3o San
Holder: 1o Jonas Muro, 2o Murilo Dinis, 3o Alison Silva
Snipe: 1o Edson e Edmar Barros, 2o Bruno e Ricardo
Lightning: Marcela, Fernanda, Minga, Robson e Marcão
HC 14: Feliciano
A Cat: Gaby
Barco azul: Ronion, Daniela, Luiz Daniel, Maria Vilma
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário