homem pau na tirada de balão por barla
Orson no contravento.
Subida de balão com outra configuração da tripulação
Tivemos 6 barla sotas divididas em tres dias. A organização para tentar contornar o erro de enviar os orc club menores para outro percurso e inviabilizar a classificação geral da classe, resolveu oferecer premios para a geral da orc club valendo só os barlasotas, mas como não divulgou o resultado geral das regatas, no qual pudessemos comparar os tempos e avaliar as performances relativas, frustrou-se o nosso objetivo em reclamar. Andamos bastante bem em tres das regatas a 4a, 5a e 6a, chegando bem a frente dos dois Skippers (será que ganhamos de algum? qual foi a diferença no corrigido? não ficaremos sabendo)perdendo por pouco para o Angela Star(por 9 segundos numa, 32 segundos noutra e 44 na ultima). Velejamos relativamente mal, errando o lado favorecido na primeira orsa, nas outras 3 regatas, o que é mortal em regatas curtas de 4 pernas com competidores de alto nivel. Cometemos nelas ainda alguns erros de manobra relativamente primarios imperdoaveis e tivemos dificuldade de manter o barco no target speed. Já nas regatas que fomos bem, essas dificuldades foram contornadas e andamos bem, dando boas largadas para o lado certo e conseguindo desenvover velocidade adequada. Mesmo assim perdemos todas as regatas para o Angela Star, que estava muito bem tripulado e timoneado pelo campeão de match race Henrrique Haddad.
Esse campeonato ilustrou como é dificil velejar com barcos de tamanho muito diferente. Nós, o tempo todo, não tinhamos ideia da nossa performance relativa ao Angela Star, só podendo nos guiar pelos instrumentos e por estar correndo junto com dois Skipper 30 muito competitivos, de quem tinhamos que nos livrar e distanciar, para estar andando bem. Com a tripula desentrosada, demoramos para pegar a mão do barco (o primeiro dia de barla sota foi desastroso),particularmente faltou um tripulante que tivesse experiencia de levar a mestra do Orson, que como sabemos é o segredo da velocidade do Malbec 360. Estavamos bem abaixo do nosso andamento em Punta del este.
O campeonato foi lindo, com dias maravilhosos, muito calor, sol e vento medio (só no primeiro dia de barla sota estava mais forte), mas como regata foi uma experiencia bastante frustrante. A tripulação é fundamental e para fazer campeonatos fora precisamos ter mais de uma opção de tripulante, particulamente para o triming de mestra.
Agora voltamos pra ilhabela e dai para Angra para a regata de Caras e para a Semana de Vela de Angra dos Reis no ICAR.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Circuito Oceanico da Ilha de Santa Catarina Mitsubishi cup 2010
Marcadores:
Circuito oceanico da ilha de Santa Catarina,
Florianopolis,
orson,
regatas,
vela
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário