segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Circuito Oceanico da Ilha de Santa Catarina Mitsubishi cup 2010

homem pau na tirada de balão por barla

Orson no contravento.

Subida de balão com outra configuração da tripulação

Tivemos 6 barla sotas divididas em tres dias. A organização para tentar contornar o erro de enviar os orc club menores para outro percurso e inviabilizar a classificação geral da classe, resolveu oferecer premios para a geral da orc club valendo só os barlasotas, mas como não divulgou o resultado geral das regatas, no qual pudessemos comparar os tempos e avaliar as performances relativas, frustrou-se o nosso objetivo em reclamar. Andamos bastante bem em tres das regatas a 4a, 5a e 6a, chegando bem a frente dos dois Skippers (será que ganhamos de algum? qual foi a diferença no corrigido? não ficaremos sabendo)perdendo por pouco para o Angela Star(por 9 segundos numa, 32 segundos noutra e 44 na ultima). Velejamos relativamente mal, errando o lado favorecido na primeira orsa, nas outras 3 regatas, o que é mortal em regatas curtas de 4 pernas com competidores de alto nivel. Cometemos nelas ainda alguns erros de manobra relativamente primarios imperdoaveis e tivemos dificuldade de manter o barco no target speed. Já nas regatas que fomos bem, essas dificuldades foram contornadas e andamos bem, dando boas largadas para o lado certo e conseguindo desenvover velocidade adequada. Mesmo assim perdemos todas as regatas para o Angela Star, que estava muito bem tripulado e timoneado pelo campeão de match race Henrrique Haddad.
Esse campeonato ilustrou como é dificil velejar com barcos de tamanho muito diferente. Nós, o tempo todo, não tinhamos ideia da nossa performance relativa ao Angela Star, só podendo nos guiar pelos instrumentos e por estar correndo junto com dois Skipper 30 muito competitivos, de quem tinhamos que nos livrar e distanciar, para estar andando bem. Com a tripula desentrosada, demoramos para pegar a mão do barco (o primeiro dia de barla sota foi desastroso),particularmente faltou um tripulante que tivesse experiencia de levar a mestra do Orson, que como sabemos é o segredo da velocidade do Malbec 360. Estavamos bem abaixo do nosso andamento em Punta del este.
O campeonato foi lindo, com dias maravilhosos, muito calor, sol e vento medio (só no primeiro dia de barla sota estava mais forte), mas como regata foi uma experiencia bastante frustrante. A tripulação é fundamental e para fazer campeonatos fora precisamos ter mais de uma opção de tripulante, particulamente para o triming de mestra.
Agora voltamos pra ilhabela e dai para Angra para a regata de Caras e para a Semana de Vela de Angra dos Reis no ICAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário