Primeiro Dia
Loyal o vencedor da regata de percurso
Zeus o segundo da regata de percurso
Lucky alcança o Miragem
SanChico(5o) e Best fellow (3o) em disputa
Best Fellow (3o) persegue o nosso irmãozinho Lucky(7o) e a flotilha de barcos maiores
Lucky tirando balão na boia
Ontem na abertura do Circuito Oceanico da Ilha de SantaCatarina foi realizada a regata de percurso médio até a ilha do Mata Fome, sendo que as classes ORC- Internacional e ORC-Club fizeram um percurso (indireto) que totalizou 36 milhas, levando aproximadamente seis horas. Já o BRA-RGS fez um percurso menor (direto)de 23 milhas de distancia, completadas em aproximadamente cinco horas. A velocidade do vento variou entre seis e 12 nós.
Resultado Provisório:
ORC - Geral
1° lugar - Loyal
2° lugar - Zeus
3° lugar – Best Fellow
4° lugar - Katana
5° lugar - SanChico2
6° lugar - Absoluto
7° lugar - Lucky
8° lugar - Miragem
9° lugar - Angela Star
10° lugar - Parru
Geral - RGS
1° lugar - Feitiço
2° lugar – Tigre II
3° lugar - Zephyrus
4° lugar - Magia
5° lugar – Jylic II
6° lugar - Plancton
7° lugar - Bruxo
8° lugar - Scirocco
9° lugar - Argonauta
10° lugar – Garrotilho
11° lugar - Nemo
12° lugar – Inaê/Trnasbrasa
13° lugar - Missionário
14° lugar - Brascola
15° lugar – Bom Abrigo
16° lugar – Banzai
Segundo Dia
Duas fotos da briga na boia entre o Lucky e o Best fellow e o Katana II. os Skipper 30 não dão socego.
Loyal de novo o vencedor longe na frente, pra divertir só o Crioulla correndo sozinho na S40
Dos 40.7 e 40 o Zeus domina
Depois da presença de um ciclone extratropical durante a noite do dia 08, o XXII Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina teve o seu segundo dia de circuito com percurso Barla-sota com vento entre 12 – 14 nós nordeste.
Para as classes ORC-Internacional e ORC-Club, as duas regatas tiveram o percurso com seis pernas enquanto a BRA-RGS de quatro pernas, tudo dentro da raia de Jurere Internacional e com uma média de uma hora de regata para cada classe.
Para o terceiro dia, o percurso será o longo, e para a classe ORCs, o trajeto vai até a ilha do Xavier e para o RGS, a Ilha do Arvoredo.
Resultado acumulado até o momento:
ORC - Geral
1° lugar – Loyal
2° lugar – Zeus
3° lugar – Best Fellow
4° lugar – SanChico2
5° lugar - Miragem
6° lugar – Katana
7° lugar – Lucky
8° lugar – Angela Star
9° lugar - Absoluto
10° lugar – Parru
RGS ver abaixo no acumulado 3o dia
terceiro dia
O zephirus tira o balão na entrada do temporal
Esta quinta-feira foi o dia do Best Fellow no Circuito Oceânico de Santa Catarina. O Skipper 30 de Leonardo de Boni deixou para trás não somente seus concorrentes da ORC 600, mas também os da ORC 500. Com a vitória na regata longa, o Best Fellow pula para a terceira colocação na ORC Geral, com 13 pontos, apenas um ponto atrás de Loyal (JV48) e Zeus(Beneteau 40.7). O Best Fellow, um SK 30 timoneado nesse campeonato por André Mirsky , colocou sete minutos de vantagem no tempo corrigido sobre o segundo colocado, o Tripp 33 gaúcho San Chico 2 e onze sobre o outro Skipper 30 de sua classe, o Katana II. Os barcos grandes, não tiveram um bom dia. Mesmo com a fita-azul, o Loyal terminou em nono e penúltimo lugar no tempo corrigido, enquanto o Zeus foi o quinto. Essa combinação de resultados coloca o Best Fellow, na briga pelo título da ORC Internacional Geral.
Nesta regata de percurso longo, teve de tudo, calmaria,vento fraco,vento forte e mudança radical de direção (NE para Sul)com a entrada de um temporal. A ORC fez um trajeto com largada em frente do clube, bóia ao largo na baia de Jurerê por bombordo, bóia na ponta do Forte por bombordo, Ilha do francês por boreste, contornando a bóia na Cachoeira por bombordo, contornando a Ilha do Xavier por bombordo, indo até a Ilha do Francês por bombordo chegando até a frente do clube. Já as embarcações BRA-RGS largaram com bóia ao largo na baia de Jurerê por bombordo, bóia na ponta do Forte também por bombordo, passando a Ilha do Francês por boreste, percurso até a bóia na Cachoeira por bombordo, Ilha do Arvoredo por boreste até passar pela Ilha do Francês e ultrapassar a Comodoro’s . O primeiro barco da classe RGS a chegar foi o Feitiço (Fast 395), do comandante Carlos Augusto Mattos com um pouco mais de cinco horas de regata, vencendo a regata. Mas o Tigre II, SK21, com um segundo lugar na prova, manteve 4 pontos de vantagem e vem liderando o campeonato da classe.
Nesta sexta, os veleiros da ORC-i correm duas regatas barla-sota e no sábado mais uma. Se na regata longa, a alternância de ventos fortes e calmarias favoreceu os barcos menores, que vinham atrás e pegaram antes a virada de vento, nas regatas barla-sota é a vez de os grandes terem vantagem. Mais velozes na largada, eles normalmente pegam o vento limpo e deixam o tráfego complicado para os barcos menores. Tudo ainda pode acontecer nestas três regatas finais do Circuito Oceânico de Santa Catarina 2011.
Resultado acumulado até o momento:
ORC - Geral
1° lugar – Loyal
2° lugar – Zeus
3° lugar – Best Fellow
4° lugar – SanChico2
5° lugar - Miragem
6° lugar – Katana
7° lugar – Lucky
8° lugar – Angela Star
9° lugar - Absoluto
10° lugar – Parru
RGS Acumulado media, 1a bs, 2a bs, longa, total
1 TIGRE II 2 2 3 2 total 9
2 FEITIÇO 1 6 5 1 total 13
3 JYLIC II 5 1 4 5 total 15
4 SCIROCCO 8 4 2 6 total 20
5 ZEPHYRUS 3 3 17 3 total 26
6 MAGIA 4 5 17 4 total 30
7 BRUXO 7 8 8 7 total 30
8 PLANCTON 6 7 1 17 total 31
9 ARGONAUTA 9 10 7 8 total 34
10 INAÊ 12 9 6 10 total 37
11 GARROTILHO 10 11 17 9 total 47
12 BRASCOLA 14 13 9 12 total 48
13 NEMO 11 15 11 14 total 51
14 BOM ABRIGO 15 14 10 13 total 52
15 MISSIONÁRIO 13 12 17 11 total 53
quarto dia
Competidores esperando o vento que não veio
Nesta 6a feira, com total falta de vento, as duas regatas barlasota programadas foram canceladas.
Todos foram para a raia as 12 horas, a recon ficou na agua até as 14 00. A Comissão decidiu voltar para o clube e esperar lá pelo vento e o horario limite. As 15 30, já sem esperanças da entrada de vento, foi oficializado o cancelamento. As duas regatas barla sota ficaram transferidas para o sabado, ultimo dia do campeonato.
Quinto dia
Loyal fica com o título da orc no Circuito de Santa Catarina seguido por Best Fellow
O Judel Vrolik 48 Loyal, de Marcelo Massa, confirmou o favoritismo e garantiu o título da ORC Internacional Geral do Circuito Oceânico de Santa Catarina. Com 11 pontos perdidos, o barco que teve Bochecha e Marco Grael na tripulação ficou três pontos à frente do Skipper 30 Best Fellow, ganhador da orc club 650 na Rolex Ilhabela Sailing Week 2010. Em terceiro lugar ficou o Tripp 33 gaúcho San Chico 2, campeão do Circuito Oceãnico de Santa Catarina no ano passado.
Leonardo de Boni, comandante do Best Fellow, que comemora este segundo na sua estreia na orc intenacional como uma vitoria, avisou que quer competir todo o Campeonato Brasileiro de ORC Internacional (o ano passado estava na ORC Club) e que vai dar trabalho. Alguns de seus tripulantes não puderam competir obrigando-o a fazer mudanças trazendo Andre Mirsky (Netuno) para o timão e Xandi Paradeda para a tática, conjunto que funcionou bem na raia de Floripa e deve continuar nas próximas etapas.
O Campeonato na verdade foi muito apertado e decidido no ultimo dia, pois o Zeus que até aí estava em segundo foi mal nas ultimas duas regatas, ficando Sanchico 2, que desde o ano passado vem tendo uma performance brilhante na orc intenacional, apenas um ponto atras do Best fellow. Atras dele o Katana II, outro skipper 30 estreando na orc intenacional, empatou com o Zeus, que até aí estava em segundo, garantindo o seu 4o lugar no criterio de desempate, ficando o 40.7 do Veleiros da Ilha em 5o lugar.
Resultados finais da ORC:
1 LOYAL 11 pontos perdidos
2 BEST FELLOW 14 pontos perdidos
3 SANCHICO2 15 pontos perdidos
4 KATANA 17 pontos perdidos
5 ZEUS 17 pontos perdidos
6 MIRAGEM 27 pontos perdidos
7 ABSOLUTO 30 pontos perdidos
8 ANGELA STAR 35 pontos perdidos
9 LUCKY 35 pontos perdidos
10 PARRU FIRST 45 pontos perdidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário