quarta-feira, 11 de maio de 2011
Newpor 100
O outro dia respondi para um comentarista desse blog que se eu parasse de fazer regatas, gostaria de ter um veleiro de passeio (que de pra passar um fim de semana dentro)que desse para velejar sozinho. Esse conceito não é muito desenvolvido entre nós. Os veleiros de cruzeiro ou são antigos desenhos de barcos de regata (ou mesmo ex regateiros)ou desenhos reforçados e lentos cujo objetivo é uma navegação mais longa ou ainda veleiros desenvolvidos para charter com o maior numero possivel de cabines banheiros e confortos. Um projeto de um barco relativamente barato, para navegar por perto, rapido e sem tripulação é raro.
Nos USA conheci o Alerion 28 (se não me engano hoje ja tem um 34), um barco inteligente, muito bonito e bem acabado, com linhas classicas, mas de alta tecnologia para navegar rapido e facil, com tripulação reduzida (muita estabilidade, buja autocambante com retranca). O bicho porem era bem caro.
Agora está sendo construido (os moldes ainda em fabricação)na Argentina o Newpor 100.
Desenhado por Pablo Mastracchio, o mesmo desenhista do Orson, ele tem um conceito semelhante ao do Alerion. È super leve, tem aprox 34 pés, relativamente mais estreito do que estamos acostumados, com uma quilha de bulbo de 1600 kg que o deixa muito estavel. Tem bastante vela (52 m2 similar a um delta 32), para ser rapido, mas de facil manejo, com a buja autocambavel e assimetrico para andar com o vento a favor. Por dentro, depois do Malbec 36, é relativamente simples, até um pouco acanhado, mas tem tudo o necessario para um passeio de fim de semana para um casal.
Com enrrolador de genoa, piloto e uma catraca eletrica com os arranjos adequados para fazer o eventual trabalho pesado é o sonho do solitario, com um pouco mais de idade, que eu posso vir a me tornar, quando continuar regateando começar a ficar dificil. Espero que o fabricante consiga manter os preços baixos (afinal é menor e mais simples do que um delta 32)e que o cambio até lá permita que ele seja uma alternativa viavel para mim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário