Patagonia
Bigamist
Quantum Racing
Hoje foi o terceiro dia de regatas do trofeu Cascais. O NNW estava em torno de 18 nós na largada da primeira regata, subindo para 22 no seu final. Continuou subindo na segunda regata que foi corrida com ventos de 22 a 25 nós com algumas rajadas que chegaram a quase 30, na empopada final.
A primeira regata foi vencida pelo Quantum Racing, que depois de uma boa saida pelo centro da linha disputou a ponta no primeiro contravento com o Audi Azurra, que largando junto a juria, foi o primeiro a cambar para a direita, usualmente favorecida. O Bribon, tendo largado na boia, foi o ultimo a cambar, mas acompanhou de perto os ponteiros. Já perto da boia uma rondada para a direita permitiu ao Quantum Racing consolidar a ponta e ao Bribon fazer a boia por dentro da flotilha, passando de quinto ao segundo lugar. Na empopada o Quantum abriu a diferença, mas o Bribon teve que suar para manter o segundo lugar, atacado pelo Container, muito rapido na empopada. Mesmo assim, manteve a posição e na segunda volta, a consolidou, deixando para traz a disputa pelo terceirco entre o Container, Sinergy, Audi All4One e Audi Azzurra, que acabaram por cruzar nessa ordem.
No grupo dos Soto 40, o Patagonia dominou a regata de ponta a ponta, enquanto o Iberdrola, que teve algum problema de leme na primeira orsa chegando a ficar em ultimo, teve uma recuperação brilhante, ultrapassando os dois barcos portugueses numa empopada memoravel. O Bigamist conseguiu segurar o XXII, depois de uma intensa disputa na segunda volta da regata e o NGoni, bem para tras, chegou em ultimo.
A segunda regata dos TP52, com mais vento e com o lado direito claramente favorecido, proporcionou um duelo de bordos no qual o ponteiro, Quantum Racing, controlava a flotilha forçando-a numa sucessão de bordos na cara para o lay line direito. O Bribon, tendo largado na boia, com a mesma estrategia da primeira regata, se manteve fora da briga. O Quantum foi o primeiro na boia e o Bribon, tentando passar por dentro da flotilha, chegou em segundo, mas dessa vez foi muito perto e para não bater na boia forçou a passagem e recebeu uma penalização, que tendo sido realizada incorretamente teve que fazer outro 360, ficando agora no fim da fila. Nessa boia o Audi Azurra Sailing garantiu a segunda posição, que só perdeu na ultima empopada, quando os alemães do Container e do Audi All4One, o ultrapassaram no penultimo jaibe, só para voltarem a ser ultrapassados no ultimo. Uma disputa emocionante pelo segundo lugar vencida pelo Audi Azzurra, chegando logo depois o Container e o Audi All4One.
O sueco Ràn ficou em quinto, mas teve varios problemas. Começou por estourar um guarda mancebo na primeira orsa, deixando cair na agua 3 tripulantes, que foram resgatados pelo bote dos juizes, ficando, dessa forma, para tras. Depois não conseguiu recolher o spi no fim da empopada, passando direto pela boia e só conseguindo contorna-la no meio da flotilha de espectadores.
Os Soto 40, sofreram bastante na segunda regata. Com o vento em quase 25 nós com rajadas que chegavam a quase 30, na volta final, levaram ao limite as suas habilidades de controlar os barcos, particularmente nas manobras de spi.
Os Portugueses do Bigamist lideraram a prova do principio ao fim, aproveitando o atraso inicial do Iberdrola, que foi para o lado desfavorecido, na primira orsa. O Iberdrola porem, numa empopada épica, ultapassou o outro barco portugues, o XXII, que julgou mal a lay line atrasando demais o jaibe, e se aproximou ameaçadoramente do lider, sem conseguir porem alcança-lo. O Patagonia teve problemas para colocar o spi na primeira empopada, ficando na quarta posição enquanto o Ngoni se retirava, depois de rasgar o spi.
Depois de 3 dias de barla sota de vento forte, amanhã os TP52 vão fazer uma regata costeira, que entra no Tejo até a ponte em frete de Lisboa, enquanto os Soto 40 fazem mais duas barla sotas.
Os resultados até agora estão abaixo.
Trofeo de Cascais
52 Series
Día 3
1.Quantum Racing (USA), 3+3+5+1+1+1= 14 puntos
2. Container (GER), 2+2+4+3+3+3= 17 puntos
3.Audi Azzurra Sailing Team (ITA), 5+1+2+2+6+2= 18 puntos
4. Synergy Russian Sailing Team (RUS), 1+6+3+4+4+6= 24 puntos
5. Bribón (ESP), 4+7+1+6+2+7= 27 puntos
6. Ràn (SUE), 6+4+6+5+7+5= 33 puntos
7. Audi Sailing Team Powered by All4One (EUR), 7+5+7+7+5+4= 35 puntos
40 Series
Día 2
1.Iberdrola Team (ESP), 1+1+2+2=6 puntos
2.Bigamist (POR), 2+4+3+1=10 puntos
2.Patagonia (ARG), 4+3+1+4=12 puntos
4.XXII (POR), 3+2+4+3=12 puntos
5.Ngoni (GBR), 5+5+5+6DNF=21 puntos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário