O Quantum Racing domina a etapa de Cascais dos TP52
O Iberdrola comemora a vitoria nos S40
Os ponteiros dos TP52 chegam a Ponte 25 de abril na regata costeira
Ran vence com brilhantismo a regata costeira
Na regata costeira dos TP52, sabado, o RAN, largando bem na boia, se manteve longe da disputa de bordos na peimeira orsa, fazendo a primeira orsa na ponta e aí se mantendo por todas as 38 milhas de regata. Depois do barlasota inicial a flotilh a fez uma longa orsa até o Cabo Raso, onde o vento de um inicial NNW de uns 12 nós aumentou para uns 20 o mesmo acontecendo com as ondas. De lá uma empopada, fora do abrigo da baia, até uma marca a entrada do canal do rio Tejo, onde o vento caia para uns 10 nós e uma orsa folgada em vento fraco até uma boia alem da ponte 25 de abril, um traves de volta até a marca de saida do rio e uma ultima orsa até a chegada em frente ao porto de Cascais.
Atras do Ran, que dominou a regata de ponta a ponta, houve uma disputa renhida entre os perseguidores. No inicio a vantagem foi do Bribon, mas este rasgou o spi de vento forte logo no começo da empopada, ficando para tras. Mais a frente o mesmo aconteceu com o Container, mas este apesar de ser menos prejudicado acabou ficando numa quinta posição sem condições de disputar com os ponteiros. O Quantum Sailing conseguiu controlar o grupo dos perseguidores por toda a regata chegando em segundo. O Audi Azzurra conseguiu ultrapassar o Sinergy, na entrada do rio Tejo garantiu o terceiro enquanto o Sinergy chegava em quarto.
Os S40 correram duas barla sotas, com vento medio NNW de cerca de 15 nós, A raia, com menos vento e mais perto de terra (sofrendo sua interferencia) estava taticamente muito dificil e o portugues Bigamist, aproveitou seu conhecimento da baia de Cascais, para ganhar a primeira. O Iberdrola na primeira volta ameaçou o ponteiro, mas na segunda orsa foi ultrapassado pelo XXII e a regata se tornou uma disputa entre os dois barcos locais. O NGoni, velejando melhor, chegou a ameaçar o terceiro lugar do Iberdrola, mas acabou em quarto atras desse.O Patagonia velejou mal ficando em quinto.
Na segunda regata o Iberdrola que vinha na frente perdeu duas poisições na passagem da boia de sotavento, mas recuperou a ponta já na segunda orsa. O XXII e o Patagonia, que vinham numa disputa acirrada, tentaram sem sucesso dificultar a vida do ponteiro e foram surprendidos pelo Ngoni que acabou por ultrapassar o Patagonia na ultima perna, roubando-lhe a terceira posição.
No domingo o vento de NNW aumentou de novo, chegando a 26 nós. Na primeira regata o Quantum racing deu novamente uma boa largada no centro da linha que permitiu que ele fosse para o favorecido lado direito sem muitas brigas com os outros barcos e desde a primeira orsa ficou por toda a regata a controlar o seu perseguidor imediato, o Container, deixando para esse o trabalho de marcação dos outros perseguidores, particularmente o Ran, que animado com a vitoria da vespera fazia uma otima regata.
O Bribón que começou em terceiro já na primeira orsa foi ultrapassado pelo Ran e pelo Audi All4One, mas numa empopada final espetacular conseguiu superar esse ultimo para chegar em quarto. O Audi Azzurra fez uma regata mediocre chegando em penultimo, permitindo que o Quantum já nessa regata definisse o campeonato e a segunda colocação provisoria passasse para o Container.
O vento apertou mais na segunda regata que acabou sendo definida por erros de manobra e de avaliação e rompimentos de velas. Já largada o Bribon e o Audi All4One forma penalizados pois estavam adiantados. O Audi Azzurra que vinha bem na empopada, junto com o Quantum Racing, atrasou demais a tirada do balão, que caiu na agua e acabou por ter as escotas e adriças cortadas para que o barco pudesse continuar sem muito prejuizo, mesmo assim ele caiu duas posições. O Bribon que vinha mais atras estourou o terceiro spinaker da semana e teve que se virar com os spi mais leve e deixar o Audi All4One ultrapassa-lo. Na segunda orsa o Audi All4One por sua vez estourou a genoa, tendo que substitui-la. Com o erro do Audi Azzurra o Sinergy assumiu a segunda posição e o Ran a terceira. O Container ficou atras em quinto, garantindo por pouco o vicecampeonato, sem ganhar uma regata. Numa brilhante ultima empopada o Bribon conseguiu passar o Audi All4One passando adiante a lanterna.
Na primeira regata dos Soto 40 o Ngoni desencantou dominando os rivais de ponta a ponta. Na primeira volta o XXII e o Patagonia lhe deram caça, mas na segunda volta foram ultrapassados pelo Iberdrola e pelo Bigamist, que pegaram respectivamente segundo e terceiro, ficando os outros dois em quato e quinto. Esse resultado garantiu o campeonato ao Iberdrola.
Na segunda regata o vento estava muito forte para os Soto 40, que sofreram muito. O Bigamist que estava na ponta no final da primeira empopada quebrou o estai de proa, embora conseguindo evitar a quebra do mastro teve de abandonar a prova. O Iberdrola herdando a ponta manteve-a até o fim repelindo os ataques do Patagonia e do XXII que ficaram respectivamente em segundo e terceiro. O Ngoni não subiu o balão na ultima empopada terminando bem mais atras.
Trofeo de Cascais TP52
Resultados
1. Quantum Racing (USA), 3+3+5+1+1+1+3+1+1= 19 points
2. Container (GER), 2+2+4+3+3+3+7,5+2+5= 31,5 points
3. Audi Azzurra Sailing Team (ITA), 5+1+2+2+6+2+4,5+6+4= 32,5 points
4. Synergy Russian Sailing Team (RUS), 1+6+3+4+4+6+6+5+2= 37 points
5. Ràn (SUE), 6+4+6+5+7+5+1,5+3+3= 40,5 points
6. Bribón (ESP), 4+7+1+6+2+7+10,5+4+6= 47,5 points
7. Audi Sailing Team Powered by All4One (EUR), 7+5+7+7+5+4+9+7+7= 58 points
Owner driver trophy: RÀN
Trofeu Cascais Soto 40
1.Iberdrola Team (ESP), 1+1+2+2+3+1+2+1=13
2.XXII Portuguese Sailing Team (POR), 3+2+4+3+2+2+4+3=23
3.Bigamist (POR), 2+4+3+1+1+5+3+6 DNF=25
4.Patagonia (ARG), 4+3+1+4+5+4+5+2=28
5.Ngoni (GBR), 5+5+5+6DNF+4+3+1+4=33
Owner driver trophy: Patagonia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário