Buenos Ayres Punta "Rumb line"
Buenos ayres – punta del este
Manhã de chuva em Buenos Ayres, mas ao contrários do ano passado, a previsão de tempo é boa para a travessia. Ventos do quadarante norte de 12 a 15 nós, é um traves apertado até Montevideo e um traves depois folgado até Punta.
As 1030 os barcos começam a sair do YCA em direção a bóia 12 do canal do porto, debaixo de chuva, onde será alargada, 5 milhas para fora, pois ha pouca água junto a cidade.
Depois de um curto retardamento a largada è dada com 8 nòs de SE, somos o segundo pelotão.
O primeiro larga sem problemas e chega a nossa vez. Um barco chega cedo na linha e volta. Tenta dar o bordo mas ficou sem leme atravessado a nossa frente nos forçando a desviar, claro que temos outro do outro lado defendendo a posição, somos forçados a fechar a sua passagem e ele bate na nossa alheta com preferência. Ele protesta,e nós protestamos o primeiro. Mas é melhor garantir e pagamos a penalidade logo ao livrar a largada, no que somos acompanhados pelo outro barco protestado.
Bom a largada não foi muito boa, mas estamos andando bem. Um Pirajà comeca a se desmanchar e o SE aumenta para 25 nòs. Rapidamente fazemos um peeling para genoa 4. O barco està voando com o ventão e seguimos em orça folgada em direção ao litoral Uruguaio do outro lado do rio, aproveitando o SE para estar em boa posição para pegar o N da previsão. Algum tempo depois o SE e a chuva acabam e como por encomenda, entra o N previsto e estamos bem posicionados para pega-lo. Damos o bordo junto a costa Uruguaia algumas milhas a leste de Colônia e continuamos no layline de Montevideo. Estamos perto do Malbec 360 argentino Shangai baby, que cruza a nossa proa e camba paralelo. O vento gira um pouco e tentamos subir o balão, mas se pretendemos ficar junto a costa uruguaia, o vento está muito orçado, sendo melhor andar de genoa.
Anoitece, o balão sobe e desce algumas vezes e por fim se firmou de N permitindo uma longa baloada debaixo de um céu coberto de estrelas e trocado bordos com o nosso rival. Já no fim da noite, passando Montevideo, o vento virou para NW e apertou, ganhando o reforço do terral . Nesse traves forçado o Shangai baby, com seu balão de tope e sua quilha nova que lhe dá mais estabilidade, começou a nos despachar, abrindo bastante.
Os grandes chegaram cedo de manhã, ainda com vento terral. O Lola, um novo TP52 modificado, foi o primeiro a cruzar na madrugada, mas foi logo seguido de outros barcos, entre eles o Touche e o Loyal, que acabaram ficando em primeiro e segundo no corrigido.
Durante a manhã voltamos a nos aproximar e mesmo a ultapassar nossos competidores (estavamos usando o shangai como parâmetro), quando o vento caiu antes em terra e boa parte da flotilha ficou parada, já perto da Punta Balena. Nós, ainda com vento, jaibamos para fora, aproveitando o resto de terral para contornar o buraco de vento e a flotilha parada. Passamos a Punta Balena na frente da flotilha com o terral morrendo, aparentemente tinha ainda um pouco de vento fora e imaginando que mais tarde entraria o leste seguimos no jaibe de fora, enquanto a flotilha atrás sem vento ficava no jaibe de terra. Por fim la por umas 11 00 tudo parou e enquanto os últimos barcos grandes cruzavam a linha com dificuldade nas ultimas baforadas de vento, nós por fora, o shangai vários outros por dentro, o audi pelo meio, boiávamos sem vento.
O Leste não entrou e só la por umas 15 00 o ar começou novamente a se movimentar com a formação de uma brisa marítima mas esta começou entre nós e a terra, pegando primeiro o Audi que estava pelo meio e depois os barcos que estavam por terra. Nós depois de 28 horas de uma regata disputadíssima, a menos de duas milhas da chegada, assistimos nossos competidores um a um passarem por nós e cruzarem a linha enquanto as rajadas de brisa marítima teimavam em não chegar até nós. Cruzamos por fim com 29 horas e sete minutos de regata corrigindo meia hora atrás do shangai e 40 minutos atrás do Audi. O pequenino Chino, que também estava por terra, ganhou de nós todos.
A Regata foi muito boa, em condições metereologicas ideais, mas com um resultado decepcionante para nós. Estivemos o tempo todo disputando em igualdade de condições. Acertamos todas as decisões táticas até que erramos a ultima e decisiva velejando para fora da zona da brisa marítima.
Bom hoje é layday, a tripula esta relachando um pouco, o moral está alto e estamos nos preparando para as barlasotas e os percursos aqui de Punta.
Os outros brasileiros fizeram bonito. O Touche e o Loyal dominam a orc int 500 e o viva pegou 3º na Orc club A.
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segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Circuito atlantico Sur Rolex cup 2010
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