segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Circuito atlantico sur rolex cup 2010

3a e 4a Barla Sota

O cancelamento da 2a barla sota, que estavamos em primeiro, e do consequente DNF geral do grupo B da orc internacional, deu certo baixo astral na turma do orson. Estavamos velejando bem, mas isso não estava se traduzindo em resultados e a possibilidade de recuperação diminuia a olhos vistos. Entramos no segundo dia de barla sotas meio desanimados, mas decididos a lutar até o fim. Isso mudaria nessa 6a feira.
O começo não era muito aupicioso, nenhum vento levou ao adiamento de duas horas em terra. A juria, contando com a provavel formação de uma brisa maritima no calor intenso, nos levou para a agua as 14 15. esperamos até quase as quatro, quando entrou a esperada brisa. Entrou de nordeste de uns 10 nos e foi aumentando com o decorrer da tarde.
A primeira regata (4 pernas) foi decisiva, pois foi a virada no clima do campeonato. Largamos bem, por cima de nossos rivais, o Shangai baby, o Max30, o Audi e o Chino. No meio da orsa o Shangai escapou pela esquerda e cruzou a nossa proa. Nós o alcançamos e convergimos no bordo de aproximação da boia de barla, demos o bordo a poucos metros a sua sota e partimos para uma disputa de velocidade e tendo que manter a altura para fazer a boia. Vencemos a disputa e entramos no popa a frente. Subimos o balão em um jibe set e ele logo atras seguiu em frente, trocamos jaibes, sem estabelecer uma vantagem definitiva, até a boia de sota. Chegamos a frente, mas tivemos que ceder agua, pois eles estavam por dentro. Cambamos na popa e depois de cambar novamente na rajada convergimos novamente na mesma situação anterior e vencemos de novo o duelo de velocidade, obrigando-o a cambar para não cair na popa. Convergimos de novo pouco antes da lay line da boia. Dessa vez perdemos o duelo de velocidade. Ele nos ultrapassou chegando antes na boia. Subimos de novo o balão com um jaibe set mantendo o outro jaibe. Depois de um duelo de jaibes o alcançamos na lay line da chegada, onde convergimos com ele. Ele um pouco atrasado, no jaibe vela esquerda e nos na direita em frente a linha. Ele tentou nos orsar para evitar que cruzassemos a linha. Nós imediatamente jaibamos a sua frente e quase atropelando a juria, cruzamos com um segundo de diferença a sua frente.
Ele ganhara a regata no tempo corrigido, mas nós mostramos que não era uma conhecidencia, que os tinhamos dominado na vespera com vento fraco. O orson é um rival temivel numa barla sota. Nos o protestamos pela orsada na chegada quase nos fazendo bater na juria, mas o protesto foi depois considerado improcedente.
O vento tinha aumentado durante a regata para uns 16 nós e torcido um pouco mais para leste e a juria, apesar da hora, resolver fazer outra regata. Viva!! Nós queriamos mais duas para compensar a vespera.
As 18 00 foi dada a largada. Largamos bem, livres, o shangai por baixo e o Morocha e o Chino por cima iam ficando para tras. A regata foi perfeita, chegamos na boia bem a frente dos concorrentes e já a frete de varios barcos que tinham largado 5 minutos antes, com o grupo A. Abrimos ainda mais no popa e continuamos abrindo na volta seguinte. A tripulação eufórica estava acertando tudo. Cruzamos 5 minutos a frente do Shangai, mais longe ainda do resto da flotilha. Foi uma velejada de campeões, pena que meio tardia.
No fim do dia acumulamos um primeiro e um segundo (ja que o protesto não foi bem sucedido) Com isso, feitos os dois descartes, passamos para 3o a um ponto do Chino, ultrapassando o Max 30. O Shangai continuava em primeiro e mesmo ganhando dele ele ainda se manteria em primeiro. Para ganhar tinhamos que ganhar do Chino e este e o Max 30 ganhar do Shangai, possivel pois os barcos da classe são todos de ponta e adversarios perigosos, mas improvavel. O objetivo mesmo era ganhar do Chino, uma missão dificil, pois sendo bem menor, ele veleja atras e leva no rating.

Por Matias Capizzano a Largada da Volta a Gorriti, regata que encerra o campeonato

Volta a Gorriti

O vento de novo demorou para se estabelecer, especialmente por que a regata estava marcada para as 11 00. Duas horas de adiamento e o ventro entrou de NE, inicialmente fraco de uns 8 nós. Largamos todos jutos espremidos entre o cais e a boia no meio do canal da Goriti. Largamos bem, no meio da linha de genoa 1, andando bem, no meio de barcos maiores, em direção a boia no baixo del este, meia milha fora.
Alguns barcos por cima, inclusive o Chino puseram o spi, mas estava muito apertado, estavamos andando igual de genoa. Um beneteau 40.7 aos poucos nos ultrapassou e começou a jogar vento sujo, mas já estavamos perto da boia. Na boia subimos o balão e assim que possivel jaibamos para terra pelo outro lado da Gorriti, atras dos barcos mais rapidos (os S40 ja iam la perto da praia). Junto a Gorriti vimos o Chino, atras e mais a sota, o Max 30 a frente mas bem a sota e o Shangai paralelo conosco e um pouco mais a sota.
Havia mais vento entre a Gorriti e a praia e aos poucos os barcos foram jaibando, jaibamos por terra do shangai, que o tinha feito um pouco antes e seguimos paralelos para a Punta balena nos distanciando dos concorrentes menores. O mesmo Benetau ia conosco no mesmo jaibe, um pouco mais lento, nos forçando a um duelinho de orsa, quando conseguimos afasta-lo e ultrapassa-lo, não sem antes responder a pedidos de "água"!? oferecendo uma garrafa dágua e perguntando - no preferis cervesa?
O vento foi apertando até uns 15 nós a medida que entravamos na baia de Solanas, chegamos na boia e jaibamos nela junto com o Shangai a quem demos espaço. Ele orçou a nossa frente por alguns minutos e cambou antes do lay line da boia em Punta balena. Nós seguimos até o lay line e cambamos. Um pouco atras e a barla cambou o beneteau 40.7 e começou a nos atropelar. Demos um bordo curto para nos livrar dele, mas mesmo assim, bem perto da boia, conseguiu nos ultrapassar e cambou, agora com agua, nos bradando, em vez de agua, a que agora tinham direito, - preferimos cervesa!
Deixamos ele passar e cambamos cobrindo o Shangai, que tinha perdido terreno, assim que este fez a boia e cambou. Seguimos até a praia, e bem junto a ela cambamos, continuando a cobrir o shangai, que tinha cambado mais cedo. Seguimos cambando nas rajadas até a boia da praia mansa, pegando uma ultima favorecida, que nos distanciou mais um pouco da flotilha e seguimos para a chegada junto ao molhe do porto.
Cruzamos um minuto a frente do Shangai. Os outros concorrentes não estavam a vista, varios barcos grandes da divisão A estavam atras. Foi uma boa regata.
Em terra vimos que tinha faltado 45 segundos para ganhar do Shangai que corrigiu em primeiro, garantindo a vitoria no circuito. Nós ficamos em 2o bem a frente do Chino e do Max 30. Com o nosso 2o empatamos em pontos com o Chino e no criterio de desempate ganhamos o 2o lugar no circuito.
Bela recuperação. A tripula motivada recuperou a confiança e velejou muito bem. Mas o Shangai andou muito, eles são muito bons e tem sempre a incognita da quilha que em alumas condições anda melhor que a nossa e que compensa o seu spinaker de tope ainda lhe dando alguma vantagem no rating.
Bom, apesar de pouco vento em relação ao que esperavamos e da pequena quantidade de competidores na classe (mas todos de ponta haja vista que o Audi que o ano passado ganhou o sulamericano ficou em ultimo)valeu a pena.
O Campeonato foi maravilhosamente organizado. A comissão de regatas brilhante. A sua unica falha foi o cancelamento para nossa classe da 2a barlasota, seria de dificil solução (regata menor) dada a disparidade de velocidade dos barcos da orc internacional (o Lola numa regata de 6 pernas de vento fraco chega a mais de uma volta a frente de nos e a mais de uma perna dos concorrentes). Agora é esperar pelo Warm up quando vamos ter um campeonato da Classe Malbec 360 e pela semana de vela da ilhabela para enfrentarmos novamente nossos rivais argentinos.
Maisaaaaahhhhh!!!!!!

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