Barla Sotas
Amanheceu um dia maravilhoso, ainda com vento forte e mar agitado. Ideal para se fazer as regatas programadas na baia de Maldonado em frente a Ilha Gorriti. Quando saímos as 11 00, o vento de SE tinha caído para uns 16 nós e havia muita onda. A largada foi dada em 4 pelotões e nós éramos o 3º. A regata terá 6 pernas de quase 2 milhas cada. Largamos bem, na frente do Shangai baby e do Audi, mas no final da primeira orsa exageramos um pouco para a direita e o Shangai escapou para o outro lado da raia, acertando o lay line direto enquanto nós brigávamos contra a onda e a correnteza para fazer a bóia (vários barcos bateram na bóia tendo que pagar a penalidade). Fizemos um bom popa encostando nos competidores na bóia. Passamos por dentro do Audi e tratamos de fazer o segundo contravento mais pelo meio, marcando o audi e mantendo as posições. Mas o shangai abriu um pouco pela direita e o chino encostou. No segundo popa fomos bem fazendo um jibe set, abrindo do audi e encostando no shangai. No ultimo contavento fomos para a direita até o lay line. Mas dessa vez deu pelo meio e o shangai abriu, o audi passou,fazendo a bóia logo a nossa frente, e vindo de trás o chino encostou. Mais uma vez fizemos um jibe set e agora sem exageros viemos pelo lado mais favorecido da raia. O shangai tinha escapado, mas grudamos no audi com quem descemos trocando jaibes chegando dez segundos atrás, o suficiente para ganharmos no corrigido. O Chino chegou mais do que um minuto atrás mas corrigiu a nossa frente, nos deixando em 3º da classe. Melhor!
Na ultima volta da regata o vento, que vinha baixando, tinha já caído para menos de 10 nós . A comissão depois de relutar um pouco resolveu fazer uma 2ª regata já que o vento parecia ter se firmado nessa intensidade.
Largamos muito bem junto a comissão e desta vez adiante do Shangai e do Audi, que saíram mais abaixo na linha e cobrindo o chino e o morocha que logo tiveram qua cambar para limpar seu vento. Seguimos em frente, No fim do contravento o shangai conseguiu escapar por baixo e cruzou a nossa proa logo antes de chegarmos a bóia de contravento subimos o balão ao seu encalço. O audi tinha ficado para trás, com pouco vento estamos andando mais, mas é duro de segurar os pequeninos chino e morocha e também o Max 3, muito leve. Ficamos brigando com eles por todo o popa. O vento cai para menos de 8 nós e fazemos um peeling para genoa 1 e no segundo contravento começamos a ganhar sobre a flotilha. Até a bóia de barlavento cortamos a dianteira do shangai pela metade e deixamos para trás definitivamente os dois pequenos. No popa passamos o Max 3 e vamos até junto a praia no jaibe oposto o do Shangai e convergimos na bóia juntos, mas ele ainda tem preferência e o deixamos fazer a bóia na frente. Vamos ao ultimo contravento, de novo com a genoa 1, o vento caiu mais um pouco agora são 6 nós e o shangai começa a rolar, parece que a quilha nova não funciona com vento muito fraco. Estamos orsando e andando mais e começamos a passalo por barlavento. Chegamos na bóia de barla em fim em primeiro, colocamos o balão e meio orsados para não perder andamento começamos a abrir. Temos que abrir do Chino , que agora ultrapassou o Shangai e o limite de tempo está próximo.
No meio do popa recebemos a mensagem pelo radio que estourou o limite de tempo e que a 2ª regata da nossa classe foi cancelada. Pó, logo agora que enfim estamos na frente!!!!
Bom ao menos foi bom para o moral. Amanhã é lay day e 6ª tem mais.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Circuito Atlantico Sur rolex Cup 2010
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