segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

XXIIIº REGATA OCEANICA BUENOS AIRES - RIO DE JANEIRO 2011

“Abbey Sea Shipping Services Baccarat” ganhador da Buenos Aires Rio 2011
Sabado a tarde
Sabado dia 5 de fevereiro largou a mais longa (1150 milhas) e mais tradicional regata da America Latina a Regata Buenos Aires - Rio. Organizada pelo YCA e o YCRJ ela se realiza, a cada 3 anos, desde 1947.
Nela costumavam competir a flor do yatismo de oceano do Prata e do Brasil, alem de eventuais participantes, sempre de primeiro time, do Yatismo Mundial. Já correram nela quando eram os melhores de sua época, o Stormvoguel, o Ondine (depois, como Cisne Branco, bateu o recorde que permaneceu por anos e só foi quebrado em 2008), o Congerre, e em 2008, o Rambler estabeleceu o recorde atual de 4 días 09 horas 55 minutos 45 segundos. O argentino Daphne(a avó dos Fast 395) de German Frers mantem, desde 1987, o recorde do tempo corrigido.
O Brasil já teve nela uma participação importante com o Vendaval, Cairu e barcos da classe Brasil, na decada de 50 e 60 e mais recentemente, com o Saga, o Wawatu, o Madrugada e Cisne Branco na decada de 70 e 80.
Nas ultimas decadas, o Yatismo de oceano, particularmente entre nós, vem preferindo, cada vez mais, regatas mais curtas (a propria Santos - Rio, que é uma regata relativamente curta, vem tendo uma participação reduzida)ou regatas onde a predominancia de ventos favoraveis é maior, como a Cape Town - Rio. O fato é que, já há um bom tempo, que a Buenos Aires - Rio não vem contando com a presença de nossos barcos e ficou um "affair" quase que exclusivamente platino.
Ha dois anos tentou-se retomar o interesse por essas regatas longas e predominantemente de contravento, com a regata Olivos - Florianopolis, que foi vencida brilhantemente pelo Zeus. Mas ainda assim, seja pela dureza das condições encontradas (muito mar e vento, vento contra, na maior parte das vezes por mais de uma semana seguida), seja pelo custo e dificuldade de se organizar esta empreitada, a maior parte de nossos barcos continuam sem interesse em participar.
Neste sabado, as 15 00, apenas 8 barcos argentinos e uruguaios largaram, acompanhados por um grande publico em embarcações de assistentes.
A largada foi dada com vento de SSW de 18 nós e maré baixando, do km5 do canal sul do porto de Buenos Aires. Desses 8 barcos, apenas 6 estão competindo, dois o “Fjord VI”, Fres 44, barco insignia do Yacht Club Argentino e o “Gitana del Sur”, Frers 63 de Diego Peralta Ramos, onde estará embarcada a Comissão de Regata, vão apenas acompanhar a flotilha até o Rio de Janeiro. O aviso da Armada Argentina Alferes Sobral vai acompanhar a flotilha em aguas argentinas.
Os participantes são o “Bonanza” (HSBC para quem o viu em Punta), Frers 50 do Club Naval do Uruguay, comandado por Diego Rafetto, o “Fortuna II” (o antigo), Fres 54 da Armada Argentina, comandado por Gustavo Lioi Pombo, o “Abbey Sea Shipping Services Bacarat” de Esteban Kallay, um Aries 37.5 do YCA e o “María María” um Volker 40 de Juan Nacarato, o “Intrepid” um FC 36 de Raúl Révora velejando em dupla e o “Extra Brut” um Fayd 30 de Pablo Swiecicki. O Esperanza um Hossman 61 da Prefeitura Naval Argentina estava inscrito mas desistiu de concorrer.
Na largada o “Bonanza” e “Abbey Sea Shipping Services Bacarat” levantaram os spinnakers se adiantando sobre os outros, mas derivando mais para o meio do canal, onde voltaram a colocar a genoa. Foram acompanhados pelo Gitana del Sur. O resto da flotilha largou de genoa orsando junto a costa argentina em direção a Quilmes e La Plata. Com o passar das horas o vento girou para o Sul, conforme previsto, aumentando para 28 nós com rajadas de até 33 nós.

Domingo de madrugada
As 00:00 horas do domingo. O navio escolta recebeu o chamado de radio do Extra Brut, que navegava no banco Magdalena, informando que estava entrando muita agua no barco e que estavam tentando encontrar a fonte do vazamento. Enquanto o escolta, Aviso Alferes Sobral, se dirigia para sua posição, o Extra Brut resolveu abandonar a prova e seguir para o porto de La Plata. O escolta acompanhou-o até o porto e voltou a sua posição escoltando a flotilha na primeira noite de mar.

2a feira de manhã
Hoje 2a feira dia 7.02 pela manhã os ponteiro estavam navegando, já fora do Rio da Prata, no traves do Cabo Polonio no Uruguai. As 9 00 quando informaram suas posições o “Abbey Sea Shipping Services” estava na ponta navegando sem novidades. Perto dele e logo atras estava o “Bonanza” (HSBC) do Club Naval do Uruguay e em terceiro o “Fortuna II” (È o Fortuna mais antigo, parecido com o Matrero, não o IV que estava na ilhabela em 2008)da Armada Argentina.

2a feira a tarde
O Extra Brut ao chegar no porto de La Plata, conseguiu achar a fonte do vazamento de agua (uma mangueira solta na caixa de ancora). A propria tripulação reparou o defeito, informou a Comissão de Regata sua disposição de continuar na prova. Foram autorizados a retomar a regata e a 16:30 do domingo já estavam navegando em direção ao Rio de Janeiro no encalço da flotilha.
As 17.00, hora oficial argentina, a da 2a feira dia 7.02 , O “Abbey Sea Shipping Services Baccarat” informou ao YCA que já se encontrava em águas brasileiras, no traves da barra do Chui. Navegava com vento de leste de 17 nós com rumo direto para a chegada. Atras dele mantendo as distancias estão o “Bonanza” (HSBC), o “Fortuna II” e o María María.
O “Gitana del Sur” que navega apoiando a os barcos da regata, se encontra na frente da Flotilha sem novidades. O “Fjord VI”, que tambem navega em cruzeiro acompanhando a regata, já se encontra em Río Grande, esperando a entrada da frente de Sul que está prevista para os próximos dias(entrada de 3a para 4a).
O “Intrepid”, apesar de estar correndo na ORC, o barco está navegando em dupla e conseguiu do Comite Organizador para a utilização de piloto automatico.

3a feira
O “Abbey Sea Shipping Services Baccarat”, o ponteiro da regata informou esta manhã que navega perto da costa no través de Río Grande com vento del ESE que soprou durante toda a noite com a intensidade de los 20 a 30 nos. O resto da flotilha se encontra pouco atras o “Bonanza” (HSBC) e o “Fortuna II” cambaram para fora e estão se distanciando da costa em rumo direto para o Río de Janeiro. Mais atrás tambem se afastando da costa estão o “María María” e o “Intrepid”.
Enquanto isso o “Gitana del Sur” segue acompanhando a regata junto aos ponteiros mais perto da costa. O “Fjord VI”, tambem acompanhando a regata continua em Rio Grande a entrada da frete que deve ocorrer esta noite.
Na noite passada o “Extra Brut” informou o seu abandono definitivo da regata. Está seguindo para o proto de Piriápolis e deve regressar a Buenos Aires.

4a feira
Por volta das 12 00 da 4a feira dia 9/02 o “Abbey Sea Shipping Services Baccarat", o ponteiro da Buenos Aires Rio, passa o meio do caminho, estando a 570 milhas do Rio de Janeiro(no traves da parte norte da lagoa dos Patos). Está numa posição bem fora da costa, ainda navegando com vento Norte de 17 nós, esperando a entrada de frente que deve se dar esta noite. 50 milhas mais a tras e mais perto da costa, navega a Fortuna II e aproximadamente 5 milhas atras dele o Maria Maria. O Gitana del Sur está na sua altura, um pouco mais para fora.
O Bonanza (HSBC), depois de descobrir um vazamento de agua na quilha de relativa importancia, considerando a distancia ainda a percorrer, retirou-se da regata esta manhã, dirigindo-se ao porto de Rio Grande. O Fjord VI cruzou com ele saindo essa manhã em direção ao Rio, na espectativa da entrada de frente. O Intrepid, bem mais atras, só agora se aproxima do través desse porto.

5a feira
O "Abbey Sea Shipping Services Baccarat", ponteiro da regata está navegando com genoa 4 e mestra com um rizzo, a 100 milhas da costa no traves do Cabo Santa Marta, com rumo direto para o Rio de Janeiro, que está a 410 milhas.
O mar esta grosso e o ceu totalmente encoberto e muito calor. A Noite passada deu 25 a 35 nós de SE, passando a 18 a 25 de NE.
O Fortuna II está, 60 milhas atras e um pouco mais aterrado, navegando no mesmo rumo. O Maria Maria, está 2 milhas mais atras. O Fjord VI navega um pouco atras deles mas bem mais aterrado.
O Gitana del Sur vem acompanhando o Intrepid, que vem bem mais atras, ainda no traves da parte central da Lagoa dos Patos.

6a feira
O "Abbey Sea Shipping Services Baccarat", ponteiro da regata está navegando no traves de Camboriu, fazendo ruma direto para o Rio de Janeiro, abrindo da costa na medida que esta forma o golfo de Santa Catarina. Sua chegada esperada no Rio e na manhã do domingo. 60 milhas para tras e mais aterrados estão o FortunaII e o Maria Maria, este ultimo distanciou-se um pouco nas ultimas 24 horas ficando mais para tras e mais para a terra. A chegada prevista deles é para o domingo a noite e madrugada da 2a feira. O Intrepid esta bem mais para tras ao largo de Laguna bem mais aterrado que o resto da flotilha.

sabado
O “Abbey Sea Shipping Serivice Bacarat” continua liderando a regata, chegando em fim, ao traves de São Francisco do Sul, indo cada vez mais para fora da costa, fazendo rumo do Río de Janeiro a 240 milhas de distancia. Esta noite tiveram uma calma total e só avançaram 28 milhas desde ontem. Durante a manhã de hoje, o vento continuava fraco, com 7 nós de Norte, mas já dava para andar um pouco mais. Sua chegada esta prevista para a manhã do domingo pois a previsão é que ovento suba durante o dia para 10 a 13 nós de NNO girando para NEE.
Umas 50 milhas mais atras, no traves do Norte da ilha de Santa Catarina, está o “Fortuna II” da Armada Argentina. Está fazendo o mesmo rumo do “Baccarat”. condições similares. Ele se distanciou do “María María” que se encontra 20 milhas mais atras, no través da parte sul da mesma ilha, em terceiro lugar. Mais atrás o “Intrepid” com uma tripulação só de duas pessoas, ainda se encontra pouco acima do traves de Laguna.
Nas ultimas hora de ontem o “Gitana del Sur” de Diego Peralta Ramos, retornou ao porto de Río Grande onde aportou, não temos ainda informação sobre o motivo deste retorno. Ontem pelo posicionador de satelite nos parecia que o Fjord VI tinha aportado em Laguna, hoje foi informado que não e que ele segue para o norte nas imediações da ilha de Santa Catarina.

Domingo

O “Abbey Sea Shipping Serivice Bacarat” está a 49 millas da chegada.
Depois de quase 8 dias de regata faltam só 49 milhas para a chegada montada junto a ponta do Arpoador entre Ipanema e Copacabana. A linha foi montada nesse local ao inves da tradicional na fortaleza da Laje na entrada da baia para evitar a falta de vento e forte maré. A previsão da reunião de comandantes em Buenos Aires cumpriu-se a risca. 6a e sabado de pouco vento que volta a aumentar no domingo.¨O que etá ocorrendo agora. Dessa forma a chegada do Bacarat prevista para essa noite.
O Maria Maria em contacto telefonico diz que está navegando com vento ENE de 10 nós a 137 milhas da chegada, fora no través da Ponta do Boi (llha Bela). O Fortuna II está aproximadamente 8 milhas a sua frente e bem mais para fora.
O Intrepid, mais atrasado, está a 390 milhas da chegada.

2a feira
O “Abbey Sea Shipping Serivice Bacarat” de Esteban Kallay cruzou a linha de chegada as 17 horas 29 minutos do domingo, hora oficial argentina. Desta maneira ganharam a fita azul da regata, que vem ponteando desde a largada e completaram em 8 días 2 horas 29 minutos as 1120 milhas do percurso. Agora só resta esperar pela chegada dos concorrentes e o calculo do tempo corrigido. O Fortuna II e o Maria Maria estão relativamente proximos a cerca de 125 milhas da chegada.

3a feira
“Abbey Sea Shipping Serivice Bacarat” venceu tambem no tempo corrigido.
Ontem as 18 03 o Fortuna II cruzou a linha de chegada e o Maria Maria ainda se encontrava essa manhã a 82 milhas da chegada com pouco vento. O outro concorrente o Intrepid, correndo apenas com 2 tripulantes encontra-se mais atras no traves de Santos.


A regata pode ser acompanhada no site do YCA www.yca.org.ar

2 comentários:

  1. Caro Kaluss, quem financia os barcos que correm esta regata e a própria regata?
    Um dos barcos pertence à Marinha Argentina e, neste caso, a própria Marinha deve financiar.
    E qual seria o custo presumível e quais gastos estariam incluídos? A julgar pelo número de participantes, nenhum dos quais brasileiro, parece ser uma regata difícil de ser promovida atualmente.

    ResponderExcluir
  2. O vencedor Abbey Sea Shipping Service Bacarat é um barco patrocinado pela Abbey Sea, uma empresa de transportes maritimos. Os outros, alem do da marinha, são barcos particulares.
    Promover uma regata dessas tem um certo custo, particularmente no que diz respeito a manter o contacto com os barcos e uma eventual necessidade de salvamento. Mas na maior parte dos casos contam com o apoio das marinhas nacionais. Fora isso a comissão faz apenas a largada e a chegada.
    Do ponto de vista dos velejadores ela é mais custosa com relação a preparação do barco. Mas não creio que seja mais custosa do que levar um barco como o Orson para correr em Punta del Este(uns 12 000 a 15 000 dolares). O barco tambem tem de ser preparado e transportado e alem disso existem gastos maiores de hotel e transporte aereo ida e volta etc.
    A dificuldade é muito mais em conseguir uma tripulação que tenha experiencia necessaria, tempo e disposição para uma regata de mais de 10 dias de mar aberto, alem, é claro, de ter o barco adequado e bem preparado para isso.

    ResponderExcluir