terça-feira, 7 de julho de 2009

Rolex Ilhabela Sailing Week 2009


















Nas em cima em fotos de Carlo Borlenghi a largada e os competidores contornando Alcatrazes, ao lado Em foto de Thomas Kremmer o Orson voltando das ilhas e abaixo em fotos de Carlo Borlenghi o Cusy e o Patagonia voam em direção as ilhas, por fim o Patagonia chegando em Alcatrazes.







Regata de Alcatrazes por boreste

6 de Julho 2009

Ontem foi a regata de Alcatrazes. Dia maravilhoso mais de 200 barcos na raia correndo ou a Alcatrazes por boreste ou a regata de Toque Toque, dependendo da classe. A pevisão de ventão de leste e mar, já nos preparava para uma regata rápida (recorde de tempo) e dura.
A largada estava marcada para a 9 e meia, horário pouco civilizado para os padrões da vela, que costuma começar as regatas lá para o meio dia. Um bom vento de NE (uns 14 nós) já começava, porem, a se fazer sentir no canal, particularmente do lado de S Sebastião. A comissão levou uma meia hora para baixar a bandeira de retardamento e começamos o procedimento de largada.
Para nós a regata se definiu aí. Contando com vento para retornar e calculando que havia risco de estourar a linha numa largada de popa, demos uma curta volta de aproximação. Para nossa surpresa a rajada de NE parou e entrou bem fraquinha de NW. Ficamos sem vento e inteiramente encobertos pela flotilha, levando uns bons 15 minutos para largar e orçar em direção a São Sebastião, dando uma péssima largada. Muitos barcos caíram na mesma armadilha que nós, mas isto não foi consolo, quando em fim pudemos colocar o balão vimos nossos principais competidores, inclusive o Jazz, que por ser um barco igual nos serve muitas vezes de parâmetro, desaparecendo, com um bom vento, atrás do píer da Petrobras, aproximadamnte uma milha e meia a frente.
Colocamos o balão de popa e passamos a dar o maximo para alcançar a flotilha, brigando com alguns de nossos rivais argentinos, que também saíram atrasados (Chivas, Audi e Don Quichote) e alguns barcos rápidos da orc club o Katana (skipper 30) e o Miragem(BB 40). O vento NW, porem, nos obrigava a orçar e o balão escolhido não era o ideal. Na saida do Canal, por volta das 14:00, ainda com um NW de uma 15 nos, arribamos para Alcatrazes, enfim andando bem. Depois de uns 50 minutos começamos a ver os barcos mais a barla ter dificuldades com seu balões e resolvemos rápido fazer um peeling e subir o balão de través. Foi na hora certa, pois o Leste entrou forte, uns 17 nós, nos obrigando a forçar a orça para chegar na ponta N de Alcatrazes. Os barcos a nossa volta começaram a ter dificuldade para manter o rumo, com seus balões armados. O Viscaya deu uma forte atravessada e quando se recuperou arribou, o Matrero, já fazendo o seu terceiro peeling, também arribou. O Miragem depois de uma atravessada teve problemas com leme e abandonou a regata. O Chivas mais a frente e o don Quichote mais atras andavam melhor, bem mais orçados sem balão. O Audi e nós mantivemos o rumo, soltando todas as velas e arribando um pouco nas rajadas.
Junto a Alcatrazes o vento apertou e estava difícil de manter o balão, pensamos em subir a genoa, mas acabamos por agüentar. Passamos a ponta N da ilha e arribamos paralelo a costa, o vento L já estava soprando a mais de 20 nós . Um jaibe conturbado e genoa 4 para cima, chegamos no fim da ilha e orçamos de volta para a ponta da sela. Ao caçar a driça de genoa la se foi mais uma catraca agora vamos ter que caçar todas as driças na mesma. Eram 16:30, mantivemos bem alto o angulo de orsa, dessa vez não iriamos deixar, como no ano passado, cair para o lado do continente. A nossa frente estava o Viscaya, o Audi e um 40.7 , atras outro malbec 360 de cruzeiro (com um assimétrico tinha voado no traves para Alcatrases) e o ASA, que tinha tido problemas com o balão, na vinda.
Saindo do arquipélago encontramos um marzão de leste e vento de 20 a 25 nós, em suma um contravento duro, num fim de tarde lindo de sol. O ASA nos ultrapassou por barla, mas mantendo o mesmo ângulo de orsa não conseguia abrir. O Viscaia e o Malbec cairam para o lado do continente enquanto o Audi mantinha um rumo intermediário entre nós e o pessoal que caiu para a terra. O Don Quichote vinha mais atrás.
Muito mar, muita onda e muito vento (rajadas de 25 a 27), água lavando o convés o tempo todo. Todo mundo molhado. Começou a anoitecer e ficamos com uma lua cheia maravilhosa que refletia na água, enquanto mantendo sempre a mesma orsa rumávamos para a ponta da sela. Mantínhamos a proa e a velocidade do ASA, quando já bem próximos dele, ele deu um bordo para fora, mas logo voltou paralelo conosco. Chegamos na boca do canal muito para o lado da Sela e o vento derrepente merrecou. Fizemos um peeling de genoa para genoa 2. O vento mudou para NW, ainda fraco e a proa caiu para o lado do Guaeca. Nisso passou pela nossa proa, como uma sombra saída do nada, o Fatasma II, um veleiro Argentino de 45 pés. Ele subiu um pouco e deu o bordo vindo agora vela esquerda. Demos água e mantivemos o rumo, que tinha voltado a subir, com a entrada do vento do canal (NE). Nesta altura estávamos a 4 milhas da chegada ouvimos no radio que o Jazz estava a uma milha. Vai fazer uma grande regata! Comentamos. Mais alguns bordos de aproximação e vimos vários barcos chegando junto conosco na linha. O ASA passou pelo lado da ilha e tomou a dianteira. Por baixo vinham dois o Audi e o Viscaya e cruzaram repectivamente a 3 e 2 minutos a nossa frete. Nós, em fim, cruzamos em torno das 19:20 . O Don Quichote cruzou uns 15 minutos depois.
Acabamos por ficar em 12º na classe. O Don Quichote acabou corrigindo na frente ficando em 11º . O Audi estragou o supense da disputa parelha, conseguindo cruzar a linha errado e ser desclassificado (uma pena, depois de um longo dia na água), Mas como ele paga para nós, acho que íamos ganhar por pouco de qualquer jeito. O Jazz ficou em 6º, fazendo uma ótima regata e mostrando potencial do Malbec 36 quando nós não o atrapalharmos muito.
Na frente os S40 bateram o recorde do percurso chegando todos muitos próximos com perto de 6 horas e 15 de regata, o Cusy na frente, seguido do Mitsubishi e do Patagônia, mais atrás o Carioca. O Touche, que é o favorito acabou ganhando no corrigido.
A regata não foi boa e para nós se definiu na largada e não conseguimos nos recuperar. Mas continuamos com chances tanto no sulamenricano quanto na Semana. Hoje é Lay day e amanhã começam as barla sotas que são uma outra historia.

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