Nas fotos a cima por Carlo Borlenghi a largada da primeira barla sota, por Thomas Kremmer o Orson chegado a frente do Jazz na 2a regata; abaixo não é o Mediterraneo! é a a marina do YCI coalhada de veleiros inscritos na RISW fotografada por Paulo Lamblet.
3ª feira 7 de julho 2009-07-15
Regatas Barla Sota
Depois de um domingo de 7 horas no mar grosso com ventos fortes, tivemos na segunda o merecido lay day, com dia lindo e o leste comendo. Pena que este seria o melhor dia de vento na semana.
È bom também comentarmos aqui que nesse momento percebemos que a organização tinha mudado, como em , mas na outra direção, o critério de corte das divisões da orc internacional. A orc internacional 600 virou uma orc 570 (em floripa tinha virado 630). Essas mudanças sem critério nos prejudicaram muito em floripa e agora vão provavelmente prejudicar também o nosso resultado final. Foram jogados na nossa classe racers puros como o ASA Alumínio (ILC40), o Sony Hadicam ( Farr 42 one design), o Bomix (Farr 42 one design) e o Chivas (IMX40) nada menos que o vencedor da orc int 500 em Punta del Este, veleiros contra os quais temos, ao menos teoricamente, poucas chances.
Hoje , 3ª feira, relizamos, com vento, primeiro fraco (10 nós) e depois médio ( 12 a 15 nós) de NE virando para L, as duas primeiras barla sotas.
A largada estava marcada para as 12 00, a juria esperou uma boa hora de recon para montar a raia, para o NE, mais para longe da ilha doque o usual. Uma largada com chamada geral e na segunda lá fomos nós para o lado da ilha, depois de deixar passar alguns barcos grandes que nos cobriam. O barco estava andando bem em relação aos que vieram conosco, mas a flotilha se dividiu, indo um outro grupo para cima. O mais extremo de cima era o Jazz. Fomos até o lay line e cambamos para a bóia. No inicio parecia que tínhamos vantagem sobre os de cima, mas a rajada começou a entortar e rápido percebemos que tínhamos errado o lado. Vários dos grandes de cima fizeram a bóia e o Jazz cruzou bem na nossa frente com uns 3 barcos (Dourado 40.7 da escola naval e racers atrasados Bomix e ASA) entre nós. Na bóia invertemos as táticas. O Jazz montou jaibado, indo para a ilha e nós montamos indo para o lado de cima da raia, para tentar aproveitar o lado favorecido, que sabíamos que não era o que tínhamos vindo. O Don Quixote, muito perto para o seu rating, nos seguiu e o Audi, que tinha acertado o lado na vinda, ia já mais a frente. No popa abrimos um pouco do Don Quixote e agora pelo lado favorecido da raia, chegamos no Jazz. O Audi (ele chama Santa Claus mas desde Punta que acostumamos com o nome do patrocinador) continuava na frente inalcançável, andando muito no vento fraco com sua genoa 1 enorme.
No contravento cambamos para cima perto da bóia. Não íamos errar duas vezes o lado! O Jazz cambou mais longe a barla. Alguns bordos pelo centro da raia e chegamos no lay line. O Jazz tinha chegado um pouco antes e poderia ter cambado com vantagem, mas passou um pouco ficando sangrado a nossa barla e um pouco atrás. O Wiki wiki passou a nossa proa e cambou na frente do jazz. Com o vento sujo, nós abrimos um pouco do Jazz e fizemos a bóia antes. O vento já estava virando para o L no fim do contravento (favorecendo a nossa ultima orsa e permitindo nossa lay line adiantada) e porisso montamos jaibados, o Jazz nos acompanhou e chegamos menos do que 20 segundos a sua frente, um minuto e meio atrás do Audi e o Don Quixote vinha três minutos atrás.
O Don Quixote corrigiu na frente de todos, ficando em 5º na classe. O Audi que mede igual a nós, apesar dos seus 40 pes, garantiu um 7º e nós corrigimos 5 segundos a frente do Jazz, ficando em 11º, atrás do Wiki wiki e do Absoluto . Nossa! eu que achava que o 12º de Alcatrazes era resultado anormalmente ruim. Vamos ter que melhorar muito. A regata foi ganha pelo Ventaneiro, seguido do Sony Handicam, do Zeus e do Chivas.
A segunda regata foi feita logo em seguida com um pouco mais de vento. O L do último popa firmou. Demos uma boa largada seguindo em direção a ilha. O Audi de novo largou melhor e seguia a nossa frente um pouco a sota. O Jazz também vinha bem em rumo paralelo, atrás e a barla. Estávamos muito bem. Cambamos no lay line e o Jazz de novo passou um pouco, nos dando uma vanagem. Chegamos na bóia no meio dos 40.7s e montamos com um jibe set. Desastre! O balão enrroscou e enquanto desenrroscavamos a vela, tivemos de fazer alguns desvios radicais para evitar os barcos que chegavam, vela esquerda, no contravento. Enfim o balão encheu e baixamos a genoa. Tínhamos perdido uma posição e o Jazz tinha encostado, mas continuavamos andando bem. Seguimos em perseguição ao Audi, que mantinha uma boa vantagem. Foi uma boa baloada. Encurtamos um pouco a distancia do Audi e mantivemos o controle sobre o Jazz, na nossa popa. O Don Quixote, que no inicio nos preocupava, estava muito atrás. Chegamos na bóia para fazer a baixada com um jaibe. De novo nos enrrolamos na tirada do balão, abrindo espaço para um 40.7, que vinha perto, nos ultrapassar por dentro. Limpamos a manobra e seguimos de novo para o lado favorecido. Chegamos no lay line junto com o Wiki wiki e o Dourado. Demos o bordo e subimos para a boia espremidos entre os dois. O Wiki wiki de vento limpo fez a bóia e nós tivemos que dar um bordo curto, evitar o Dourado e fazendo a bóia e um jibe set perfeito passamos a controlar o Marlin, que já vinha perto atrás. Cruzamos em 8º, dois minutos atrás do Audi, que tinha ampliado a diferença, logo a frente do Marlin e um bom minuto a frente do Jazz.
O ASA ganhou esta regata, seguido do Chivas e do Absoluto (primeiro dos 40.7) . O Audi garantiu um 7º - dessa vez foi perto ! O Jazz 11º e o Don Quixote, com todo sua vantagem de rating, ficou em 12º . Em fim uma boa regata. A moral da tripula estava precisando. Agora é só melhorar um pouco as manobras e ganhar do Audi.
È bom também comentarmos aqui que nesse momento percebemos que a organização tinha mudado, como em , mas na outra direção, o critério de corte das divisões da orc internacional. A orc internacional 600 virou uma orc 570 (em floripa tinha virado 630). Essas mudanças sem critério nos prejudicaram muito em floripa e agora vão provavelmente prejudicar também o nosso resultado final. Foram jogados na nossa classe racers puros como o ASA Alumínio (ILC40), o Sony Hadicam ( Farr 42 one design), o Bomix (Farr 42 one design) e o Chivas (IMX40) nada menos que o vencedor da orc int 500 em Punta del Este, veleiros contra os quais temos, ao menos teoricamente, poucas chances.
Hoje , 3ª feira, relizamos, com vento, primeiro fraco (10 nós) e depois médio ( 12 a 15 nós) de NE virando para L, as duas primeiras barla sotas.
A largada estava marcada para as 12 00, a juria esperou uma boa hora de recon para montar a raia, para o NE, mais para longe da ilha doque o usual. Uma largada com chamada geral e na segunda lá fomos nós para o lado da ilha, depois de deixar passar alguns barcos grandes que nos cobriam. O barco estava andando bem em relação aos que vieram conosco, mas a flotilha se dividiu, indo um outro grupo para cima. O mais extremo de cima era o Jazz. Fomos até o lay line e cambamos para a bóia. No inicio parecia que tínhamos vantagem sobre os de cima, mas a rajada começou a entortar e rápido percebemos que tínhamos errado o lado. Vários dos grandes de cima fizeram a bóia e o Jazz cruzou bem na nossa frente com uns 3 barcos (Dourado 40.7 da escola naval e racers atrasados Bomix e ASA) entre nós. Na bóia invertemos as táticas. O Jazz montou jaibado, indo para a ilha e nós montamos indo para o lado de cima da raia, para tentar aproveitar o lado favorecido, que sabíamos que não era o que tínhamos vindo. O Don Quixote, muito perto para o seu rating, nos seguiu e o Audi, que tinha acertado o lado na vinda, ia já mais a frente. No popa abrimos um pouco do Don Quixote e agora pelo lado favorecido da raia, chegamos no Jazz. O Audi (ele chama Santa Claus mas desde Punta que acostumamos com o nome do patrocinador) continuava na frente inalcançável, andando muito no vento fraco com sua genoa 1 enorme.
No contravento cambamos para cima perto da bóia. Não íamos errar duas vezes o lado! O Jazz cambou mais longe a barla. Alguns bordos pelo centro da raia e chegamos no lay line. O Jazz tinha chegado um pouco antes e poderia ter cambado com vantagem, mas passou um pouco ficando sangrado a nossa barla e um pouco atrás. O Wiki wiki passou a nossa proa e cambou na frente do jazz. Com o vento sujo, nós abrimos um pouco do Jazz e fizemos a bóia antes. O vento já estava virando para o L no fim do contravento (favorecendo a nossa ultima orsa e permitindo nossa lay line adiantada) e porisso montamos jaibados, o Jazz nos acompanhou e chegamos menos do que 20 segundos a sua frente, um minuto e meio atrás do Audi e o Don Quixote vinha três minutos atrás.
O Don Quixote corrigiu na frente de todos, ficando em 5º na classe. O Audi que mede igual a nós, apesar dos seus 40 pes, garantiu um 7º e nós corrigimos 5 segundos a frente do Jazz, ficando em 11º, atrás do Wiki wiki e do Absoluto . Nossa! eu que achava que o 12º de Alcatrazes era resultado anormalmente ruim. Vamos ter que melhorar muito. A regata foi ganha pelo Ventaneiro, seguido do Sony Handicam, do Zeus e do Chivas.
A segunda regata foi feita logo em seguida com um pouco mais de vento. O L do último popa firmou. Demos uma boa largada seguindo em direção a ilha. O Audi de novo largou melhor e seguia a nossa frente um pouco a sota. O Jazz também vinha bem em rumo paralelo, atrás e a barla. Estávamos muito bem. Cambamos no lay line e o Jazz de novo passou um pouco, nos dando uma vanagem. Chegamos na bóia no meio dos 40.7s e montamos com um jibe set. Desastre! O balão enrroscou e enquanto desenrroscavamos a vela, tivemos de fazer alguns desvios radicais para evitar os barcos que chegavam, vela esquerda, no contravento. Enfim o balão encheu e baixamos a genoa. Tínhamos perdido uma posição e o Jazz tinha encostado, mas continuavamos andando bem. Seguimos em perseguição ao Audi, que mantinha uma boa vantagem. Foi uma boa baloada. Encurtamos um pouco a distancia do Audi e mantivemos o controle sobre o Jazz, na nossa popa. O Don Quixote, que no inicio nos preocupava, estava muito atrás. Chegamos na bóia para fazer a baixada com um jaibe. De novo nos enrrolamos na tirada do balão, abrindo espaço para um 40.7, que vinha perto, nos ultrapassar por dentro. Limpamos a manobra e seguimos de novo para o lado favorecido. Chegamos no lay line junto com o Wiki wiki e o Dourado. Demos o bordo e subimos para a boia espremidos entre os dois. O Wiki wiki de vento limpo fez a bóia e nós tivemos que dar um bordo curto, evitar o Dourado e fazendo a bóia e um jibe set perfeito passamos a controlar o Marlin, que já vinha perto atrás. Cruzamos em 8º, dois minutos atrás do Audi, que tinha ampliado a diferença, logo a frente do Marlin e um bom minuto a frente do Jazz.
O ASA ganhou esta regata, seguido do Chivas e do Absoluto (primeiro dos 40.7) . O Audi garantiu um 7º - dessa vez foi perto ! O Jazz 11º e o Don Quixote, com todo sua vantagem de rating, ficou em 12º . Em fim uma boa regata. A moral da tripula estava precisando. Agora é só melhorar um pouco as manobras e ganhar do Audi.
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