6ª feira 10 de Julho 2009
Regata Barla Sota
O dia amanheceu sem vento e meio encoberto já prenunciando a frente fria que se aproxima. Apesar da previsão de sul, um NEsinho ridículo de uns 5 nós marcava sua presença e a juria foi para a ponta das Canas. Depois de uma meia hora de recon montou-se a raia para o NE, que agora atingia uns 8 nós, apenas o suficiente para dar a largada. Demos a largada um pouco prejudicados pelo ASA, que largou por cima de nós e fomos em a direção da ilhabela. O vento começou a cair do lado da ilha antes do lado de cima da raia, pois era um prefrontal de sul que estava se aproximando. Os barcos que vinham por cima fizeram a bóia primeiro colocando os seus balões. Nós não tínhamos vento para chegar na bóia e a medida que os barcos chegavam perto, seus balões murchavam. La em baixo já entrava o sul e os primeiros barcos subiam suas genoas. Estávamos em ultimo sem conseguir chegar na boia. Quando para nossa alegria a juria, pelo radio, cancelou a regata e pediu para que nos dirigíssemos para o canal para uma segunda largada. Este cancelamento correspondeu a primeira vitoria do dia Oba!! Em fim os fados sorriem para o Orson!
Ligamos o motor e la fomos nós para a ponta das Canas só de mestra. Já perto da ponta a pré frontal entrou com rajadas primeiro de 20 e depois 25+ nós, com alguma chuva. O vento se manteve forte até que a juria se posicionou em frente a praia da Armação e a bóia foi colocada em frente a vila. O vento caiu para uns 16 nós e estabilizou. A correnteza de sul estava forte, prenunciando a frente que estava a caminho. A largada foi dada com vento sul de 16 nós e nós largamos bem em direção a ilha bela. Passamos a dar bordos curtos junto a ilha no meio dos barcos grandes que tinham mais dificuldade de manobra. Ficar fora da correnteza era fundamental e conseguimos faze-lo entrando até o fim nas praias da Siriuba, barreiro, ficando entre as bóias do YCS, entre as poitas do YCI e passando encostado (tendo mesmo que arribar) ao quebramar da marina, passando perto do baixio do grêmio e do píer da vila. A tatica deu certo, fizemos a bóia junto com o Ventaneiro e junto com barcos muito maiores. O Jazz nos acompanhava. Sabíamos que estávamos bem. Subimos o balão com o Jazz na nossa cola, nos forçando a ficar no raso junto ao clube. Já no meio da marina uma rajadinha nos permitiu abrir o suficiente para arribar e jaibar para fora, para a correnteza, nos livrando da perseguição. Na correnteza, com o ângulo ideal, jaibamos de volta e fizemos a bóia bem junto com o Absoluto e o Zeus. Trocamos bordos com eles de novo junto as praias e nas poitas do YCI, claro eles abriram mas nós acompanhamos. Fizemos a bóia de novo perto do Leticia, já com um jaibeset, indo direto para a correnteza. Dessa vez em fim o Audi estava para trás. Cruzamos uns 30 segundos a frente do Audi. Tínhamos certeza que dessa vez tínhamos ido bem.
A regata foi vencida pelo Ventaneiro, garantindo um 4º na geral e o Orson ficou em segundo e em 6º na geral, o Absoluto em terceiro e 7º na geral, seguidos do Zeus, Chivas, Audi em 6º da classe e Jazz em 7º e o Don Quichote em 12º .
Estavamos exultantes. A tripulação se abraça emocionada, as diferenças e pequenas disputas desaparecem. Em fim o resultado que esperavamos e precisávamos.
Um pouco tarde para a vitória no sulamericano, mas ainda dá para, dependendo da ultima regata, ficar em 2º (os bandidos dos 4 pontos do pênalti estão pesando agora, estaríamos já em 2º no sulamericano e a 1 ponto do Wiki wiki). Na RISW também com esse resultado e os descartes, estamos em 9º na classe, mas talvez ainda dê para melhorar uma posição, pois o Wiki wiki não está tão longe e não está andando bem. Alem disso se a classe fosse realmente 600 este 9º seria um 6º, pois 3 dos barcos a nossa frente tem rating de menos de 600.
Regata Barla Sota
O dia amanheceu sem vento e meio encoberto já prenunciando a frente fria que se aproxima. Apesar da previsão de sul, um NEsinho ridículo de uns 5 nós marcava sua presença e a juria foi para a ponta das Canas. Depois de uma meia hora de recon montou-se a raia para o NE, que agora atingia uns 8 nós, apenas o suficiente para dar a largada. Demos a largada um pouco prejudicados pelo ASA, que largou por cima de nós e fomos em a direção da ilhabela. O vento começou a cair do lado da ilha antes do lado de cima da raia, pois era um prefrontal de sul que estava se aproximando. Os barcos que vinham por cima fizeram a bóia primeiro colocando os seus balões. Nós não tínhamos vento para chegar na bóia e a medida que os barcos chegavam perto, seus balões murchavam. La em baixo já entrava o sul e os primeiros barcos subiam suas genoas. Estávamos em ultimo sem conseguir chegar na boia. Quando para nossa alegria a juria, pelo radio, cancelou a regata e pediu para que nos dirigíssemos para o canal para uma segunda largada. Este cancelamento correspondeu a primeira vitoria do dia Oba!! Em fim os fados sorriem para o Orson!
Ligamos o motor e la fomos nós para a ponta das Canas só de mestra. Já perto da ponta a pré frontal entrou com rajadas primeiro de 20 e depois 25+ nós, com alguma chuva. O vento se manteve forte até que a juria se posicionou em frente a praia da Armação e a bóia foi colocada em frente a vila. O vento caiu para uns 16 nós e estabilizou. A correnteza de sul estava forte, prenunciando a frente que estava a caminho. A largada foi dada com vento sul de 16 nós e nós largamos bem em direção a ilha bela. Passamos a dar bordos curtos junto a ilha no meio dos barcos grandes que tinham mais dificuldade de manobra. Ficar fora da correnteza era fundamental e conseguimos faze-lo entrando até o fim nas praias da Siriuba, barreiro, ficando entre as bóias do YCS, entre as poitas do YCI e passando encostado (tendo mesmo que arribar) ao quebramar da marina, passando perto do baixio do grêmio e do píer da vila. A tatica deu certo, fizemos a bóia junto com o Ventaneiro e junto com barcos muito maiores. O Jazz nos acompanhava. Sabíamos que estávamos bem. Subimos o balão com o Jazz na nossa cola, nos forçando a ficar no raso junto ao clube. Já no meio da marina uma rajadinha nos permitiu abrir o suficiente para arribar e jaibar para fora, para a correnteza, nos livrando da perseguição. Na correnteza, com o ângulo ideal, jaibamos de volta e fizemos a bóia bem junto com o Absoluto e o Zeus. Trocamos bordos com eles de novo junto as praias e nas poitas do YCI, claro eles abriram mas nós acompanhamos. Fizemos a bóia de novo perto do Leticia, já com um jaibeset, indo direto para a correnteza. Dessa vez em fim o Audi estava para trás. Cruzamos uns 30 segundos a frente do Audi. Tínhamos certeza que dessa vez tínhamos ido bem.
A regata foi vencida pelo Ventaneiro, garantindo um 4º na geral e o Orson ficou em segundo e em 6º na geral, o Absoluto em terceiro e 7º na geral, seguidos do Zeus, Chivas, Audi em 6º da classe e Jazz em 7º e o Don Quichote em 12º .
Estavamos exultantes. A tripulação se abraça emocionada, as diferenças e pequenas disputas desaparecem. Em fim o resultado que esperavamos e precisávamos.
Um pouco tarde para a vitória no sulamericano, mas ainda dá para, dependendo da ultima regata, ficar em 2º (os bandidos dos 4 pontos do pênalti estão pesando agora, estaríamos já em 2º no sulamericano e a 1 ponto do Wiki wiki). Na RISW também com esse resultado e os descartes, estamos em 9º na classe, mas talvez ainda dê para melhorar uma posição, pois o Wiki wiki não está tão longe e não está andando bem. Alem disso se a classe fosse realmente 600 este 9º seria um 6º, pois 3 dos barcos a nossa frente tem rating de menos de 600.
Nas ultimas cenas do video abaixo podemos ver o Orson muito bem colocado fazendo a boia de barla logo a frete do Jazz e do Absoluto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário