O Quantum Racing domina a etapa de Cascais dos TP52
O Iberdrola comemora a vitoria nos S40
Os ponteiros dos TP52 chegam a Ponte 25 de abril na regata costeira
Ran vence com brilhantismo a regata costeira
Na regata costeira dos TP52, sabado, o RAN, largando bem na boia, se manteve longe da disputa de bordos na peimeira orsa, fazendo a primeira orsa na ponta e aí se mantendo por todas as 38 milhas de regata. Depois do barlasota inicial a flotilh a fez uma longa orsa até o Cabo Raso, onde o vento de um inicial NNW de uns 12 nós aumentou para uns 20 o mesmo acontecendo com as ondas. De lá uma empopada, fora do abrigo da baia, até uma marca a entrada do canal do rio Tejo, onde o vento caia para uns 10 nós e uma orsa folgada em vento fraco até uma boia alem da ponte 25 de abril, um traves de volta até a marca de saida do rio e uma ultima orsa até a chegada em frente ao porto de Cascais.
Atras do Ran, que dominou a regata de ponta a ponta, houve uma disputa renhida entre os perseguidores. No inicio a vantagem foi do Bribon, mas este rasgou o spi de vento forte logo no começo da empopada, ficando para tras. Mais a frente o mesmo aconteceu com o Container, mas este apesar de ser menos prejudicado acabou ficando numa quinta posição sem condições de disputar com os ponteiros. O Quantum Sailing conseguiu controlar o grupo dos perseguidores por toda a regata chegando em segundo. O Audi Azzurra conseguiu ultrapassar o Sinergy, na entrada do rio Tejo garantiu o terceiro enquanto o Sinergy chegava em quarto.
Os S40 correram duas barla sotas, com vento medio NNW de cerca de 15 nós, A raia, com menos vento e mais perto de terra (sofrendo sua interferencia) estava taticamente muito dificil e o portugues Bigamist, aproveitou seu conhecimento da baia de Cascais, para ganhar a primeira. O Iberdrola na primeira volta ameaçou o ponteiro, mas na segunda orsa foi ultrapassado pelo XXII e a regata se tornou uma disputa entre os dois barcos locais. O NGoni, velejando melhor, chegou a ameaçar o terceiro lugar do Iberdrola, mas acabou em quarto atras desse.O Patagonia velejou mal ficando em quinto.
Na segunda regata o Iberdrola que vinha na frente perdeu duas poisições na passagem da boia de sotavento, mas recuperou a ponta já na segunda orsa. O XXII e o Patagonia, que vinham numa disputa acirrada, tentaram sem sucesso dificultar a vida do ponteiro e foram surprendidos pelo Ngoni que acabou por ultrapassar o Patagonia na ultima perna, roubando-lhe a terceira posição.
No domingo o vento de NNW aumentou de novo, chegando a 26 nós. Na primeira regata o Quantum racing deu novamente uma boa largada no centro da linha que permitiu que ele fosse para o favorecido lado direito sem muitas brigas com os outros barcos e desde a primeira orsa ficou por toda a regata a controlar o seu perseguidor imediato, o Container, deixando para esse o trabalho de marcação dos outros perseguidores, particularmente o Ran, que animado com a vitoria da vespera fazia uma otima regata.
O Bribón que começou em terceiro já na primeira orsa foi ultrapassado pelo Ran e pelo Audi All4One, mas numa empopada final espetacular conseguiu superar esse ultimo para chegar em quarto. O Audi Azzurra fez uma regata mediocre chegando em penultimo, permitindo que o Quantum já nessa regata definisse o campeonato e a segunda colocação provisoria passasse para o Container.
O vento apertou mais na segunda regata que acabou sendo definida por erros de manobra e de avaliação e rompimentos de velas. Já largada o Bribon e o Audi All4One forma penalizados pois estavam adiantados. O Audi Azzurra que vinha bem na empopada, junto com o Quantum Racing, atrasou demais a tirada do balão, que caiu na agua e acabou por ter as escotas e adriças cortadas para que o barco pudesse continuar sem muito prejuizo, mesmo assim ele caiu duas posições. O Bribon que vinha mais atras estourou o terceiro spinaker da semana e teve que se virar com os spi mais leve e deixar o Audi All4One ultrapassa-lo. Na segunda orsa o Audi All4One por sua vez estourou a genoa, tendo que substitui-la. Com o erro do Audi Azzurra o Sinergy assumiu a segunda posição e o Ran a terceira. O Container ficou atras em quinto, garantindo por pouco o vicecampeonato, sem ganhar uma regata. Numa brilhante ultima empopada o Bribon conseguiu passar o Audi All4One passando adiante a lanterna.
Na primeira regata dos Soto 40 o Ngoni desencantou dominando os rivais de ponta a ponta. Na primeira volta o XXII e o Patagonia lhe deram caça, mas na segunda volta foram ultrapassados pelo Iberdrola e pelo Bigamist, que pegaram respectivamente segundo e terceiro, ficando os outros dois em quato e quinto. Esse resultado garantiu o campeonato ao Iberdrola.
Na segunda regata o vento estava muito forte para os Soto 40, que sofreram muito. O Bigamist que estava na ponta no final da primeira empopada quebrou o estai de proa, embora conseguindo evitar a quebra do mastro teve de abandonar a prova. O Iberdrola herdando a ponta manteve-a até o fim repelindo os ataques do Patagonia e do XXII que ficaram respectivamente em segundo e terceiro. O Ngoni não subiu o balão na ultima empopada terminando bem mais atras.
Trofeo de Cascais TP52
Resultados
1. Quantum Racing (USA), 3+3+5+1+1+1+3+1+1= 19 points
2. Container (GER), 2+2+4+3+3+3+7,5+2+5= 31,5 points
3. Audi Azzurra Sailing Team (ITA), 5+1+2+2+6+2+4,5+6+4= 32,5 points
4. Synergy Russian Sailing Team (RUS), 1+6+3+4+4+6+6+5+2= 37 points
5. Ràn (SUE), 6+4+6+5+7+5+1,5+3+3= 40,5 points
6. Bribón (ESP), 4+7+1+6+2+7+10,5+4+6= 47,5 points
7. Audi Sailing Team Powered by All4One (EUR), 7+5+7+7+5+4+9+7+7= 58 points
Owner driver trophy: RÀN
Trofeu Cascais Soto 40
1.Iberdrola Team (ESP), 1+1+2+2+3+1+2+1=13
2.XXII Portuguese Sailing Team (POR), 3+2+4+3+2+2+4+3=23
3.Bigamist (POR), 2+4+3+1+1+5+3+6 DNF=25
4.Patagonia (ARG), 4+3+1+4+5+4+5+2=28
5.Ngoni (GBR), 5+5+5+6DNF+4+3+1+4=33
Owner driver trophy: Patagonia
sábado, 21 de maio de 2011
sexta-feira, 20 de maio de 2011
MedCup 2011 Cascais
Patagonia
Bigamist
Quantum Racing
Hoje foi o terceiro dia de regatas do trofeu Cascais. O NNW estava em torno de 18 nós na largada da primeira regata, subindo para 22 no seu final. Continuou subindo na segunda regata que foi corrida com ventos de 22 a 25 nós com algumas rajadas que chegaram a quase 30, na empopada final.
A primeira regata foi vencida pelo Quantum Racing, que depois de uma boa saida pelo centro da linha disputou a ponta no primeiro contravento com o Audi Azurra, que largando junto a juria, foi o primeiro a cambar para a direita, usualmente favorecida. O Bribon, tendo largado na boia, foi o ultimo a cambar, mas acompanhou de perto os ponteiros. Já perto da boia uma rondada para a direita permitiu ao Quantum Racing consolidar a ponta e ao Bribon fazer a boia por dentro da flotilha, passando de quinto ao segundo lugar. Na empopada o Quantum abriu a diferença, mas o Bribon teve que suar para manter o segundo lugar, atacado pelo Container, muito rapido na empopada. Mesmo assim, manteve a posição e na segunda volta, a consolidou, deixando para traz a disputa pelo terceirco entre o Container, Sinergy, Audi All4One e Audi Azzurra, que acabaram por cruzar nessa ordem.
No grupo dos Soto 40, o Patagonia dominou a regata de ponta a ponta, enquanto o Iberdrola, que teve algum problema de leme na primeira orsa chegando a ficar em ultimo, teve uma recuperação brilhante, ultrapassando os dois barcos portugueses numa empopada memoravel. O Bigamist conseguiu segurar o XXII, depois de uma intensa disputa na segunda volta da regata e o NGoni, bem para tras, chegou em ultimo.
A segunda regata dos TP52, com mais vento e com o lado direito claramente favorecido, proporcionou um duelo de bordos no qual o ponteiro, Quantum Racing, controlava a flotilha forçando-a numa sucessão de bordos na cara para o lay line direito. O Bribon, tendo largado na boia, com a mesma estrategia da primeira regata, se manteve fora da briga. O Quantum foi o primeiro na boia e o Bribon, tentando passar por dentro da flotilha, chegou em segundo, mas dessa vez foi muito perto e para não bater na boia forçou a passagem e recebeu uma penalização, que tendo sido realizada incorretamente teve que fazer outro 360, ficando agora no fim da fila. Nessa boia o Audi Azurra Sailing garantiu a segunda posição, que só perdeu na ultima empopada, quando os alemães do Container e do Audi All4One, o ultrapassaram no penultimo jaibe, só para voltarem a ser ultrapassados no ultimo. Uma disputa emocionante pelo segundo lugar vencida pelo Audi Azzurra, chegando logo depois o Container e o Audi All4One.
O sueco Ràn ficou em quinto, mas teve varios problemas. Começou por estourar um guarda mancebo na primeira orsa, deixando cair na agua 3 tripulantes, que foram resgatados pelo bote dos juizes, ficando, dessa forma, para tras. Depois não conseguiu recolher o spi no fim da empopada, passando direto pela boia e só conseguindo contorna-la no meio da flotilha de espectadores.
Os Soto 40, sofreram bastante na segunda regata. Com o vento em quase 25 nós com rajadas que chegavam a quase 30, na volta final, levaram ao limite as suas habilidades de controlar os barcos, particularmente nas manobras de spi.
Os Portugueses do Bigamist lideraram a prova do principio ao fim, aproveitando o atraso inicial do Iberdrola, que foi para o lado desfavorecido, na primira orsa. O Iberdrola porem, numa empopada épica, ultapassou o outro barco portugues, o XXII, que julgou mal a lay line atrasando demais o jaibe, e se aproximou ameaçadoramente do lider, sem conseguir porem alcança-lo. O Patagonia teve problemas para colocar o spi na primeira empopada, ficando na quarta posição enquanto o Ngoni se retirava, depois de rasgar o spi.
Depois de 3 dias de barla sota de vento forte, amanhã os TP52 vão fazer uma regata costeira, que entra no Tejo até a ponte em frete de Lisboa, enquanto os Soto 40 fazem mais duas barla sotas.
Os resultados até agora estão abaixo.
Trofeo de Cascais
52 Series
Día 3
1.Quantum Racing (USA), 3+3+5+1+1+1= 14 puntos
2. Container (GER), 2+2+4+3+3+3= 17 puntos
3.Audi Azzurra Sailing Team (ITA), 5+1+2+2+6+2= 18 puntos
4. Synergy Russian Sailing Team (RUS), 1+6+3+4+4+6= 24 puntos
5. Bribón (ESP), 4+7+1+6+2+7= 27 puntos
6. Ràn (SUE), 6+4+6+5+7+5= 33 puntos
7. Audi Sailing Team Powered by All4One (EUR), 7+5+7+7+5+4= 35 puntos
40 Series
Día 2
1.Iberdrola Team (ESP), 1+1+2+2=6 puntos
2.Bigamist (POR), 2+4+3+1=10 puntos
2.Patagonia (ARG), 4+3+1+4=12 puntos
4.XXII (POR), 3+2+4+3=12 puntos
5.Ngoni (GBR), 5+5+5+6DNF=21 puntos
Bigamist
Quantum Racing
Hoje foi o terceiro dia de regatas do trofeu Cascais. O NNW estava em torno de 18 nós na largada da primeira regata, subindo para 22 no seu final. Continuou subindo na segunda regata que foi corrida com ventos de 22 a 25 nós com algumas rajadas que chegaram a quase 30, na empopada final.
A primeira regata foi vencida pelo Quantum Racing, que depois de uma boa saida pelo centro da linha disputou a ponta no primeiro contravento com o Audi Azurra, que largando junto a juria, foi o primeiro a cambar para a direita, usualmente favorecida. O Bribon, tendo largado na boia, foi o ultimo a cambar, mas acompanhou de perto os ponteiros. Já perto da boia uma rondada para a direita permitiu ao Quantum Racing consolidar a ponta e ao Bribon fazer a boia por dentro da flotilha, passando de quinto ao segundo lugar. Na empopada o Quantum abriu a diferença, mas o Bribon teve que suar para manter o segundo lugar, atacado pelo Container, muito rapido na empopada. Mesmo assim, manteve a posição e na segunda volta, a consolidou, deixando para traz a disputa pelo terceirco entre o Container, Sinergy, Audi All4One e Audi Azzurra, que acabaram por cruzar nessa ordem.
No grupo dos Soto 40, o Patagonia dominou a regata de ponta a ponta, enquanto o Iberdrola, que teve algum problema de leme na primeira orsa chegando a ficar em ultimo, teve uma recuperação brilhante, ultrapassando os dois barcos portugueses numa empopada memoravel. O Bigamist conseguiu segurar o XXII, depois de uma intensa disputa na segunda volta da regata e o NGoni, bem para tras, chegou em ultimo.
A segunda regata dos TP52, com mais vento e com o lado direito claramente favorecido, proporcionou um duelo de bordos no qual o ponteiro, Quantum Racing, controlava a flotilha forçando-a numa sucessão de bordos na cara para o lay line direito. O Bribon, tendo largado na boia, com a mesma estrategia da primeira regata, se manteve fora da briga. O Quantum foi o primeiro na boia e o Bribon, tentando passar por dentro da flotilha, chegou em segundo, mas dessa vez foi muito perto e para não bater na boia forçou a passagem e recebeu uma penalização, que tendo sido realizada incorretamente teve que fazer outro 360, ficando agora no fim da fila. Nessa boia o Audi Azurra Sailing garantiu a segunda posição, que só perdeu na ultima empopada, quando os alemães do Container e do Audi All4One, o ultrapassaram no penultimo jaibe, só para voltarem a ser ultrapassados no ultimo. Uma disputa emocionante pelo segundo lugar vencida pelo Audi Azzurra, chegando logo depois o Container e o Audi All4One.
O sueco Ràn ficou em quinto, mas teve varios problemas. Começou por estourar um guarda mancebo na primeira orsa, deixando cair na agua 3 tripulantes, que foram resgatados pelo bote dos juizes, ficando, dessa forma, para tras. Depois não conseguiu recolher o spi no fim da empopada, passando direto pela boia e só conseguindo contorna-la no meio da flotilha de espectadores.
Os Soto 40, sofreram bastante na segunda regata. Com o vento em quase 25 nós com rajadas que chegavam a quase 30, na volta final, levaram ao limite as suas habilidades de controlar os barcos, particularmente nas manobras de spi.
Os Portugueses do Bigamist lideraram a prova do principio ao fim, aproveitando o atraso inicial do Iberdrola, que foi para o lado desfavorecido, na primira orsa. O Iberdrola porem, numa empopada épica, ultapassou o outro barco portugues, o XXII, que julgou mal a lay line atrasando demais o jaibe, e se aproximou ameaçadoramente do lider, sem conseguir porem alcança-lo. O Patagonia teve problemas para colocar o spi na primeira empopada, ficando na quarta posição enquanto o Ngoni se retirava, depois de rasgar o spi.
Depois de 3 dias de barla sota de vento forte, amanhã os TP52 vão fazer uma regata costeira, que entra no Tejo até a ponte em frete de Lisboa, enquanto os Soto 40 fazem mais duas barla sotas.
Os resultados até agora estão abaixo.
Trofeo de Cascais
52 Series
Día 3
1.Quantum Racing (USA), 3+3+5+1+1+1= 14 puntos
2. Container (GER), 2+2+4+3+3+3= 17 puntos
3.Audi Azzurra Sailing Team (ITA), 5+1+2+2+6+2= 18 puntos
4. Synergy Russian Sailing Team (RUS), 1+6+3+4+4+6= 24 puntos
5. Bribón (ESP), 4+7+1+6+2+7= 27 puntos
6. Ràn (SUE), 6+4+6+5+7+5= 33 puntos
7. Audi Sailing Team Powered by All4One (EUR), 7+5+7+7+5+4= 35 puntos
40 Series
Día 2
1.Iberdrola Team (ESP), 1+1+2+2=6 puntos
2.Bigamist (POR), 2+4+3+1=10 puntos
2.Patagonia (ARG), 4+3+1+4=12 puntos
4.XXII (POR), 3+2+4+3=12 puntos
5.Ngoni (GBR), 5+5+5+6DNF=21 puntos
quinta-feira, 19 de maio de 2011
MedCup 2011 Cascais
Iberdrola, dominou os S40
Bribon ganhou a primeira tranquilo para depois errar a largada na segunda
Azzurra consistente velejou bem nas duas ficando em segundo e agora é o novo lider
Quantum Racing venceu bem a segunda regata
Hoje foi o segundo dia da Med Cup para os TP52 e o primeiro para os S40.
A raia foi montada mais perto de terra (Cabo Raso)e a comissão atrasou a largada esperando o NW firmar, o que logo aconteceu. A primeira regata começou com 10 nós mas já na segunda volta começou a aumentar chegando a cerca de 20 com rajadas de 22 nós, já na segunda regata e levantando bastante ondulação.
O Bribón obteve uma brilhante vitoria na primera regata dos TP 52. Largou com tudo junto a juria cambando imediatamente para o lado direito da raia e ao fim da primeira orsa liderava tranquilamente a flotilha e dai livre na frente e com o aumento do vento, só aumentou a diferença. Já a segunda colocação só se decidiu a alguns metros da chegada, quando o Audi Azzura, que estava mais a sotavento que o russo Synergy, conseguiu chegar direto na linha não precisando jaibar com isso cruzou a frente do Sinergy que tendo que jaibar ficou em terceiro. A quarta posição tambem foi decidida em cima na linha com o Container batendo o Quantum Racing por uma pequena margem.
Na segunda regata o Quantum Racing uma ótima largada e dominou toda a regata, abrindo uma boa margem. O Sinergy que fez toda a primeira volta em segundo, caiu para quarto na segunda volta. O Container sempre regular manteve até o fim a terceira posição da primeira orsa. Já o Audi Azzurra largou com uma genoa menor que o prejudicou na primeira orsa, mas era a vela certa quando as rajadas começaram a aumentar na segunda volta e ele passou do quarto para um brilhante segundo lugar. O Bribon depois de uma brilhante primeira regata errou feio a largada e teve que esperar toda a flotilha para poder largar. Fez uma regata de recuperação e conseguiu chegar no Ran com quem fez uma bela disputa na ultima volta, mas este ultimo conseguiu por pouca margem manter o quinto lugar. Com isto o novo lider dos TP52 é o Audi Azzurra Sailing Team seguido do Container por 1 ponto de diferença, do Quantum Racing por 2, do Synergy por 4 do Bribón por 8, todos estes ainda tem boas chances de aspirar a victoria.
Por outro lado as duas regatas dos S40 foram dominadas pelo espanhol Iberdrola que venceu de ponta a ponta. A luta pelo segundo lugar porem foi emocionante e nas duas regatas as duas tripulações da casa, o Bigamist na primeira e o XXII na segunda, se revezaram vencendo o argentino Patagonia, depois de trocar varias vezes de posição durante as regatas. Na primeira regata o segundo foi o Bigamist com o XXII em terceiro e na segunda a posição ia se repetir até que o Bigamist errou a lay line do ultimo contravento e teve que cruzar perto demais da proa do XXII e foi penalizado. O XXII rasgou o balão no popa mas conseguiu ainda cruzar a frente do Patagonia ficando o Bigamist em quarto.
Com vento de 22 nós e muita onda a regata foi dura para os S40, mas estes se sairam muito bem nessa primeira prova.
Cascais Cup
TP52 Series
Day 2
1.Audi Azzurra Sailing Team (ITA), 5+1+2+2= 10 points
2. Container (GER), 2+2+4+3 = 11 points
3. Quantum Racing (USA), 3+3+5+1= 12 points
4. Synergy Russian Sailing Team (RUS), 1+6+3+4= 14 points
5. Bribón (ESP), 4+7+1+6= 18 points
6. Ràn (SUE), 6+4+6+5= 21 points
7. Audi Sailing Team Powered by All4One (EUR), 7+5+7+7= 26 points
8. Gladiator (GBR), DNC+DNC+DNC+DNC=36 points
S40 Series
Day 1
1.Iberdrola Team (ESP), 1+1=2
2.XXII Portuguese Sailing Team (POR), 3+2=5
3.Bigamist (POR), 2+4=6
4.Patagonia (ARG), 4+3=7
5.Ngoni (GBR), 5+5=10
Bribon ganhou a primeira tranquilo para depois errar a largada na segunda
Azzurra consistente velejou bem nas duas ficando em segundo e agora é o novo lider
Quantum Racing venceu bem a segunda regata
Hoje foi o segundo dia da Med Cup para os TP52 e o primeiro para os S40.
A raia foi montada mais perto de terra (Cabo Raso)e a comissão atrasou a largada esperando o NW firmar, o que logo aconteceu. A primeira regata começou com 10 nós mas já na segunda volta começou a aumentar chegando a cerca de 20 com rajadas de 22 nós, já na segunda regata e levantando bastante ondulação.
O Bribón obteve uma brilhante vitoria na primera regata dos TP 52. Largou com tudo junto a juria cambando imediatamente para o lado direito da raia e ao fim da primeira orsa liderava tranquilamente a flotilha e dai livre na frente e com o aumento do vento, só aumentou a diferença. Já a segunda colocação só se decidiu a alguns metros da chegada, quando o Audi Azzura, que estava mais a sotavento que o russo Synergy, conseguiu chegar direto na linha não precisando jaibar com isso cruzou a frente do Sinergy que tendo que jaibar ficou em terceiro. A quarta posição tambem foi decidida em cima na linha com o Container batendo o Quantum Racing por uma pequena margem.
Na segunda regata o Quantum Racing uma ótima largada e dominou toda a regata, abrindo uma boa margem. O Sinergy que fez toda a primeira volta em segundo, caiu para quarto na segunda volta. O Container sempre regular manteve até o fim a terceira posição da primeira orsa. Já o Audi Azzurra largou com uma genoa menor que o prejudicou na primeira orsa, mas era a vela certa quando as rajadas começaram a aumentar na segunda volta e ele passou do quarto para um brilhante segundo lugar. O Bribon depois de uma brilhante primeira regata errou feio a largada e teve que esperar toda a flotilha para poder largar. Fez uma regata de recuperação e conseguiu chegar no Ran com quem fez uma bela disputa na ultima volta, mas este ultimo conseguiu por pouca margem manter o quinto lugar. Com isto o novo lider dos TP52 é o Audi Azzurra Sailing Team seguido do Container por 1 ponto de diferença, do Quantum Racing por 2, do Synergy por 4 do Bribón por 8, todos estes ainda tem boas chances de aspirar a victoria.
Por outro lado as duas regatas dos S40 foram dominadas pelo espanhol Iberdrola que venceu de ponta a ponta. A luta pelo segundo lugar porem foi emocionante e nas duas regatas as duas tripulações da casa, o Bigamist na primeira e o XXII na segunda, se revezaram vencendo o argentino Patagonia, depois de trocar varias vezes de posição durante as regatas. Na primeira regata o segundo foi o Bigamist com o XXII em terceiro e na segunda a posição ia se repetir até que o Bigamist errou a lay line do ultimo contravento e teve que cruzar perto demais da proa do XXII e foi penalizado. O XXII rasgou o balão no popa mas conseguiu ainda cruzar a frente do Patagonia ficando o Bigamist em quarto.
Com vento de 22 nós e muita onda a regata foi dura para os S40, mas estes se sairam muito bem nessa primeira prova.
Cascais Cup
TP52 Series
Day 2
1.Audi Azzurra Sailing Team (ITA), 5+1+2+2= 10 points
2. Container (GER), 2+2+4+3 = 11 points
3. Quantum Racing (USA), 3+3+5+1= 12 points
4. Synergy Russian Sailing Team (RUS), 1+6+3+4= 14 points
5. Bribón (ESP), 4+7+1+6= 18 points
6. Ràn (SUE), 6+4+6+5= 21 points
7. Audi Sailing Team Powered by All4One (EUR), 7+5+7+7= 26 points
8. Gladiator (GBR), DNC+DNC+DNC+DNC=36 points
S40 Series
Day 1
1.Iberdrola Team (ESP), 1+1=2
2.XXII Portuguese Sailing Team (POR), 3+2=5
3.Bigamist (POR), 2+4=6
4.Patagonia (ARG), 4+3=7
5.Ngoni (GBR), 5+5=10
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Med Cup 2011 Cascais
Container lider do dia com o Azurra no fundo
Sinergy e Quantum Racing
Hoje começou em Cascais a Med Cup 2011 para os TP52 e foi a regata treino para os S40. Com tempo nublado e um vento norte com uns 14 nós que levantou uma pequena ondulação e permitiu que se disputasse as duas regatas programadas.
A equipe alemã do Container, com dois segundos assumiu a liderança do Trofeo Cascais enquanto o italiano Azurra com sua vitoria na segunda regata assume a vice liderança empatado por pontos com os americanos do Quantum Racing.
A primeira regata foi vencida pelo russo Synergy que estreou seu novo barco dominando a regata desde a sua sensassional largada na boia que permitiu que cruzasse a flotilha e controlasse o lado direito da raia onde o vento e a corrente favoreciam.
Com essa vantagem inicial passaram a controlar o Quantum Racing, que não querendo se arriscar do outro lado ficou marcando o Container, que acabou por escapar roubando-lhe o segundo. O Ràn, que ia bem em quarto acabou perdendo do Bribon na ultima empopada, este veio de tras (estava em setimo) aproveitando todas as rajadas e acabou por garantir espetacularmente a quarta colocação, fazendo uma ótima regata de recuperação.
A segunda regata foi ganha pelo Audi Azzura numa arriscada decisão tatica na primeira empopada quando optou por vir pelo lado esquerdo da raia enquanto todos os adversarios escolheram novamente o direito. As condições tinham realmente mudado e ele passou da quinta à primeira posição. O Quantum Racing que tinha largado na frente não reagiu e acabou sendo ultrapassado novamente pelo Container na empopada final. O Bribon que estourou a largada ficou para tras da flotilha mas foi recuperando aos poucos o contacto até que conseguiu ultrapassar na chegada o Sinergy. Este que estava em terceiro no fim da primeira baloada, teve dificuldades em tirar o balão caindo para o penultimo lugar, que acabou cedendo para o Bribon e depois de uma brilhante vitoria na primeira regata fechou a raia na segunda.
Os S40 fiseram sua regata treino que foi vencida pelo Iberdrola, mas varios barcos não cruzaram por razão de superstição.
Amanhã o campeonato continua com duas regatas para as duas classes.
Sinergy e Quantum Racing
Hoje começou em Cascais a Med Cup 2011 para os TP52 e foi a regata treino para os S40. Com tempo nublado e um vento norte com uns 14 nós que levantou uma pequena ondulação e permitiu que se disputasse as duas regatas programadas.
A equipe alemã do Container, com dois segundos assumiu a liderança do Trofeo Cascais enquanto o italiano Azurra com sua vitoria na segunda regata assume a vice liderança empatado por pontos com os americanos do Quantum Racing.
A primeira regata foi vencida pelo russo Synergy que estreou seu novo barco dominando a regata desde a sua sensassional largada na boia que permitiu que cruzasse a flotilha e controlasse o lado direito da raia onde o vento e a corrente favoreciam.
Com essa vantagem inicial passaram a controlar o Quantum Racing, que não querendo se arriscar do outro lado ficou marcando o Container, que acabou por escapar roubando-lhe o segundo. O Ràn, que ia bem em quarto acabou perdendo do Bribon na ultima empopada, este veio de tras (estava em setimo) aproveitando todas as rajadas e acabou por garantir espetacularmente a quarta colocação, fazendo uma ótima regata de recuperação.
A segunda regata foi ganha pelo Audi Azzura numa arriscada decisão tatica na primeira empopada quando optou por vir pelo lado esquerdo da raia enquanto todos os adversarios escolheram novamente o direito. As condições tinham realmente mudado e ele passou da quinta à primeira posição. O Quantum Racing que tinha largado na frente não reagiu e acabou sendo ultrapassado novamente pelo Container na empopada final. O Bribon que estourou a largada ficou para tras da flotilha mas foi recuperando aos poucos o contacto até que conseguiu ultrapassar na chegada o Sinergy. Este que estava em terceiro no fim da primeira baloada, teve dificuldades em tirar o balão caindo para o penultimo lugar, que acabou cedendo para o Bribon e depois de uma brilhante vitoria na primeira regata fechou a raia na segunda.
Os S40 fiseram sua regata treino que foi vencida pelo Iberdrola, mas varios barcos não cruzaram por razão de superstição.
Amanhã o campeonato continua com duas regatas para as duas classes.
sábado, 14 de maio de 2011
S40 2011 Medcup e Mitsubishi Cup
Mouvistar na regata VTR Norte no Chile, será um dos 15 competidores na Mitsubishi Cup 2011 e na RISW
Bigamist, Patagonia e Ngoni se preparam para a primeira etapa da MedCup em Cascais.
O pessoal dos S40 terão uma temporada divertida este ano. Enquanto no Mediterraneo 6 S40 vão correr as 5 etapas da MedCup em Cascais de16 a 23 maio, Marselha de 14 a 19 de junho, Cagliari de 19 a 24 de julho, Cartagena de 23 a 28 de agosto, e Barcelona de 12 a 17 de septembro, teremos 15 barcos do Brasil, Uruguai e Argentina nas 3 etapas da Mitsubishi Cup.
Na proxima semana a Medcup faz sua 1a etapa no Atlantico em Cascais, 3 barcos já estão lá, enquanto os barcos Espanhois Iberdrola, Noticia IV e o XXII estão chegando essa semana.
O proprietario do Patagonia, com um enorme cavalherismo, ofereceu ao pessoal do Negra, que não conseguiu mandar o barco para a Europa, de correr com o seu barco na 2a etapa da Medcup em Marselha e eles vão estar lá de 14 a 19 junho, logo depois da 1a etapa da Mitsubishi Cup na Ilhabela.
O Patagonia está recebendo ainda esse mes um barco novo que deve vir para a Mitsubishi Cup na ilhabela no começo de junho. O outro não deve voltar da Europa, devendo ser vendido por lá no final da temporada.
Já a Mitsubishi Sailing Cup deste ano terá três etapas a ser realizadas em: Ilhabela, de 02 a 05 de Junho, Búzios, de 11 a 14 de agosto e Rio de Janeiro, de 01 a 04 de setembro.
A competição teve como campeão da 1ª temporada o veleiro Negra, do Uruguai. Este ano, com mais barcos, vão correr os melhores velejadores da América do Sul,entre eles Torben Grael, Gastão Brun, Francesco Bruni, Cole Parada, Dee Smith, Pablo Defazio, Vince Brun André “Bochecha” Fonseca e Eduardo Souza Ramos.
“O bacana da Vela de Oceano, com as regras que temos no S40, é que podemos ter até cinco profissionais a bordo e com isso misturar grandes talentos oriundos das mais diversas classes enriquecendo a disputa”, comenta Eduardo.
Segundo Torben Grael, que no ano passado ficou em 3º lugar na Mitsubishi Sailing Cup, “este ano teremos mais barcos e, portanto, ainda mais disputas na flotilha de S40. O nível está mais alto e isso é muito bom para a Vela brasileira e para o esporte em geral”. De fato, a probabilidade de ter 15 veleiros ultramodernos de 40 pés, com 10 tripulantes cada, dá a Mitsubishi Sailing Cup a inédita possibilidade de reunir 150 velejadores, profissionais e amadores, de altíssimo nível em uma disputa justa, com regatas sempre emocionantes e muita adrenalina na raia, o que atrai o público, a mídia e deixa os participantes sempre empolgados.
“Hoje o Brasil, em todos os segmentos, deixa o papel de coadjuvante e vai se tornando o protagonista das ações. Com esta competição nós trazemos o que há de melhor para nosso país e provamos ao mundo da Vela que não é preciso ir para o hemisfério norte para encontrar regatas de alto nível”, comemora Eduardo.
Em águas brasileiras, em 2011, estarão reunidos na Mitsubishi Sailing Cup participantes com inúmeros títulos. Com destaque para 14participações em olimpíadas, 21 títulos mundiais , 10 títulos europeus , 24 títulos sul americanos , 68 titulos brasileiros , 20 títulos argentinos , 5 títulos chilenos e 9 títulos uruguaios , comprovando o altíssimo nível técnico dos velejadores.
Os 15 S40, com algumas excessões devem ainda participar da RISW em julho.
Bigamist, Patagonia e Ngoni se preparam para a primeira etapa da MedCup em Cascais.
O pessoal dos S40 terão uma temporada divertida este ano. Enquanto no Mediterraneo 6 S40 vão correr as 5 etapas da MedCup em Cascais de16 a 23 maio, Marselha de 14 a 19 de junho, Cagliari de 19 a 24 de julho, Cartagena de 23 a 28 de agosto, e Barcelona de 12 a 17 de septembro, teremos 15 barcos do Brasil, Uruguai e Argentina nas 3 etapas da Mitsubishi Cup.
Na proxima semana a Medcup faz sua 1a etapa no Atlantico em Cascais, 3 barcos já estão lá, enquanto os barcos Espanhois Iberdrola, Noticia IV e o XXII estão chegando essa semana.
O proprietario do Patagonia, com um enorme cavalherismo, ofereceu ao pessoal do Negra, que não conseguiu mandar o barco para a Europa, de correr com o seu barco na 2a etapa da Medcup em Marselha e eles vão estar lá de 14 a 19 junho, logo depois da 1a etapa da Mitsubishi Cup na Ilhabela.
O Patagonia está recebendo ainda esse mes um barco novo que deve vir para a Mitsubishi Cup na ilhabela no começo de junho. O outro não deve voltar da Europa, devendo ser vendido por lá no final da temporada.
Já a Mitsubishi Sailing Cup deste ano terá três etapas a ser realizadas em: Ilhabela, de 02 a 05 de Junho, Búzios, de 11 a 14 de agosto e Rio de Janeiro, de 01 a 04 de setembro.
A competição teve como campeão da 1ª temporada o veleiro Negra, do Uruguai. Este ano, com mais barcos, vão correr os melhores velejadores da América do Sul,entre eles Torben Grael, Gastão Brun, Francesco Bruni, Cole Parada, Dee Smith, Pablo Defazio, Vince Brun André “Bochecha” Fonseca e Eduardo Souza Ramos.
“O bacana da Vela de Oceano, com as regras que temos no S40, é que podemos ter até cinco profissionais a bordo e com isso misturar grandes talentos oriundos das mais diversas classes enriquecendo a disputa”, comenta Eduardo.
Segundo Torben Grael, que no ano passado ficou em 3º lugar na Mitsubishi Sailing Cup, “este ano teremos mais barcos e, portanto, ainda mais disputas na flotilha de S40. O nível está mais alto e isso é muito bom para a Vela brasileira e para o esporte em geral”. De fato, a probabilidade de ter 15 veleiros ultramodernos de 40 pés, com 10 tripulantes cada, dá a Mitsubishi Sailing Cup a inédita possibilidade de reunir 150 velejadores, profissionais e amadores, de altíssimo nível em uma disputa justa, com regatas sempre emocionantes e muita adrenalina na raia, o que atrai o público, a mídia e deixa os participantes sempre empolgados.
“Hoje o Brasil, em todos os segmentos, deixa o papel de coadjuvante e vai se tornando o protagonista das ações. Com esta competição nós trazemos o que há de melhor para nosso país e provamos ao mundo da Vela que não é preciso ir para o hemisfério norte para encontrar regatas de alto nível”, comemora Eduardo.
Em águas brasileiras, em 2011, estarão reunidos na Mitsubishi Sailing Cup participantes com inúmeros títulos. Com destaque para 14participações em olimpíadas, 21 títulos mundiais , 10 títulos europeus , 24 títulos sul americanos , 68 titulos brasileiros , 20 títulos argentinos , 5 títulos chilenos e 9 títulos uruguaios , comprovando o altíssimo nível técnico dos velejadores.
Os 15 S40, com algumas excessões devem ainda participar da RISW em julho.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Allerion
dois Allerion 28 competindo
Allerion 33 sport
Video propaganda do Allerion 33
Depois de escrever o posting do Newpor 100 encontrei na internet estes dois filmes do meu sonho de consumo original o Allerion 33. Fiquei sabendo que o 28 já está com 20 anos e é um grande sucesso e custa bem mais barato.
Os videos ficaram cortados no formato de pagina mas com dois clikes em cima eles devem ir para tela cheia para serem visualizados.
Allerion 33 sport
Video propaganda do Allerion 33
Depois de escrever o posting do Newpor 100 encontrei na internet estes dois filmes do meu sonho de consumo original o Allerion 33. Fiquei sabendo que o 28 já está com 20 anos e é um grande sucesso e custa bem mais barato.
Os videos ficaram cortados no formato de pagina mas com dois clikes em cima eles devem ir para tela cheia para serem visualizados.
Newpor 100
O outro dia respondi para um comentarista desse blog que se eu parasse de fazer regatas, gostaria de ter um veleiro de passeio (que de pra passar um fim de semana dentro)que desse para velejar sozinho. Esse conceito não é muito desenvolvido entre nós. Os veleiros de cruzeiro ou são antigos desenhos de barcos de regata (ou mesmo ex regateiros)ou desenhos reforçados e lentos cujo objetivo é uma navegação mais longa ou ainda veleiros desenvolvidos para charter com o maior numero possivel de cabines banheiros e confortos. Um projeto de um barco relativamente barato, para navegar por perto, rapido e sem tripulação é raro.
Nos USA conheci o Alerion 28 (se não me engano hoje ja tem um 34), um barco inteligente, muito bonito e bem acabado, com linhas classicas, mas de alta tecnologia para navegar rapido e facil, com tripulação reduzida (muita estabilidade, buja autocambante com retranca). O bicho porem era bem caro.
Agora está sendo construido (os moldes ainda em fabricação)na Argentina o Newpor 100.
Desenhado por Pablo Mastracchio, o mesmo desenhista do Orson, ele tem um conceito semelhante ao do Alerion. È super leve, tem aprox 34 pés, relativamente mais estreito do que estamos acostumados, com uma quilha de bulbo de 1600 kg que o deixa muito estavel. Tem bastante vela (52 m2 similar a um delta 32), para ser rapido, mas de facil manejo, com a buja autocambavel e assimetrico para andar com o vento a favor. Por dentro, depois do Malbec 36, é relativamente simples, até um pouco acanhado, mas tem tudo o necessario para um passeio de fim de semana para um casal.
Com enrrolador de genoa, piloto e uma catraca eletrica com os arranjos adequados para fazer o eventual trabalho pesado é o sonho do solitario, com um pouco mais de idade, que eu posso vir a me tornar, quando continuar regateando começar a ficar dificil. Espero que o fabricante consiga manter os preços baixos (afinal é menor e mais simples do que um delta 32)e que o cambio até lá permita que ele seja uma alternativa viavel para mim.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Carabelli 30 visita a fabrica
Dois videos de vizita a fabrica do Carabelli 30. O barco está quase pronto, faltando alguns detalhes internos e da armação de deck. Na verdade já devia estar navegando mas houve um atraso em consequencia da entrega da mastreação.
Assinar:
Postagens (Atom)